Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Bridge Building: Engenharia e Arquitetura Verde com classificação Platinum LEED Core e Shell

por Simone Tagliani | 13/01/2021

O projeto é referência em Engenharia e Arquitetura, pois ganhou a significativa classificação Platinum do selo emitido pelo Green Building Council

Bridge Building é o nome de um dos mais importantes marcos históricos da região de Nashville, a capital do estado norte americano do Tennessee. Anteriormente conhecido como NABRICO, este edifício projetado pela empresa Hastings Architecture Associates e sua divisão greenSTUDIO, está localizado às margens do rio Comberland. E, apesar de servir hoje apenas como centro de eventos para a cidade, é conhecido mundialmente como um exemplo de Engenharia e Arquitetura sustentáveis. Saiba mais a seguir!

Bridge Building, com placa de Nashville river front
Bridge Building (imagem de The Bridge Building)

Fatos importantes da história do Bridge Building

A estrutura original do Bridge Building foi construída no ano de 1908, servindo primeiro como edifício de escritórios da companhia Nashville Bridge – por isto o nome NABRICO. Nesta época, eram construídas, no local, dezenas de embarcações para a Marinha dos Estados Unidos – algo que se intensificou no período das Grandes Guerras Mundiais. Logo este ponto do país seria conhecido como referência na produção de barcaças terrestres.

Imagem antigo NABRICO, em Nashville
Imagem antigo NABRICO (imagem de The Bridge Building)

Passadas as décadas, a empresa deixou de utilizar essas estruturas e a área ficou abandonada. Nos anos 90, a cidade elaborou um projeto de revitalização justamente para esta velha faixa industrial de Nashville, propondo a construção de um novo estádio para a Liga Nacional de Futebol. Porém, o edifício da NABRICO foi poupado, assim como outras duas construções antigas.

Imagem antigo NABRICO , em Nashville
Imagem antigo NABRICO (imagem de ArchDaily)

Então, em 2001, começou um extenso trabalho de reconstrução da orla da cidade. E especificamente este edifício foi reformado entre 2011 e 2012; e inaugurado pelo Infinity Hospitality Group em 2012. A modernização da estrutura contou com a instalação de novos sistemas gerais, incluindo de segurança; e a adição de novas áreas de planta, como um parque aquático. De fato, o trabalho de Engenharia e Arquitetura foi muito bem feito. Não demorou a que fosse reconhecido como o “mais verde” do mundo. Entenda por que nos tópicos seguintes!

Imagem antigo NABRICO, em Nashville
Imagem antigo NABRICO (imagem de ArchDaily)

A Engenharia e Arquitetura do Bridge Building

Atualmente, o Bridge Building tem sua Engenharia e Arquitetura totalmente renovadas, com áreas personalizadas aos novos tempos. Algo que chama muito a atenção em sua volumetria é a cobertura do pátio central, com vista privilegiada para a cidade de Nashville. Os novos e antigos traços do edifício se misturam em seus seis andares de alas e quase dois mil metros quadrados de área, formando um novo conjunto volumétrico de design espetacular, que respeita a história e expõe o que de melhor tem a contemporaneidade.  

Veja também: Retrofit: conheça esta tendência sustentável para conservação do patrimônio histórico em Arquitetura e Engenharia

A edificação renovada da antiga NABRIGO traz em sua estética trechos em formatos e materiais que lembram as antigas embarcações fabricadas no local. O espaço público ao redor também foi trabalhado com uma série de praças, em projeto de implantação, para criar um bonito diálogo entre este velho marco e a cidade. E, relembrando, que apesar da adição de vários elementos novos em sua Engenharia e Arquitetura – como escadas e elevadores, o caráter e a integridade da estrutura original não foram perdidos.

Bridge Building atual, em Nashville
Bridge Building (imagem de ArchDaily)
Bridge Building atual, em Nashville
Bridge Building (imagem de ArchDaily)

“A oportunidade de reconstruir um ícone arquitetônico raro como o The Bridge Building é uma experiência extraordinária.”

“(…), reconhecemos coletivamente a oportunidade de fazer uma contribuição significativa para o domínio público, bem como garantir o legado do edifício no horizonte de Nashville, estabelecendo um marco para a sustentabilidade. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados.”

– David Bailey, diretor da Hastings Architecture, em reportagem de Biz Journals.

O Selo Verde LEED Core & Shell

Em todo o mundo, existem apenas cerca de cinco mil edifícios com a certificação padrão LEED Core & Shell, emitida pelo Green Building Council. Ela serve para apontar quais os empreendimentos obedecem de forma rígida certas normas que garantem uma construção econômica e sustentável. E o projeto para a antiga NABRIGO ganhou a pontuação mais alta nos Estados Unidos – 99 de 110 – nas áreas de Sustentabilidade, Energia e Atmosfera, Inovação e Créditos de Prioridade Regional. A partir disso, tal complexo de Engenharia e Arquitetura passou a ter a significativa classificação Platinum.

Veja Também: Edifício em faculdade da Califórnia recebe certificação Zero Energia

Nashville
Bridge Building (imagem de The Bridge Building)
Nashville
Bridge Building (imagem de The Bridge Building)

Fontes: Architect Magazine, Archello, Arch Daily, Biz Journals, The Bridge Building.

O que você achou da renovação do edifício? Deixe sua opinião nos comentários!

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquiteta & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.

Comentários