Imagine deslizar em um toboágua que gira 360 graus e proporciona sensações de gravidade zero! SlideWheel é a incrível estrutura de engenharia instalada no Mt. Olympus Water & Theme Park e também no parque Chimelong Waterpark, dois dos parques mais visitados no mundo. Trata-se de uma estrutura louca e divertida de toboágua roda-gigante ou toboágua giratório. Você já viu algo assim antes? Confira no texto a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: As mais assustadoras montanhas-russas e o trágico incidente no Japão
Por que o SlideWheel difere?
O SlideWheel é uma estrutura de toboágua rotativo, que gira constantemente, dando às pessoas, em boias impulsionadas pela rotação e multi oscilações, uma sensação de gravidade zero. Atualmente, os parques abrem acesso a esse tipo de estrutura para todas as idades. Precisa-se mais de uma dezena de bóias ao mesmo tempo, no interior, para que a operação seja contínua. É cerca de 1 min de descida em circuito de quase 200 metros pelo brinquedo - entre chacoalhões e giros - até chegar à piscina.
A saber, só a estrutura de Mt. Olympus, desenvolvida pela alemã wiegand.maelzer e fabricada pela canadense WhiteWater, que será chamada de Hercules, terá capacidade para atender 480 pessoas por hora.
Veja Também: O gigante do Rio: engenharia por trás do toboágua mais alto do mundo
Como é a experiência dentro do SlideWheel?
A partir do ponto de largada, as pessoas precisam sentar em uma boia circular, em grupo de quatro indivíduos. A cada 30 segundos há o despacho, em uma velocidade de 2 rpm. São 3 tubos e 5 seções de velocidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Essa estrutura, girando, eventualmente envia passageiros para a próxima esteira. No ponto central do eixo de rotação, as boias dão uma certa parada por alguns segundos, num jogo de vai e vem - que provoca quase uma desorientação -, até que sejam empurradas para o ponto mais baixo do toboágua, ao ar livre, chegando à piscina em um pouso em velocidade segura.
Quais os detalhes mais especiais do SlideWheel?
O modelo de estrutura instalado no Chimelong Waterpark, por exemplo, projetado por Wiegand Mazeler e fabricada pela White Water, tem ao todo 22,5 m de altura. Ela tem um tubo de fibra de vidro em forma de estrela. Seu protótipo foi testado em grande escala na Alemanha, três anos antes da inauguração do modelo final. E recebeu sistema de iluminação com 11 pontos de LED com efeitos na parte de dentro e 80 pontos na parte externa com 620 pontos de luz.
Veja Também:
Fontes: Experiências Incríveis, Play na Diversão, mdig.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.