Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Engenheiros remodelam máscara de proteção contra o coronavírus

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 14/05/2020 2 min

Engenheiros remodelam máscara de proteção contra o coronavírus

por Larissa Fereguetti | 14/05/2020
Copiado!

A luta contra o coronavírus segue forte e, enquanto os profissionais de saúde estão na linha de frente salvando vidas, os engenheiros e engenheiras, assim como técnicos e vários outros profissionais, estão trabalhando para produzir insumos e ajudar da melhor forma possível. Um exemplo é dos engenheiros Guilherme Custódio e Giovanni Piffer, que remodelaram uma máscara de proteção.

Para isso, eles pegaram um modelo de máscara produzido no Reino Unido (o qual é fabricado em larga escala em impressoras de grande porte) e fizeram ajuste em aspectos como espessura, aumento do encosto da testa, ângulo de curvatura do acetato, etc. Essas melhorias permitiram eliminar uma peça e otimizar a montagem, uma vez que houve melhoria nos suporte e nos pinos de fixação.

Para realizar esse feito, os engenheiros usaram o software Autodesk Fusion 360, o qual permite modelar por meio da nuvem. Ele é um software de projeto 3D para CAD/CAM (e é gratuito para estudantes e educadores, como você pode conferir no site da Autodesk).

máscara de proteção contra o coronavírus no software Autodesk Fusion 360
Imagem: autodesk.com

Giovanni Piffer contou à Autodesk que “(…) o projeto original, que demorava cerca de 3 horas para cada máscara ficar totalmente pronta, agora leva cerca de 45 min, uma redução de 75% no tempo de fabricação, incluindo impressão e montagem, além de redução de 30% de material utilizado em cada unidade”.

Até o momento Custódio e Piffer estão custeando o material, a logística e a energia dispendida para fabricar as máscaras. O objetivo é doar, não comercializar.

A meta é produzir 200 unidades até o final de Maio. Dentre elas, 60 já foram entregues nos hospitais Incor e Hospital São Paulo (ambos em São Paulo). Assim que a meta for atingida, o plano é aumentar a capacidade de produção.

O que você achou da iniciativa? Está participando de algum projeto ou conhece outra iniciativa do tipo? Conta para a gente nos comentários!

Referências: Autodesk.

Leia também: O que é desinfecção ultravioleta e como esse conceito está sendo usado na pandemia de coronavírus

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários