Startup americana lançará satélites no céu através de um drone gigante. Saiba mais sobre essa incrível inovação em tecnologia espacial neste artigo!
Lançar algo ao espaço nos remete a um foguete subindo verticalmente. Contudo, diversas empresas estão revolucionando a tecnologia espacial, como é o caso de uma startup americana, que lançará um drone gigante à órbita da Terra.
Trata-se da empresa Aevum, que revelou a produção do enorme drone denominado Ravn X, desenvolvido e projetado para funcionar através de um sistema de lançamento aerotransportado autônomo para pequenos satélites.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vale destacar que outras empresas também têm investido nisso – como, por exemplo, Rocket Lab, SpaceX, Virgin Orbit e outras -, proporcionando grandes avanços à tecnologia espacial!
Dessa vez, a startup Aevum desenvolveu um novo sistema de drones para conseguir transportar cargas úteis para o espaço com alta frequência.
Leia Mais

Como são esses drones
A saber, o gigante drone Ravn X possui 25 metros de comprimento, 18 metros de largura e 18 metros de altura. Ademais, utiliza-se o mesmo combustível que aeronaves normais.
A decolagem do drone não necessita de condições climáticas favoráveis, tendo em vista que a Aevum afirmou que o Ravn X é indiferente ao clima.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Outro ponto que chama atenção é o fato do drone Ravn X ser 70% reutilizável. Na verdade, a empresa norte-americana busca utilizar 100% de material reutilizável no futuro.


Tecnologia espacial: os drones são a nova maneira de explorar o espaço
A tecnologia espacial vem apostando na criação e desenvolvimento de drones com alto potencial, assim como no desenvolvimento de aeronaves gigantes, como é o caso da Stratolaunch, que possui semelhanças com o drone Ravn X.
O modelo de lançamento também se assemelha às linhas de design do Ravn X, tendo em vista que os sistemas de drones buscam lançar a carga útil em órbita e retornar de modo que um lançador de foguetes completo não precise ser utilizado para disparar satélites ao espaço sideral.
A diferença entre os novos modelos de sistemas de lançamentos e o Ravn X é que o sistema de lançamento citados necessitam de pilotos a bordo.
Importante frisar que Ravn X funciona de maneira autônoma, diminuindo dessa maneira o risco à vida humana e por isso a segurança não é um problema com esse novo sistema de lançamento.
Mais características importantes
Além disso, a Aevum afirma que uma frota completa de drones Ravn X pode lançar uma carga útil para o espaço a cada 180 minutos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O fundador e o CEO da Aevum Jay Skylus, diz que a empresa está reinventando completamente a maneira de acessar o espaço por meio da tecnologia espacial.
E ainda afirmou que a tecnologia desatualizada empregada no lançamento de foguetes não cabe para a política da empresa. Segundo ele, a Aevum está investindo em tecnologias de automação e por isso está transformando a logística espacial.
Por fim, a empresa informou que já fechou mais de 1 bilhão de dólares em novos contratos de lançamento. Inclusive uma das ordens é da Força Espacial dos EUA para utilizar o sistema Ravn X na missão ASLON-45.
Saiba mais sobre o drone Ravn X da Aevum nos vídeos a seguir:
E então, gostou de ficar por dentro das novas tecnologias espaciais? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Fonte: Wonderful Engineering.
Comentários

Clara Ribeiro
Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.