Engenharia 360

Human Drone Project: brasileiro constrói seu próprio 'carro voador' recreativo

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/03/2022 | Atualizado em 12/05/2022 3 min

Human Drone Project: brasileiro constrói seu próprio 'carro voador' recreativo

por Redação 360 | 21/03/2022 | Atualizado em 12/05/2022
Engenharia 360

O que um engenheiro faz nas horas vagas? Bem, Marcelo Lavrador, de 56 anos, funcionário da Embraer – hoje morando em Indian Harbour Beach, na Flórida, Estados Unidos -, resolveu construir um ‘carro voador’ ou eVTOL recreativo para ele mesmo, com objetivo de realizar voos curtos de 15 min pela cidade. E, agora, ele conta com a ajuda de um colega americano, o também engenheiro Álvaro Calvo.

Inicialmente, Marcelo chama o seu projeto, iniciado em 2019, de Human Drone Project. Os testes começaram já no ano passado, na terceira versão do carro – com oito motores e design que lembra um jet ski. Tudo acontece no próprio quintal da sua casa, que fica localizada em área de campo aberto. A ideia é consertar todos os possíveis erros para garantir que a aeronave seja extremamente segura. No momento, o equipamento foi programado para pousar sozinho caso algum sistema deixe de funcionar.

Veja Também: Conheça o novo carro voador (eVTOL) Senna, da Embraer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

A concorrência

O próprio engenheiro reconheceu, em entrevista recente, que já existe uma empresa no mercado que está desenvolvendo algo semelhante, que é a Jetson Aero, com o modelo de carro ‘One’ – com cabine inspirada em carros de corrida, controle feito por joystick e motor com capacidade de velocidade de 102 km/h. Mesmo assim, ele quer continuar a desenvolver o seu projeto, para que pessoas como eles possam comprar um produto mais conta e poder se divertir.

Por hora, Marcelo projeta que o Human Drone Project, dentro da categoria ‘ultraleve’, pode atingir até 100 km/h. Seu carro terá dois controles também parecidos com joysticks – embora hoje ele teste com rádio, semelhante ao que é usado para controlar drones, mas como uma solução provisória.

“Estou pesquisando joysticks de veículos industriais, como empilhadeiras, para testar como prova de conceito. Caso um dia o veículo se torne um produto comercial, obviamente teremos que colocar um de padrão aeronáutico.” – Marcelo Lavrador, em reportagem de G1.

Human Drone Project
Imagem reproduzida de G1 – Globo
Human Drone Project
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Veja Também: Conheça o design da moto voadora ALI Technologies Xturismo [mais um eVTOL em teste]

Human Drone Project
Imagem reproduzida de G1 – Globo
Human Drone Project
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Então, o que achou do projeto de ‘carro voador’ do engenheiro brasileiro Marcelo Lavrador? Escreva nos comentários!

Veja Também: Conheça a incrível moto voadora testada pela Polícia de Dubai


Fontes: G1.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo