Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Segurança do Trabalho / Saúde e Segurança

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

engenhariasegurancadotrabalho-guia-das-engenharias  

+ O que é o Curso?

A Engenharia de Segurança do Trabalho é a área responsável pela elaboração, administração e fiscalização referente à segurança no ambiente de trabalho, assim como em planos de prevenção de acidentes ambientais. As instalações e a higiene no ambiente de trabalho são alguns dos aspectos avaliados pelo profissional com esta formação.

De acordo com a Lei Federal 7.410, de 27 de novembro de 1985, a atribuição de engenheiro de segurança do trabalho é garantida ao engenheiro ou arquiteto portador do certificado de conclusão de curso de especialização e possuidor do registro expedido pelo Ministério do Trabalho. As atribuições do profissional estão previstas na Portaria 3.275 de 1989.

Para se ter uma ideia da importância da carreira, as empresas devem ter entre seu quadro funcional profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho, segundo a Portaria 3.214, de 08/06/1978 e Lei 6.514, de 22/12/1977.

+ As atividades do Profissional

O engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em empresas de diferentes setores, inclusive nas indústrias, na construção civil, no setor petroleiro, de energia e da mineração. Há ainda a possibilidade de o profissional trabalhar como autônomo, na produção de relatórios e avaliações de riscos no ambiente de trabalho. Também cabe ao engenheiro a orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, das empresas. Ainda, ele é capacitado para pesquisar, desenvolver, produzir e transferir conhecimentos na área de saúde e segurança, com o objetivo de promover a melhoria de qualidade de produtos e/ou produtividade, maior segurança, melhor qualidade de vida e satisfação pessoal.

engenhariasegurancadotrabalho2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

Com cinco anos de duração (10 períodos), o curso conta com as disciplinas do ciclo básico da Engenharia (cálculos, físicas, álgebra, informática, químicas) e com disciplinas específicas (fisiologia humana, cidadania e responsabilidade social, toxicologia, análise e gestão de riscos, saúde do trabalhador, ergonomia, processos industriais e outras).

+ O mercado de trabalho

Há um crescimento da demanda por profissionais com esta formação, uma vez que a preocupação com o ambiente e qualidade de trabalho, assim como a prevenção de acidentes, inclusive relacionados ao meio ambiente, são cada vez maiores. A busca por maior eficiência operacional dos processos e a prevenção de perdas e danos patrimoniais são essenciais para as empresas, o que proporciona oportunidades para os engenheiros de segurança do trabalho.

engenhariasegurancadotrabalho3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

O curso é oferecido pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no Campus Itabira, em Minas Gerais, na modalidade graduação. Ainda, uma gama de instituições oferece a modalidade de pós-graduação, como: 

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro
  • Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo
  • Universidade de Vila Velha (UVV), no Espírito Santo
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná
  • Universidade Federal do Pará (UFPA), em Guamá
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Referências: Guia do Estudante, Universidade de Vila Velha, Presidência da República

 

 

Faculdades com o Curso

Filtrada por estado:
Instituição Cidade Estado
RESULTADOS POR PÁGINA