Em um mundo em constante evolução, a Engenharia Civil se destaca por sua capacidade de transformar ambientes diversos, mesmo que desafiadores, em espaços funcionais e sustentáveis. Os desertos, por exemplo, conhecidos como regiões inóspitas - quem diria -, hoje são considerados "terrenos férteis" para a construção civil.
Como exemplo, podemos citar Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que foi completamente tomada por arranha-céus e outros mega projetos; a transformação dessa cidade nas últimas décadas é expressiva. O contraste entre a vastidão desértica e do mar com a engenharia moderna, repleta de inovações, é mesmo surpreendente. E esse cenário tem impactado a visão dos engenheiros para o futuro do planeta.
Neste artigo, explore com o Engenharia 360 uma lista de projetos que provam que a engenharia é capaz de superar as adversidades climáticas e também redefinir o conceito de desenvolvimento sustentável.
1. Ferrovia no deserto de Taklamakan, China
A China construiu uma ferrovia de 825 km que atravessa o deserto de Taklamakan, desafiando condições extremas como dunas movediças e tempestades de areia. Essa obra impulsiona a economia local e melhora a vida de milhares de pessoas.
2. Fazenda Tiana no Saara
A Fazenda Tiana, localizada no coração do Saara, cultiva grama em uma área de 6 mil hectares, utilizando tecnologias de irrigação avançadas. Esse projeto inovador demonstra como a agricultura pode florescer em regiões áridas e combater a desertificação.
Veja Também: Imagina um deserto iluminado por 50 mil lâmpadas?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
3. Canal de irrigação no Paquistão
Um canal de 499 km está sendo construído no Paquistão para irrigar mais de 700 mil acres de terra, garantindo o abastecimento de água para a população e impulsionando a economia local.
4. Ferrovia para conexões rápidas nos Emirados Árabes Unidos
Uma nova ferrovia de alta velocidade de 1.200 km está sendo construída nos Emirados Árabes Unidos, conectando o país à Arábia Saudita e ao Oceano Índico. Essa obra facilitará o transporte de pessoas e mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
5. Projeto Shakaya para Kuwait
O projeto Shakaya, no Kuwait, gera 50 megawatts de energia limpa a partir da energia solar, aproveitando a intensa radiação solar do deserto. Esse empreendimento contribui para a redução das emissões de carbono e fortalece a independência energética do país.
6. Rio artificial para Líbia
A Líbia planeja construir o maior rio artificial do mundo, o Grande Rio da Líbia, para transformar seu deserto em um oásis. O projeto envolve a extração de água de aquíferos subterrâneos, descobertos durante a busca por petróleo, e sua distribuição por mais de 4.000 km de dutos, beneficiando toda a nação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
7. Projeto 'The Line' para Arábia Saudita
Por fim, a Arábia Saudita planeja construir um mega edifício linear, "The Line", com 500 metros de altura, 200 metros de largura e até 170 km de extensão, capaz de abrigar 9 milhões de pessoas. O projeto, liderado pelo príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, visa criar uma "cidade vertical" sustentável em Neom.
O futuro da construção em desertos
Os exemplos de construções listados anteriormente demonstram como a engenharia pode transformar desertos em áreas de desenvolvimento. Talvez seja possível afirmar que, neste momento, suas obras só são possíveis por conta da cooperação internacional para o desenvolvimento de projetos - inclusive dentro de ciberespaços, como de plataformas virtuais, a exemplo da 3DEXPERIENCE. Essa tem sido a chave para a superação de desafios e maximização de benefícios de construções em desertos.
Olhando para o futuro, podemos esperar profissionais trabalhando juntos para encontrar soluções para o sucesso de empreendimentos de engenharia. Isso tende a abrir novas oportunidades econômicas para regiões diversas, inclusive áridas. Neste momento, as mega construções erguidas já demonstram a capacidade de se adaptar e inovar diante das adversidades. Logo, com o avanço das tecnologias, os desertos serão transformados, sim, em terrenos férteis, favorecendo o desenvolvimento e a prosperidade.
Fontes: Click Petróleo e Gás.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.