Engenharia 360

Explorando a conexão entre Engenharia Biomédica e Medicina Veterinária

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/08/2023 4 min
Imagem de senivpetroem Freepik

Explorando a conexão entre Engenharia Biomédica e Medicina Veterinária

por Redação 360 | 10/08/2023
Imagem de senivpetroem Freepik
Engenharia 360

Você sabia? A Engenharia Biomédica não se limita aos seres humanos, também se aplicando aos animais. Enfim, seu objetivo é promover o bem-estar através da Ciência, Tecnologia e Engenharia, tanto para humanos quanto para animais. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

engenharia biomédica veterinária
Imagem de wirestockem Freepik

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Almôndega de mamute? Startup de Engenharia de Alimentos aposta em inovação genética

Saiba como a Inteligência Artificial (AI) pode ajudar pecuaristas na identificação de animais

Qual é o foco principal da Engenharia Biomédica Veterinária?

Especialmente na área Veterinária, ela atua no tratamento e reabilitação de animais domésticos lesionados. Além disso, na produção animal, buscam-se abordagens menos dolorosas e invasivas.

A Engenharia Biomédica Veterinária é, portanto, um ramo da Engenharia que desempenha um papel importante na humanização da indústria, garantindo o bem-estar durante todo o processo, incluindo tanto na produção de alimentos quanto nos cuidados com animais domésticos.

Reconhecer sua relevância para os animais é fundamental para promover o bem-estar geral!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:

E se um animal de verdade ficasse cara-a-cara com um animal-robô?

Engenheiro desenvolve mecanismo de reconhecimento facial para ajudar seu gato a entrar em casa

Coleira inteligente rastreia a localização e a temperatura do seu pet caso ele se perca

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a contribuição da Engenharia Biomédica Veterinária no setor de reabilitação de animais?

No âmbito dos animais domésticos, a Engenharia Biomédica Veterinária pode atuar no desenvolvimento de equipamentos para exames, diagnóstico e tratamento de enfermidades animais, bem como na criação de próteses e órteses para a reabilitação de pets que sofreram acidentes ou possuem problemas genéticos. O objetivo é permitir que esses animais tenham uma melhor qualidade de vida e independência.

engenharia biomédica veterinária
Imagem reproduzida de BioTech Consultoria

Exemplos de casos

O estudante de Engenharia Alejandro Colli criou uma impressora 3D e começou a produzir próteses para cães amputados, doando-as em vez de vendê-las. Iniciou sua empreitada fazendo biscoitos para confeitaria para arrecadar recursos. Agora trabalha sozinho, faz protótipos e ajuda cães amputados em seu bairro. E o que torna seu gesto ainda mais notável é que, ao invés de vender as próteses, ele as doa!

Engenharia Biomédica Veterinária
Engenharia de Alejandro Colli, Imagem reproduzida de Observatório do Terceiro Setor

Outro caso exemplar é a história da fêmea de abutre-barbudo chamada Mia, residente em um santuário de animais na Áustria, que se tornou a primeira ave biônica após receber uma prótese na pata direita.

O procedimento cirúrgico, realizado por uma equipe da Universidade Médica de Viena, utilizou uma técnica de engenharia de osseointegração que havia sido anteriormente usada em humanos. Mia teve sua pata amputada após um acidente em seu ninho, mas graças à prótese, agora ela pode andar novamente com as duas patas. Os abutres-barbudos são os maiores pássaros voadores da Europa, e suas patas desempenham um papel fundamental em sua sobrevivência.

Engenharia Biomédica Veterinária
Engenharia de Universidade Médica de Viena, foto de Sarah Hochgeschurz et.al - Scientific Reports, imagem reproduzida de Revista Galileu - Globo
Engenharia Biomédica Veterinária
Engenharia de Universidade Médica de Viena, foto de Sarah Hochgeschurz et.al - Scientific Reports, imagem reproduzida de Revista Galileu - Globo 2

Veja Também: Você comeria? Cientistas japoneses criam carne em impressora 3D

Em que aspectos a Engenharia Biomédica Veterinária pode ser aplicada na produção animal?

A saber, o bem-estar animal é de extrema importância no processo de produção de proteína animal, não apenas do ponto de vista ético, mas também do aspecto econômico e de qualidade dos produtos.

Nesse cenário, a Engenharia Biomédica Veterinária pode humanizar o processo de abate na indústria de proteína animal através da introdução de novas tecnologias. O objetivo é garantir que os animais não sofram durante o processo, buscando alternativas que promovam o bem-estar animal até o momento do abate.

Animais criados em condições de bem-estar tendem a ser mais saudáveis, resultando em uma menor necessidade de uso de medicamentos e menor incidência de doenças. Já animais estressados ou submetidos a condições inadequadas podem liberar hormônios e substâncias que afetam negativamente a qualidade da carne, leite ou ovos que produzem. Portanto, promover o bem-estar animal é fundamental para garantir a saúde dos animais, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade da indústria de proteína animal.

engenharia biomédica veterinária
Imagem de senivpetroem Freepik

Novas tecnologias na produção animal

Para promover o bem-estar animal na produção industrial, a Engenharia Biomédica Veterinária pode introduzir diversas tecnologias. Isso inclui sistemas de monitoramento e controle ambiental para garantir condições adequadas de temperatura, ventilação e iluminação nos locais de criação e abate. Também podem ser desenvolvidas tecnologias para fornecer alimentação adequada e automatizar processos que minimizem o estresse e o desconforto dos animais. Além disso, a utilização de técnicas menos invasivas durante procedimentos veterinários e a aplicação de métodos de manejo mais humanizados são outras possibilidades.

Você tinha conhecimento do promissor potencial da Engenharia Biomédica no âmbito da Medicina Veterinária? Deixe seu comentário!

Veja Também:


Fontes: Biotechconsultoria.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo