Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Imagina um deserto iluminado por 50 mil lâmpadas?

por Fabio Doom | 09/05/2016
Copiado!

Projetos de iluminação em territórios afastados dos grandes perímetros urbanos e com pouca disponibilidade de recursos são um verdadeiro desafio para engenheiros e outros profissionais envolvidos nessa tarefa. Imagina, então, encontrar maneiras para iluminar um deserto?

deserto iluminado australia blog da engenharia

A maneira do artista iluminar um deserto deixou a área parecida com uma miragem!


O artista britânico Bruce Munro, porém, encontrou uma ótima alternativa para iluminar um deserto na Austrália, e o melhor, usando energia solar, ecologicamente correta, renovável e não poluente. Para isso, o rapaz usou ‘apenas’ 50ooo lâmpadas para deixar uma área do Red Centre, perto de Ayers Rock, totalmente à mostra.

+ Campo de Luz Uluru: o deserto iluminado!

Conhecida também como Campo de Luz Uluru, essa parte corresponde a quatro campos de futebol. Embora tenha virado realidade só agora, o artista tem essa ideia desde 1992 (sim, isso mesmo!), quando visitou o deserto australiano pela primeira vez.
A partir daí, Bruce começou a pensar em investir nesse sonho, criando suas primeiras lâmpadas cerca de 12 anos depois da visita, usando os acessórios pela primeira vez para iluminar um campo atrás de sua casa, na Inglaterra. Para aprender mais sobre isso, viajou em seguida para Estados Unidos, México e outros lugares do mundo.

luzes no deserto bde

A maneira do artista iluminar um deserto deixou a área parecida com uma miragem!


Foi aí que o projeto australiano começou a ganhar forma. “Eu vi em minha mente uma paisagem de hastes iluminadas, como as sementes em um deserto seco, esperando calmamente até que a escuridão chegue, sob um cobertor em chamas de estrelas que florescem com ritmos suaves de luz”, revela o rapaz.
Para tornar o projeto grandioso, Bruce utilizou instalações de luz coloridas e chamativas. Não precisa nem dizer que a ideia fez o maior sucesso na Austrália, virando um dos pontos turísticos mais visitados do país.
Tanto à noite quanto de dia é possível admirar a área que mais parece uma miragem no meio de um espaço composto apenas por areia e árvores. Se você quiser conhecer o trabalho do artista, basta entrar na página oficial de Bruce. Veja as fotos e surpreenda-se!
BruceMunro-blog da engenharia
iluminar um deserto blog da engenharia

Copiado!

Comentários