Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Dicas para o TCC + ferramentas que facilitam a vida dos estudantes

por Redação 360 | 09/11/2021

O que é um TCC? Quais os desafios de fazer um TCC? Como seria fazer EAD? E quais as ferramentas para ajudar neste trabalho? Veja!

O trabalho final de graduação (TFG) ou trabalho de conclusão de curso (TCC) é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes de faculdades. É a primeira grande chance, antes da finalização de todas as disciplinas, de provar o conhecimento adquirido, unindo teoria e prática. O primeiro grande desafio já é escolher o tema da pesquisa ou investigação. Depois, vem a organização das referências e formação do texto – seguindo as normas da ABNT – e, em muitos casos, das pranchas de desenhos e maquetes. E quando o estudante faz este trabalho bem feito, ele tira de letra a apresentação final, saindo desta experiência com o sentimento de dever cumprido, não importando o conceito que receber.

TCC
Imagem reproduzida de Via Carreira

Os momentos mais decisivos para a construção do TCC

O produto final para trabalho de conclusão de curso pode ser diferente, dependendo da faculdade que estiver realizando. Alguns alunos precisarão entregar, ao final do semestre, uma espécie de polígrafo – com o número máximo de páginas estabelecido pela instituição, de acordo com as orientações do MEC. Outros, por exemplo, já precisarão entregar um conjunto de pranchas plotadas, um caderno de miniatura de pranchas, mais o acompanhamento de recursos visuais para a apresentação final. Vai mesmo depender muito do caso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro grande momento do TCC é a escolha do tema e o foco da pesquisa. Também é importante, na etapa seguinte, a escolha de um orientador que tenha experiência real no assunto que você escolheu para a sua pesquisa. Depois é o momento de explorar todos os títulos de livros, revistas e mais materiais relacionados disponíveis na biblioteca da sua instituição. Além disso, vale a pena fazer uma boa varredura na internet. Fazer entrevistas com profissionais, empresas e civis do local onde seria o exercício do seu trabalho. No fim, é fazer muitas e muitas coletas de dados, anotações, medições e registros fotográficos.

A fase seguinte é dividir o seu horário para conseguir, no menor prazo possível, revisar todo o material coletado e montar um plano de apresentação das suas conclusões – não esquecendo das datas parciais de entrega do seu TCC. É bom estabelecer, desde cedo, um cronograma de atividades para seguir. Isso é com você mesmo, não com os professores. E não adianta se basear no planejamento dos colegas, pois cada trabalho de conclusão tem sua complexidade de acordo com o tema escolhido!

Aqui vai alguns textos extras do 360 para lhe orientar neste momento:

O desafio da construção do TCC em tempos de pandemia

Recentemente, fizemos um texto no 360 falando sobre os desafios dos novos moldes do ensino adaptado à realidade trazida pela pandemia. Pois bem, agora imagina fazer um TCC dentro deste contexto. Foi o que aconteceu com a nossa colaboradora Simone Tagliani. Ela terminou a sua segunda graduação enquanto o mundo estava no pico máximo dos casos de mortes por Covid-19 e quase todos estavam tentando fazer o distanciamento social. Inclusive, as aulas presenciais haviam sido suspensas no Brasil e sua instituição de ensino estava fechada, impedindo que qualquer pessoa acessasse os livros, apostilas e mais materiais da biblioteca que poderiam auxiliar na execução dos TCCs. Veja o que ela conta!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Testemunho Formada 2020/01

“Por sorte, no verão de 2020, eu já havia montado um plano de pesquisa com o meu orientador. Aproveitei a folga das aulas para pesquisar os títulos de livros, periódicos e mais com o tema do meu trabalho que estavam disponíveis na biblioteca tanto da minha faculdade, que fica no centro da minha cidade, quanto de outras bibliotecas mais perto da minha casa.”,

“Na época, pensei que poderia esperar o semestre começar para retirar os livros da biblioteca ou apenas fazer cópia em xerox das páginas que precisava. Engano meu!”,

“Logo a pandemia começou. Sem poder sair de casa para fazer o TCC, busquei uma cópia digital em bibliotecas virtuais de todos os livros que precisava. Ainda bem que a maioria encontrei espalhados por bibliotecas de diversos estados brasileiros.”,

“No mais, aproveitei tudo que encontrei na internet e busquei, através das redes sociais mesmo, conversar com o máximo de profissionais, colegas e professores que pudessem me ajudar, visando complementar, com o relato de experiência deles, as lacunas da minha pesquisa.”,

“Consegui entregar meu trabalho depois de três meses de construção de texto e revisão dos meus professores, em junho de 2020. Fiz a minha apresentação final de modo virtual também, mas acabei tirando uma boa nota. A única tristeza foi não poder comemorar, depois de 4 anos de faculdade, esta realização com a minha turma. Recebi meu diploma em novembro de 2020, sozinha numa sala com o diretor, com máscara de pano, máscara de acrílico, luvas e muito álcool gel.”,

“Posso dizer que o maior desafio mesmo foi manter o foco nos meus objetivos. Acordava em casa e não tinha professores por perto para me cobrar metas ou colegas para dividir as angústias. Montei um calendário que colei na parede que estipulava o que era preciso fazer em cada semana, para não perder os prazos. Deu certo!”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

TCC
Imagem reproduzida de Via Carreira

As ferramentas que podem auxiliar na execução do TCC

Agora, compartilhamos 5 ferramentas que poderão lhe ajudar na construção do seu TCC!

1. Mendeley: programa capaz de organizar citações e inserir referências de forma automática no TCC ou em qualquer outro trabalho acadêmico – compatível com as normas ABNT -, e possui versão web e plugins para Word e LibreOffice.

2. Connected Papers: para estudantes que estão montando a bibliografia do TCC, permite explorar, em um gráfico visual intuitivo, artigos cujos temas estão interligados, agrupando os trabalhos por similaridade e indicando as conexões dos temas com traços, também aponta o número de citações do trabalho, e, com ele, é possível importar documentos diretamente para um software de gerenciamento de citações, como o Zotero ou Evernote.

3. Scite: ferramenta que permite aos usuários verificar o contexto das citações de um artigo científico, com função para descobrir se as citações do trabalho foram apoiadas ou refutadas por outros pesquisadores.

4. FastFormat: permite formatar TCC e outros documentos acadêmicos automaticamente conforme a ABNT, e o site fornece modelos prontos para formatação de TCC, dissertação, tese, artigo científico, resenha jurídica e muitos outros documentos.

5. Canva: editor online que pode ser útil para elaborar diagramas, infográficos e slides para TCC – a saber, o serviço oferece modelos e templates prontos, mas também tem a opção de criar novos designs do zero, com salvamento no ambiente da nuvem.

TCC
Imagem reproduzida de CFIS

Fontes: TechTudo.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.