Engenharia 360

Conheça o drone brasileiro lançador de mísseis

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Caiafa Master

Conheça o drone brasileiro lançador de mísseis

por Redação 360 | 31/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Imagem reproduzida de Caiafa Master
Engenharia 360

A MBDA é a maior empresa de projetos e produções de mísseis e sistemas de mísseis para as Forças Armadas - terrestre, naval e aérea - da Europa. Ela é propriedade conjunta da Airbus, BAE Systems e Leonardo. Hoje em dia, já fornece ao Brasil mísseis de defesa de curto alcance Mistral, todas as três versões do míssil antinavio Exocet e os sistemas de defesa aérea Sea Ceptor, entre outros, no programa de fragatas classe Tamandaré. Além disso, oferece mísseis de classe mundial, como Meteor, Brimstone e ASRAAM, entre outros, para aeronaves de combate.

Novidade | Drone Brasileiro

Agora, recentemente, a MBDA se juntou à empresa brasileira de drones XMobots para assinar um Memorando de Entendimento. É que elas desejam trabalhar juntas na fabricação de um drone especial lançador de mísseis ENFORCER - pesando 7 kg, classificados como sistema de arma leve -, o Nauru 1000C RPAS CAT 2, de 150 kg. Inclusive, o mesmo estaria sendo cogitado pelo Exército Brasileiro para missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento. Além disso, poderia ser usado para atividades de cooperação industrial e outros projetos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"(Sobre a XMobots) a entrada no mercado de Defesa em 2019 trouxe o objetivo de atender demandas recorrentes das Forças Armadas Sul-Americanas. Essa parceria com a MBDA consolida nossa capacidade tecnológica, colocando o Brasil em um grupo diferenciado de países que desenvolvem e produzem drones armados." - Giovani Amianti, CEO da XMobots, em reportagem de AEROIN.

Vantagens do Nauru 1000C

Por que o Nauru 1000C seria vantajoso? Porque, além de leve e ter a melhor relação custo-benefício, é capaz de derrotar alvos blindados, de movimentos rápidos e protegidos. A saber, é a primeira vez que um projeto como esse é feito aqui no Brasil - embora a parceria entre MBDA com empresas da América Latina já ocorra há algum tempo, lançando propostas muito bem-sucedidas de tecnologias.

drone para mísseis - exército
Imagem reproduzida de Caiafa Master
drone para mísseis - exército
Imagem reproduzida de Xmobots no YouTube

Veja Também: Confira imagens do Silent Ventus, um modelo de drone movido a propulsão iônica

drone para mísseis - exército
Imagem reproduzida de LRCA Defense
drone para mísseis - exército
Imagem reproduzida de XMobots

Veja Também: Human Drone Project: brasileiro constrói seu próprio ‘carro voador’ recreativo

Veja Também: Tecnologia espacial: startup americana lançará satélites no espaço com ajuda de drone gigante

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: AEROIN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo