Engenharia 360

Engenharia Verde: conheça as próximas tendências [por um futuro mais tecnológico e ecológico]

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/12/2021 5 min

Engenharia Verde: conheça as próximas tendências [por um futuro mais tecnológico e ecológico]

por Redação 360 | 10/12/2021

Neste texto, a proposta do Engenharia 360 é fazer você refletir sobre o futuro da Engenharia como um todo! Pense no presente! É que a situação de vida que temos hoje nos indica que precisamos reavaliar urgentemente nossas ações e apostar mais nas tendências de ‘Engenharia Verde‘, que impactaria menos a natureza a aproveitar melhor os recursos que temos disponíveis em nosso planeta.

Inclusive, pegando este “gancho”, queremos citar um evento que aconteceu recentemente no mundo – mais precisamente no mês de novembro de 2021 -, que foi a exposição “Futuros” realizada pelo Instituto Smithsonian – a maior rede de museus, centros de educação e pesquisa -, em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram apresentados vários trabalhos de Engenharia, com uma visão mais POSITIVA para o futuro da humanidade. Sim, eu disse positiva! Assim devemos acreditar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todas as boas ideias apresentadas na exposição do Smithsonian traziam uma combinação de soluções reais – algumas ainda em fase de desenvolvimento – com soluções de design do passado. Confira, a seguir, diversos conceitos inovadores de Engenharia que fizeram parte desta mostra e que devem mudar nossas vidas muito em breve!

1. Cidades inteligentes

Como serão as cidades no futuro? Bem, elas devem atender melhor às nossas necessidades, contando com o auxílio das novas tecnologias – cidades inteligentes. O esperado é que elas respeitem ainda mais o ecossistema, sendo um lindo habitat para espécies de plantas e animais silvestres. Inclusive, utilizando computadores de última geração para controlar áreas de cultivo, como hortas urbanas.

Claro que não podemos negar algumas transformações que já estão ocorrendo no planeta Terra – com ou sem a ação humana. Um exemplo é o aquecimento global e a elevação do nível das águas dos mares e oceanos. É provável que muitas áreas urbanas irão desaparecer no processo. E, eventualmente, parte delas devem ser deslocadas para o mar. É aí que entra o conceito das cidades flutuantes. Nesta linha, podemos citar os projetos do Grupo Bjarke Ingels, reconhecido pelos seus projetos atraentes, sustentáveis e modernos ao redor da Dinamarca.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de ArchDaily
tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de ArchDaily

2. Mobilidade ágil

Responda: como você vai de um ponto a outro nas grandes cidades? Pois saiba que, em breve, o transporte urbano será muito mais rápido! Primeiro, iremos contar com soluções como da tecnologia Hyperloop, que utiliza um tubo de vácuo para fazer viagens terrestres – que podem até mesmo atingir velocidades de avião. A ideia foi impulsionada em 2012, pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, e pelo fundador da Virgin Group, Richard Branson. Agora, faz parte também dos planos do Brasil. Sim, acredite se quiser! Contamos mais nessa matéria especial do 360: Hyperloop – conheça o modelo de ‘Transporte do futuro’, promessa para o Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

hyperloop 2 blogdaengenharia

Sabe o que mais já foi notícia no Engenharia 360 e que também fez parte da exposição do Smithsonian? Sim, os táxis voadores! Na mostra em Washington, foi apresentado o modelo Bell Nexis Air, da fabricante Bell Trextron, um carro híbrido voador projetado para decolar e pousar verticalmente. E aqui mesmo no Brasil, NESTE MOMENTO, a cidade do Rio de Janeiro está testando um modelo de táxi aéreo em trajeto específico. Saiba mais nesta matéria do 360: Mobilidade – confira quais as perspectivas de tecnologias para todos os sistemas [terra, água e ar].

veículos elétricos
Imagem reproduzida de O Globo

3. Agricultura amiga

O que queremos mais?! Sim, abundância de água e energia elétrica! E a Engenharia caminha para nos ajudar ainda mais nesta questão!

Pensando na crise atual, estão surgindo soluções como a Waha Water Harvester, da Waha startup, um equipamento movido a energia solar e que pode converter o vapor de água do ar, o suficiente para até três adultos, mesmo nas condições mais áridas – como a encontrada no deserto de Mojave, na Califórnia. Mas os planos é conseguir soluções ainda melhores, que ajudem vilas inteiras. Aliás, espera, não falamos disso no 360? Sim, veja na matéria a seguir: Pessoas que conseguiram produzir energia elétrica para comunidades inteiras “do nada”.

O que mais queremos? Sim! Zerar o modelo de agricultura que acaba com as florestas e a riqueza do solo. Só que, à medida que a população mundial continua crescendo, a questão alimentar tornou-se algo ainda mais sério. Chegamos a um ponto que prédios ‘fazendas verticais‘ estão sendo construídos no mundo, a exemplo dos planos arrojados da China. E sabe qual a novidade? A empresa Alphabet, da Google, está explorando uma ideia de protótipo através da startup X, pensando em resolver parte do problema. Trata-se do X Mineral Rover, estreado na exposição do Smithsonian, um veículo autônomo de quatro rodas do tamanho de um pequeno carro e que usa inteligência artificial para ajudar agricultores a maximizar o rendimento das colheitas.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Um só Planeta – Globo

Bônus | Capsula Mundi

De fato, devemos nos preocupar em como lidamos com o nosso planeta em vida. Algo que já aprendemos bem com estas crises é que tudo é finito – água, petróleo, árvores, animais… Estamos sempre à beira da morte e, para todos, ela chegará um dia, querendo ou não. Mas outras gerações virão depois da nossa; descendentes, parte da nossa história que tanto amamos e devemos respeitar.

Um passo importante nesse processo é planejar para aonde irá o nosso corpo depois da morte. O conceito da “Capsula Mundi” é de um caixão biodegradável em forma de ovo e que também serviria de base para uma nova árvore germinar. Esta ideia ecologicamente correta foi exposta em todo o mundo e também foi outra atração na exposição do Smithsonian.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CNN
Imagem reproduzida de CNN

Fontes: Um Só Planeta.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.