Engenharia 360

Conheça aqui o edifício residencial mais verde do Brasil

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 06/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023 4 min
Imagem reproduzida de IDEA Bagé

Conheça aqui o edifício residencial mais verde do Brasil

por Simone Tagliani | 06/03/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de IDEA Bagé
Engenharia 360

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, tem hoje o edifício residencial mais verde ou mais sustentável do Brasil. Vale destacar que uma arquitetura e engenharia ganha esta classificação quando é projetada e construída com critérios que visam minimizar o consumo de energia, também com o uso de materiais sustentáveis, gerenciamento eficiente de resíduos, utilização de fontes de energia renovável, qualidade do ar interior, conservação de recursos naturais, entre outros aspectos.

A sustentabilidade é um objetivo que pode ser alcançado através de uma combinação de práticas e medidas. Saiba mais no texto a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

edifício residencial mais verde do Brasil
Imagem reproduzida de IDEA Bagé

Baixo impacto ambiental, sem abrir mão do conforto e da tecnologia

O projeto apresentado neste texto é do edifício residencial mais verde do Brasil, o único do país com certificação máxima Green Building Council Brasil (GBC) - categoria Platina do GBC Brasil Condomínio, somando 91 de 100 pontos -, referência da construção civil nacional. Ele está localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e foi projetado pelo escritório IDEA Bagé, respeitando o conceito de sustentabilidade desde a concepção da proposta.

edifício residencial mais verde do Brasil
Imagem reproduzida de IDEA Bagé

Características do edifício residencial mais verde do Brasil

Se este empreendimento é considerado o edifício residencial mais verde do Brasil, significa que, para receber a certificação GBC, apresenta diversas características específicas.

Foram utilizados materiais certificados e declarações ambientais de produto que atestam a sustentabilidade do ciclo de vida e baixo impacto ambiental da obra. Ademais, a construção conta com tecnologias que permitem a redução de custos pelo uso eficiente da água, fontes de aquecimento solar e iluminação natural, entre outras, que geram valorização patrimonial e receita extra. Além disso, a localização do edifício é privilegiada, pois está próximo de recursos, transportes e praças, e é favorecido pela vegetação nativa presente na fachada e em outras áreas do prédio.

edifício residencial mais verde do Brasil
Imagem reproduzida de IDEA Bagé
edifício residencial mais verde do Brasil
Imagem reproduzida de IDEA Bagé

Chama atenção que, apesar de todas as medidas tomadas no projeto de arquitetura e engenharia para torná-lo sustentável, este edifício residencial mais verde é considerado de alto padrão. É ainda melhor do que outros prédios similares, pois utiliza de forma inteligente recursos e energia, alcançando uma harmonia perfeita entre elementos construídos, localização, otimização dos recursos naturais, tecnologia de materiais e benefícios econômicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Este edifício demonstra que é possível ter um ambiente mais saudável e confortável, preservando o meio ambiente e assegurando um futuro melhor. É um exemplo de como é possível conciliar sofisticação e sustentabilidade, sem comprometer o desempenho ambiental e a qualidade de vida dos moradores.

Outras boas características do projeto de arquitetura e engenharia deste edifício mais verde do Brasil incluem:

  • sistema de painéis fotovoltaicos com capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial e ainda abastecer em torno de 30% da energia dos apartamentos;
  • sistema de aquecimento de água central através da energia solar;
  • aplicação de Internet das Coisas (IoT);
  • sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam  sistemas do prédio, para o consumo consciente de água e energia;
  • fachada autolimpante e termicamente eficiente, com sacadas e brises móveis, para melhor aproveitamento da luz e melhoria do conforto térmico;
  • vidros que reduzem a entrada de calor e bloqueiam os raios ultravioleta;
  • coleta da água da chuva e da gerada pela condensação dos aparelhos de ar-condicionado para utilização em irrigação;
  • espera individual para carro elétrico em todos boxes-estacionamento;
  • bicicletário;
  • portaria autônoma virtual; e
  • iluminação 100% em LED.

Bônus | Sobre a Certificação GBC Brasil Condomínio

O GBC Brasil é uma organização sem fins lucrativos, vinculada ao movimento global World Green Building Council, presente em mais de 70 países ao redor do mundo. Sua missão é fomentar o desenvolvimento da indústria nacional da construção civil, com enfoque na sustentabilidade socioambiental, por meio da promoção de práticas construtivas que levem em consideração a eficiência energética, o uso racional de recursos naturais, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A Certificação GBC Brasil Condomínio é direcionada ao mercado imobiliário residencial brasileiro e busca fomentar a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para atingir objetivos como a mitigação dos impactos da mudança climática, a melhoria da saúde e bem-estar dos moradores, a proteção e restauração de recursos hídricos e o desenvolvimento da economia verde. Trata-se de uma iniciativa que visa promover a adoção de práticas sustentáveis na construção e operação de edifícios, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a inclusão social.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Casa Cor.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo