O projeto é referência em Engenharia e Arquitetura, pois ganhou a significativa classificação Platinum do selo emitido pelo Green Building Council
Bridge Building é o nome de um dos mais importantes marcos históricos da região de Nashville, a capital do estado norte americano do Tennessee. Anteriormente conhecido como NABRICO, este edifício projetado pela empresa Hastings Architecture Associates e sua divisão greenSTUDIO, está localizado às margens do rio Comberland. E, apesar de servir hoje apenas como centro de eventos para a cidade, é conhecido mundialmente como um exemplo de Engenharia e Arquitetura sustentáveis. Saiba mais a seguir!

Fatos importantes da história do Bridge Building
A estrutura original do Bridge Building foi construída no ano de 1908, servindo primeiro como edifício de escritórios da companhia Nashville Bridge – por isto o nome NABRICO. Nesta época, eram construídas, no local, dezenas de embarcações para a Marinha dos Estados Unidos – algo que se intensificou no período das Grandes Guerras Mundiais. Logo este ponto do país seria conhecido como referência na produção de barcaças terrestres.

Passadas as décadas, a empresa deixou de utilizar essas estruturas e a área ficou abandonada. Nos anos 90, a cidade elaborou um projeto de revitalização justamente para esta velha faixa industrial de Nashville, propondo a construção de um novo estádio para a Liga Nacional de Futebol. Porém, o edifício da NABRICO foi poupado, assim como outras duas construções antigas.

Então, em 2001, começou um extenso trabalho de reconstrução da orla da cidade. E especificamente este edifício foi reformado entre 2011 e 2012; e inaugurado pelo Infinity Hospitality Group em 2012. A modernização da estrutura contou com a instalação de novos sistemas gerais, incluindo de segurança; e a adição de novas áreas de planta, como um parque aquático. De fato, o trabalho de Engenharia e Arquitetura foi muito bem feito. Não demorou a que fosse reconhecido como o “mais verde” do mundo. Entenda por que nos tópicos seguintes!

A Engenharia e Arquitetura do Bridge Building
Atualmente, o Bridge Building tem sua Engenharia e Arquitetura totalmente renovadas, com áreas personalizadas aos novos tempos. Algo que chama muito a atenção em sua volumetria é a cobertura do pátio central, com vista privilegiada para a cidade de Nashville. Os novos e antigos traços do edifício se misturam em seus seis andares de alas e quase dois mil metros quadrados de área, formando um novo conjunto volumétrico de design espetacular, que respeita a história e expõe o que de melhor tem a contemporaneidade.
Veja também: Retrofit: conheça esta tendência sustentável para conservação do patrimônio histórico em Arquitetura e Engenharia
A edificação renovada da antiga NABRIGO traz em sua estética trechos em formatos e materiais que lembram as antigas embarcações fabricadas no local. O espaço público ao redor também foi trabalhado com uma série de praças, em projeto de implantação, para criar um bonito diálogo entre este velho marco e a cidade. E, relembrando, que apesar da adição de vários elementos novos em sua Engenharia e Arquitetura – como escadas e elevadores, o caráter e a integridade da estrutura original não foram perdidos.


“A oportunidade de reconstruir um ícone arquitetônico raro como o The Bridge Building é uma experiência extraordinária.”
“(…), reconhecemos coletivamente a oportunidade de fazer uma contribuição significativa para o domínio público, bem como garantir o legado do edifício no horizonte de Nashville, estabelecendo um marco para a sustentabilidade. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados.”
– David Bailey, diretor da Hastings Architecture, em reportagem de Biz Journals.
O Selo Verde LEED Core & Shell
Em todo o mundo, existem apenas cerca de cinco mil edifícios com a certificação padrão LEED Core & Shell, emitida pelo Green Building Council. Ela serve para apontar quais os empreendimentos obedecem de forma rígida certas normas que garantem uma construção econômica e sustentável. E o projeto para a antiga NABRIGO ganhou a pontuação mais alta nos Estados Unidos – 99 de 110 – nas áreas de Sustentabilidade, Energia e Atmosfera, Inovação e Créditos de Prioridade Regional. A partir disso, tal complexo de Engenharia e Arquitetura passou a ter a significativa classificação Platinum.
Veja Também: Edifício em faculdade da Califórnia recebe certificação Zero Energia


Fontes: Architect Magazine, Archello, Arch Daily, Biz Journals, The Bridge Building.
O que você achou da renovação do edifício? Deixe sua opinião nos comentários!

Simone Tagliani
Graduada em Arquiteta & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.