Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como decidir o tema do TCC?

por Larissa Fereguetti | 10/08/2015
Copiado!

O TCC é o início do fim do curso. Ficou confuso? É simples: ao começar o TCC você sente que sua jornada na engenharia está chegando ao fim. Essa notícia é uma alegria para os que não podem esperar para receber o tão sonhado diploma, mas também pode ser um sofrimento para os que ainda não sabem o que vão fazer no TCC, qual área querem seguir e o que vão fazer da vida quando o curso acabar.

tcc-blog-da-engenharia

Imagem: praticadapesquisa.com.br

Antes de começar, vamos deixar claro o que significa TCC. TCC é a abreviação de trabalho de conclusão de curso, também conhecido como monografia e com variações divertidas que derivam da criatividade dos que não aguentam mais sofrer com ele. É difícil ter uma definição exata sobre o TCC porque ele varia de faculdade para faculdade. Em algumas, o TCC é dividido em duas ou três partes, em outras é em grupo ou pode ser divido em trabalhos ao longo dos períodos, e por aí vai.

O TCC é desenvolvido em torno de algum tema. Escolher o tema pode ser fácil para os que sempre souberam o que vão fazer. No entanto, a engenharia é um campo muito amplo e pode deixar outros totalmente perdidos.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Ao longo das disciplinas você vai descobrindo a área que mais tem afinidade e que pretende seguir carreira. No entanto, se você é um indeciso e gosta de tudo, é preciso escolher com calma. Não dá para escrever sobre tudo, ou você não vai chegar a lugar algum (na linguagem de exatas, você vai apenas descobrir que zero é igual a zero).

Escolher o tema é como passar por uma peneira de malha cada vez menor. Você começa selecionando as áreas que mais gosta, depois escolhe quais os conteúdos que prefere, até chegar a um assunto específico.

Escolher um assunto do seu interesse é essencial para que o trabalho não se torne uma verdadeira tortura. Porém, não basta apenas escolher um assunto, é preciso saber se há referencial bibliográfico suficiente para embasar sua pesquisa e se há algum professor que possa te orientar. Afinal, de nada adianta um tema que não dá para escrever nada sobre ele e um professor que mais atrapalhe que ajude.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Se você quer um TCC inovador, deve ter muito cuidado na escolha. Na faculdade você não terá tempo para uma pesquisa muito longa (normalmente, o TCC varia entre um ano e um ano e meio, tempo que não é suficiente para algumas pesquisas) e ainda terá de conciliar com outras disciplinas e estágio obrigatório. É preciso ponderar sobre fazer apenas uma abordagem mais leve no TCC e deixar a parte mais demorada para aprofundar em um mestrado ou doutorado, se for o caso. É a velha história que diz que não dá para abraçar o mundo de uma vez.

Há alunos que utilizam a experiência como um ponto a favor na hora da escolha do tema do TCC. Os que já tiveram contato com um assunto no estágio ou na iniciação científica preferem unir o útil ao agradável ao escrever sobre algo que já tem familiaridade e que dominam bem ou parcialmente.

Se você começou o curso agora e acha que vai precisar preocupar com o TCC no final, saiba que o tempo passa rápido demais e, portanto, é bom começar a descobrir com qual área tem mais afinidade. Se você está totalmente perdido, é indicado pedir ajuda a algum professor ou fazer algumas pesquisas sobre os assuntos que gosta.

O TCC não é um bicho de sete cabeças, mas pode virar um verdadeiro pesadelo se você não souber dar a devida atenção.

Imagens: Shutterstock

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários