Engenharia 360

Hyperloop: conheça o modelo de ‘Transporte do futuro’, promessa para o Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/10/2021 3 min

Imagina viajar centenas de quilômetros em poucos minutos. Não é um sonho chinês não! Trata-se dos planos do uso do veículo hyperloop no Rio Grande do Sul!

Hyperloop: conheça o modelo de ‘Transporte do futuro’, promessa para o Brasil

por Redação 360 | 12/10/2021

Imagina viajar centenas de quilômetros em poucos minutos. Não é um sonho chinês não! Trata-se dos planos do uso do veículo hyperloop no Rio Grande do Sul!

Engenharia 360

A empresa HyperloopTT é responsável pelo primeiro e único sistema de teste em grande escala da tecnologia hyperloop no mundo, em Toulouse, na França. E, agora, ela está se comunicando com o governo gaúcho para implantar um sistema de transporte ultrarrápido entre as cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre. Alguns duvidam que esse plano saia do papel. Teoricamente, é tecnicamente viável e traria muita economia para o estado, gerando lucros sem exigir subsídios governamentais. Porém, ainda assim, teria um preço salgado para o brasileiro; fora que é classificado por muitos estudiosos como uma tecnologia que, embora avançada, apresentaria potenciais riscos. Saiba mais no texto a seguir!

hyperloop
Imagem reproduzida de Tribuna Getuliense – Notícias de Getúlio Vargas e Região

A proposta para o Rio Grande do Sul

Imagina ter na cartela de clientes os Emirados Árabes, Estados Unidos e Alemanha; e no meio desses ainda o Brasil! A proposta da HyperloopTT é que o seu hyperloop faça 135 quilômetros – Caxias do Sul a Porto Alegre – em apenas 19 minutos de 45 segundos, a 835 quilômetros por hora – a saber, de carro, isso representaria cerca de duas horas. O veículo ultrarrápido, em forma de cápsula, faria o trajeto através de vácuo dentro de um tubo de baixa pressão atmosférica e com centenas de quilômetros de comprimento, em baixo consumo de energia. Realmente, uma curiosa solução de Engenharia Moderna!

hyperloop
Imagem reproduzida de StartSe

Os cientistas dizem que a ideia é reproduzir em solo as mesmas condições encontradas pelos aviões na altitude. No entanto, este projeto é bastante semelhante com os planos da chamada Boring Company, da Tesla, ou mesmo com o sistema ferroviário de levitação magnética lançado recentemente pela China – também tema de matéria do 360. Concorda com a semelhança?!

hyperloop
Imagem reproduzida de Jornal NH
hyperloop
Imagem reproduzida de Revista Amanhã

Testes

O Governo do Estado já solicitou para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul uma pesquisa sobre a tecnologia. Nesta pesquisa, foi estimado que, com o hyperloop haveria uma redução de 2,3 bilhões de reais no custo operacional do trajeto Caxias do Sul – Porto Alegre. Além disso, a geração de cerca de 60.000 empregos e cerca de 95.000 toneladas de CO2 a menos na atmosfera. E para os próximos 30 anos, o custo de operação estimado seria em torno de 7,71 bilhões de reais.

hyperloop
Imagem reproduzida de Jornal NH
hyperloop
Imagem reproduzida de Diário do Transporte

Os pontos a favor e contra para o hyperloop

O hyperloop da HyperloopTT seria alimentado por energia renovável que poderia ser gerada a partir de painéis fotovoltaicos instalados no próprio percurso do veículo. Os painéis poderiam gerar 339 GWh, enquanto o consumo energético do hyperloop seria, neste caso, de 73 GWh ao ano – o excedente poderia ser vendido. E, por fim, vale a pena citar novamente a redução imensa de CO2 lançada na atmosfera com a adoção do transporte no Rio Grande do Sul.

Por outro lado, a negativa da população também precisa ser considerada. Tem a questão do desmatamento e realocação de famílias de propriedades públicas e privadas para a construção do tubo. Também não há ainda esclarecimentos sobre plano de emergência caso aconteça algum acidente dentro do hyperloop ou mesmo algum esquema de segurança contra ações humanas – assaltos e mais. Além disso, o custo da tecnologia, apesar dos estudos, ainda parece cara demais – sobretudo para a realidade brasileira. Portanto, é preciso questionar se este é mesmo um bom investimento!


Fontes: Revista Exame, Jornal do Comércio.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo