Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

4 dicas para não entrar em desespero com o TCC

por Kamila Jessie | 01/04/2019
Copiado!

Se o trabalho de conclusão de curso, o temido TCC, é uma questão levantada agora, isso significa que você está quase chegando no tão esperado momento: buscar o diploma! É o fim da trajetória da faculdade e traz pressa e muitas expectativas. É por isso que a gente aponta algumas dicas para evitar o desespero com o TCC.

Dicas para não entrar em desespero com o TCC:

1. Aborde um assunto do seu interesse

Isso vai tornar a tarefa menos penosa e mais parecida com a realidade que você deverá encarar quando procurar um emprego. Pode ser que você tenha realizado alguma iniciação científica (IC) e estudado um pouco mais um determinado tópico, ou então que tenha investigado a fundo um tema do seu estágio. Vale retomar isso agora!

desespero com o TCC
Imagem: http://assets.nydailynews.com/

2. Defina: Estudo teórico, aplicação ou estudo de caso?

Essa escolha deve considerar as exigências da sua faculdade, bem como sua disponibilidade de tempo e recursos materiais. Estudos de caso e aplicação podem requerer um tempo maior, além de um planejamento experimental um pouco mais rigoroso e recursos financeiros. Mas, novamente, caso você já tenha colhido dados durante uma IC ou estágio e possa aproveitá-los, mostre seu produto!

Vale destacar que revisões de literatura e trabalhos teóricos não são menos importantes e exigem uma carga de leitura e estudo bem grande, além da capacidade de sintetização de informações. É importante que você seja realista e condizente com as possibilidades, para que elabore um bom trabalho e não se frustre depois.

desespero com o TCC
Imagem: eng.ed.ac.uk

3. Escolha um orientador interessado no tema

Nem sempre a definição do orientador depende do aluno, mas, caso esta variável esteja sob seu controle, seja estratégico! O orientador do TCC é um chefe temporário. Procurar o professor “brother” do departamento pode não ser a melhor alternativa, porque talvez ele não seja o mais presente ou interessado. Busque alguém interessado no tema e na sua formação.

desespero com o TCC
Imagem: blogspot.com

4. Não entre em pânico!

Você é um aspirante a engenheiro ou a engenheira, o que significa que é plenamente capaz de se organizar em torno da solução de problemas. Trabalhe de forma coerente e não desanime. No fim das contas, a gente garante que o TCC dará menos dor de cabeça do que você acumulou com as disciplinas ao longo dessa epopeia estudantil.

desespero com TCC
Imagem: marinobarreview.com/
Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários