Engenharia 360

Líbia revela plano audacioso de construir o Maior Rio Artificial do Mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/06/2024 4 min
Imagem de Rio artifical reproduzida de Click Petróleo e Gás

Líbia revela plano audacioso de construir o Maior Rio Artificial do Mundo

por Redação 360 | 16/06/2024
Imagem de Rio artifical reproduzida de Click Petróleo e Gás
Engenharia 360

O deserto da Líbia, no norte da África, é uma vasta região árida. Mas o governo local está buscando transformar esta paisagem em um oásis de vida e prosperidade. Existe um plano em prática para a construção do maior rio artificial do mundo, trata-se do empreendimento colossal para o Grande Rio da Líbia. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

A necessidade de água no deserto

A Líbia é um país predominantemente desértico, com a maioria das suas terras sem ver chuva há séculos. Dentro do seu território, não há rios naturais. Então, só por isso já podemos imaginar o desafio que os engenheiros hídricos têm!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A boa notícia para o povo é que, recentemente, enquanto se buscava mais petróleo, foram descobertos vários aquíferos subterrâneos na Líbia - provavelmente eles são remanescentes da última era glacial. No total, são 35 mil km³ de volume de água. Essa pode ser a resposta para a escassez de água crônica que assola o território, sustentando o país por gerações.

Assim nasceu um sonho audacioso: colocar em prática o projeto do Grande Rio da Líbia, idealizado ainda durante o comando do líder Muammar Gaddafi, em 1983. O objetivo é transportar a água doce dos aquíferos para as principais cidades do país.

rio artificial Líbia
Imagem de Rio artifical reproduzida de Click Petróleo e Gás

Veja Também:

Egito constrói maior rio artificial do mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O início de uma importante jornada de engenharia

A construção desse rio artificial será um dos maiores desafios de engenharia de todos os tempos. O projeto deve envolver, por exemplo, a perfuração de poços profundos e a instalação de tubulações gigantescas, sem contar a construção de estações de bombeamento de última geração. E lembrando que tudo isso deve acontecer em um ambiente árido e inóspito. Por certo, tal empreitada deverá exigir soluções inovadoras e muito conhecimento especializado!

Neste cenário, a engenharia será a solução, apresentando respostas para problemas aparentemente insuperáveis.

rio artificial Líbia
Imagem de Rio artifical reproduzida de Click Petróleo e Gás

As fases de construção do Grande Rio Artificial da Líbia

A previsão é de que o Grande Rio Artificial da Líbia terá 2.820 quilômetros de extensão, com grande potencial de transformação para a região. Sua construção deve ser dividida em diversas fases. Agora, vale dizer que o plano de transformação hídrica do país já começou. Em 1983, foi feita uma rede de abastecimento para Sirte e Bengazi. Depois, em 1996, a água chegou para a capital Trípoli. E anos depois, se ampliou a rede para beneficiar mais cidades, como Tobruk.

Só a fase executada nos anos de 1980 envolveu a instalação de um sistema capaz de transportar 2 milhões de metros cúbicos de água diariamente, cobrindo 1600 quilômetros. Essa infraestrutura inclui enormes tubos de concreto reforçados com aço, de fabricação local. Especialmente para Trípolo, foram perfurados três poços. E na última etapa, foram adicionados 700 quilômetros de novos dutos, elevando a capacidade a 13,68 milhões de metros cúbicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, nas fases futuras, o projeto deve dar prioridade aos territórios do sul do país, alcançando a região de Al Kufrah. Quando concluído, o sistema terá capacidade total de aproximadamente 6,5 milhões de metros cúbicos de água por dia, distribuídos por mais de 4.000 km de dutos. Esta expansão poderá garantir que toda Líbia seja beneficiada com fornecimento de água, melhorando significativamente a qualidade de vida dos seus habitantes.

O impacto transformador de vidas e paisagens

Com mais de 135 mil hectares de terra árida irrigados, a agricultura e produção de alimentos em larga escala na Líbia ganharam um grande impulso. O país passou a cultivar grãos, forragem, frutas, verduras e legumes, garantindo segurança alimentar para sua população e impulsionando o desenvolvimento econômico. E agora, com a nova expansão do rio artificial, esse projeto vira um símbolo de esperança e resiliência.

rio artificial Líbia
Imagem reproduzida de Terra Brasil Notícias

A engenheira está mais uma vez provando que, com determinação, tecnologia e visão de futuro, podemos superar desafios aparentemente insuperáveis, transformando realidades difíceis. No momento, as aldeias e comunidades líbias estão vendo um renascimento, com melhores condições de vida e novas perspectivas para o futuro. Que esta realidade sirva de exemplo para um mundo mais próspero e sustentável!


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo