Engenharia 360

Guia 360 das Engenharias: Engenharia de Segurança no Trabalho / Saúde e Segurança

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/12/2018 | Atualizado em 27/12/2022 4 min

Guia 360 das Engenharias: Engenharia de Segurança no Trabalho / Saúde e Segurança

por Redação 360 | 28/12/2018 | Atualizado em 27/12/2022
Engenharia 360

A Engenharia de Segurança no Trabalho / Saúde e Segurança está relacionada à garantia da saúde, higiene e segurança do trabalhador. O profissional com essa formação é responsável pelo planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para a prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

Como é a faculdade de Engenharia de Segurança no Trabalho / Saúde e Segurança?

O curso de Engenharia de Segurança no Trabalho foi criado há pouco tempo, em 2014. É um bacharelado com cinco anos de duração. E depois da formação, o aluno está habilitado a uma atuação muito similar à do engenheiro, com criação de projetos e rotinas que minimizam os acidentes de trabalho de uma forma geral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho

De acordo com a Lei Federal 7.410, de 27 de novembro de 1985, a atribuição de engenheiro de segurança do trabalho é garantida ao engenheiro ou arquiteto portador do certificado de conclusão de curso de especialização e possuidor do registro expedido pelo Ministério do Trabalho. As atribuições do profissional estão previstas na Portaria 3.275 de 1989.

Para se ter uma ideia da importância da carreira, as empresas devem ter entre seu quadro funcional profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho, segundo a Portaria 3.214, de 08/06/1978 e Lei 6.514, de 22/12/1977.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Imagem de Pixabay

O que se aprende no curso?

Com cinco anos de duração (10 períodos), o curso de Engenharia de Segurança no Trabalho conta com as disciplinas do ciclo básico da Engenharia (cálculos, físicas, álgebra, informática, químicas) e com disciplinas específicas (fisiologia humana, cidadania e responsabilidade social, toxicologia, análise e gestão de riscos, saúde do trabalhador, ergonomia, processos industriais e outras).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as principais matérias da grade?

São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia de Segurança no Trabalho / Saúde e Segurança:

Principais faculdades com o curso

O curso é oferecido pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no Campus Itabira, em Minas Gerais, na modalidade graduação. Ainda, uma gama de instituições oferece a modalidade de pós-graduação, como:

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro
  • Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo
  • Universidade de Vila Velha (UVV), no Espírito Santo
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná
  • Universidade Federal do Pará (UFPA), em Guamá
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Já a quanto à graduação, duas faculdades receberam autorização do MEC para oferecer o curso:

  • Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), na cidade de São José do Rio Preto, SP.
  • Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais.
Engenharia de Segurança do Trabalho

Imagem de Pixabay

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Detalhes sobre o mercado de trabalho

Há um crescimento da demanda por profissionais com esta formação, uma vez que a preocupação com o ambiente e qualidade de trabalho, assim como a prevenção de acidentes, inclusive relacionados ao meio ambiente, são cada vez maiores. A busca por maior eficiência operacional dos processos e a prevenção de perdas e danos patrimoniais são essenciais para as empresas, o que proporciona oportunidades para os engenheiros de segurança do trabalho.

O que o profissional faz

A Engenharia de Segurança no Trabalho é a área responsável pela elaboração, administração e fiscalização referente à segurança no ambiente de trabalho, assim como em planos de prevenção de acidentes ambientais. As instalações e a higiene no ambiente de trabalho são alguns dos aspectos avaliados pelo profissional com esta formação.

Principais áreas de atuação

O engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em empresas de diferentes setores, inclusive nas indústrias, na construção civil, no setor petroleiro, de energia e da mineração. Há ainda a possibilidade de o profissional trabalhar como autônomo, na produção de relatórios e avaliações de riscos no ambiente de trabalho.

Também cabe ao engenheiro a orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, das empresas. Ainda, ele é capacitado para pesquisar, desenvolver, produzir e transferir conhecimentos na área de saúde e segurança, com o objetivo de promover a melhoria de qualidade de produtos e/ou produtividade, maior segurança, melhor qualidade de vida e satisfação pessoal.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Imagem de Pixabay

Perspectivas de salários

De acordo com dados de 2022, quem trabalha como engenheiro de segurança no trabalho ganha em média um salário de R$ 7.872,00.


Fontes: Guia do Estudante, Universidade de Vila Velha, Presidência da República.

 

 

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO