Engenharia 360

O gigante do Rio: engenharia por trás do toboágua mais alto do mundo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 05/01/2023 | Atualizado em 12/04/2023 4 min

O gigante do Rio: engenharia por trás do toboágua mais alto do mundo

por Simone Tagliani | 05/01/2023 | Atualizado em 12/04/2023
Engenharia 360

O Rio de Janeiro é um dos destinos de viagens mais procurados do mundo, sobretudo no começo do ano, no período de férias de verão. Sua capital apresenta muitas atrações além das praias. Mas uma que pouca gente conhece é o Kilimanjaro, simplesmente o toboágua mais alto do mundo - registrado no Guinness Book. Então, gostaria de conhecer esta estrutura super divertida? Se você adora atividades radicais, esse imponente equipamento pode lhe agradar. Confira!

Dados gerais sobre o toboágua mais alto do mundo, no Rio

O Kilimanjaro está localizado em Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro. A estrutura “carro-chefe” do Parque Aldeia das Águas tem esta designação por referência ao monte, resultante de vulcão, localizado em planície de savana no norte da Tanzânia, junto à fronteira do Quênia, na África, com uma altura de 5.895 metros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estrutura do toboágua tem 49,9 metros de altura ou 234 degraus - superando vários monumentos famosos do mundo, como a Estátua da Liberdade ou o próprio Cristo Redentor -, com uma descida com inclinação de 60 graus. Foi preciso 60 trabalhadores, em 100 dias de trabalho, para erguer a construção em região montanhosa - para conferir estabilidade -, que levou 25 toneladas de fibra de aço.

Em 2005, o Kilimanjaro, toboágua mais alto do mundo, foi certificado e se tornou um dos brinquedos mais incríveis listados no Guinnes no ano de 2017. De fato, é uma aventura subir nesta estrutura! E no trajeto de volta, os usuários podem alcançar, em queda equivalente a 16 andares, a impressionante marca de 100 km/h.

toboágua mais alto
Imagem reproduzida de Gigantes do Mundo
toboágua mais alto
Imagem reproduzida de Hypeness
toboágua mais alto
Imagem reproduzida de Luana Prazeires Collection
toboágua mais alto
Imagem reproduzida de Mundo dos Viajantes

Outras estruturas de toboágua pelo mundo

Até 1997, o toboágua mais alto do mundo, e um dos brinquedos mais radicais do planeta, era o do parque aquático Beach Park (inaugurado em 1989), em Fortaleza, no Ceará. O mesmo tem 41 metros de altura - tão alto que, do seu ponto máximo, é possível ver o mar. Mas também existem outros toboáguas famosos pelo mundo afora. Aqui estão alguns dos maiores toboáguas do mundo:

Summit Plummet

Localizado no parque aquático Walt Disney World's Blizzard Beach, na Flórida, EUA, este toboágua tem uma queda de 36 metros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

toboágua
Imagem reproduzida de Temporada em Orlando

Jumeirah Sceirah

Este toboágua fica no Wild Wadi Waterpark, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, e tem uma altura de 25 metros.

toboágua
Imagem reproduzida de Seus Ingressos

Master Blaster Uphill Water Coaster

Localizado no parque aquático Schlitterbahn, no Texas, EUA, este toboágua tem uma altura de 21,336, e é o maior toboágua de montanha-russa aquática do mundo.

toboágua
Imagem reproduzida de Schlitterbahn

Kamikaze

Este toboágua fica no parque aquático Aqualand, na Espanha, e tem uma altura de 20 metros.

toboágua
Imagem reproduzida de YouTube spartanjakub

Banzai Pipeline

Localizado no parque aquático Wet'n'Wild, no Havaí, EUA, este toboágua tem uma altura de 18 metros, sendo conhecido por suas curvas apertadas e quedas íngremes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

toboágua
Imagem reproduzida de Travelocity

Que insanos estes exemplos de engenharia, não é mesmo? Qual deles você gostou mais? Escreva nos comentários!

Veja Também:


Fontes: Diário do Rio.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital e Gestão de Projetos; estudante de Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo