Carreira

Engenharia Têxtil: da fabricação ao tratamento dos fios até a confecção de roupas

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 23 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem reproduzida de Vaga de Emprego

Compartilhe »

Vamos fazer uma viagem no tempo? Para o antigo Egito? Ou que tal para a época de Cristo? Idade Média? Londres no século XIX? Poderíamos ir a tantos lugares e épocas. E em todas elas nós encontramos pessoas fabricando e usando roupas, em diferentes tecidos e moldes. Hoje em dia, existem profissionais que lidam com isso também. A começar pelo engenheiro que coordena o trabalho de operários e técnicos para concretizar as ideias que estilistas e designers colocam no papel. Estamos falando daqueles que se graduam em Engenharia Têxtil. Saiba mais sobre isto no texto a seguir!

Como é a faculdade de Engenharia Têxtil?

Bem, em média, este curso de bacharelado na área da Engenharia dura cinco anos. Os primeiros anos são voltados para a formação básica do profissional. Do meio em diante, o aluno começa a conhecer a composição de fios e tecidos, os processos e as máquinas para fiação, tecelagem, malharia e confecção. E dentre as disciplinas, estão: conhecimento de fibras têxteis, texturização, projetos e instalações, gerenciamento de negócios e até contabilidade, administração e economia. Ah, e, sim, o estágio é obrigatório!

engenharia têxtil
Imagem reproduzida de Modelle Bojos

Como é a carreira dos engenheiros têxteis?

Após formado, o novo profissional deve fazer o seu registro no CREA. Enfim, ele poderá decidir sobre o que deseja fazer. É possível trabalhar com criação de produtos; estudos de padronagens e cartelas de cores; acompanhar etapas de produção; ajudar a desenvolver e implantar novas tecnologias; projetar equipamentos; gerir fábricas; e mais. Além disso, pode ser exigido conhecimentos de Marketing, assessoria e orientação aos clientes e comportamento de mercado.

Lembre-se que roupa é um bem necessário. Por isso, sempre teremos esta necessidade e, consequentemente, vagas no mercado voltadas à sua produção. Agora, o foco da nossa economia é a exportação. Mas quando tudo ficar mais equilibrado, o Brasil deverá crescer ainda mais a demanda por especialistas em projetos, processos industriais, pesquisa e desenvolvimentos de produtos. Pense nisso! Quem sabe se a Engenharia Têxtil não é o seu futuro?!

engenharia têxtil
Imagem reproduzida de Orientu

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO