Engenharia 360

Tecnologia espacial: startup americana lançará satélites no espaço com ajuda de drone gigante

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 12/05/2021 | Atualizado em 14/09/2021 3 min

Startup americana lançará satélites no céu através de um drone gigante. Saiba mais sobre essa incrível inovação em tecnologia espacial neste artigo!

Tecnologia espacial: startup americana lançará satélites no espaço com ajuda de drone gigante

por Clara Ribeiro | 12/05/2021 | Atualizado em 14/09/2021

Startup americana lançará satélites no céu através de um drone gigante. Saiba mais sobre essa incrível inovação em tecnologia espacial neste artigo!

Engenharia 360

Lançar algo ao espaço nos remete a um foguete subindo verticalmente. Contudo, diversas empresas estão revolucionando a tecnologia espacial, como é o caso de uma startup americana, que lançará um drone gigante à órbita da Terra.

Trata-se da empresa Aevum, que revelou a produção do enorme drone denominado Ravn X, desenvolvido e projetado para funcionar através de um sistema de lançamento aerotransportado autônomo para pequenos satélites

Vale destacar que outras empresas também têm investido nisso – como, por exemplo, Rocket Lab, SpaceX, Virgin Orbit e outras -, proporcionando grandes avanços à tecnologia espacial!

Dessa vez, a startup Aevum desenvolveu um novo sistema de drones para conseguir transportar cargas úteis para o espaço com alta frequência. 

tecnologia espacial
Imagem extraída de Avalanche Notícias

Como são esses drones

A saber, o gigante drone Ravn X possui 25 metros de comprimento, 18 metros de largura e 18 metros de altura. Ademais, utiliza-se o mesmo combustível que aeronaves normais. 

A decolagem do drone não necessita de condições climáticas favoráveis, tendo em vista que a Aevum afirmou que o Ravn X é indiferente ao clima. 

Outro ponto que chama atenção é o fato do drone Ravn X ser 70% reutilizável. Na verdade, a empresa norte-americana busca utilizar 100% de material reutilizável no futuro. 

tecnologia espacial
Imagem extraída de The Drive
tecnologia espacial
Imagem extraída de site Aberto até de Madrugada

Tecnologia espacial: os drones são a nova maneira de explorar o espaço

A tecnologia espacial vem apostando na criação e desenvolvimento de drones com alto potencial, assim como no desenvolvimento de aeronaves gigantes, como é o caso da Stratolaunch, que possui semelhanças com o drone Ravn X. 

O modelo de lançamento também se assemelha às linhas de design do Ravn X, tendo em vista que os sistemas de drones buscam lançar a carga útil em órbita e retornar de modo que um lançador de foguetes completo não precise ser utilizado para disparar satélites ao espaço sideral.

A diferença entre os novos modelos de sistemas de lançamentos e o Ravn X é que o sistema de lançamento citados necessitam de pilotos a bordo. 

Importante frisar que Ravn X funciona de maneira autônoma, diminuindo dessa maneira o risco à vida humana e por isso a segurança não é um problema com esse novo sistema de lançamento.

Mais características importantes

Além disso, a Aevum afirma que uma frota completa de drones Ravn X pode lançar uma carga útil para o espaço a cada 180 minutos. 

O fundador e o CEO da Aevum Jay Skylus, diz que a empresa está reinventando completamente a maneira de acessar o espaço por meio da tecnologia espacial. 

E ainda afirmou que a tecnologia desatualizada empregada no lançamento de foguetes não cabe para a política da empresa. Segundo ele, a Aevum está investindo em tecnologias de automação e por isso está transformando a logística espacial. 

Por fim, a empresa informou que já fechou mais de 1 bilhão de dólares em novos contratos de lançamento. Inclusive uma das ordens é da Força Espacial dos EUA para utilizar o sistema Ravn X na missão ASLON-45. 

Saiba mais sobre o drone Ravn X da Aevum nos vídeos a seguir:

E então, gostou de ficar por dentro das novas tecnologias espaciais? Deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos.


Fonte: Wonderful Engineering.

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo