Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

9 dicas para arrasar na apresentação de trabalho da faculdade

por Larissa Fereguetti | 22/04/2019
Copiado!

Em meio a tantas listas e provas na faculdade de Engenharia, é quase um alívio quando uma disciplina tem aquela apresentação de trabalho que pode salvar sua nota. Porém, é preciso ser cuidadoso na hora de preparar a apresentação e ficar atento a alguns detalhes, para não perder os preciosos pontinhos. Confira a seguir algumas dicas!Apresente

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: infographicdesignteam.com

1. Escolha bem o layout

Deixe os fundos bizarros e a Comic Sans no ensino médio. Na graduação, você precisa de apresentações mais formais. Então, se você não tem a habilidade de criar bons layouts, use os pré-definidos ou faça algo simples. Um fundo todo branco, por outro lado, pode parecer desleixo em alguns casos, principalmente quando parece que o texto foi colado lá aleatoriamente.

Use um padrão de tamanho de letra e estilo. Pense em um tamanho de letra que todo mundo poderia ler sem dificuldade, mas sem exagerar muito, para não ficar muito grosseiro. Se possível, formate o “Slide Mestre”, para te poupar trabalho de ficar configurando os slides um a um.

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: support.office.com

2. Use imagens em sua apresentação de trabalho

As imagens, quando bem escolhidas, podem tornar seus slides menos entediantes e mais fáceis de serem compreendidos e também de serem explicados. Está falando de alguma situação específica? Use uma imagem para ilustrar. Não se esqueça de escolher boas imagens, com boa qualidade, e citar as fontes.

3. Saiba a quantidade de texto ideal

Slides não foram feitos para você colar o parágrafo do livro e ler para a turma. Eles servem para inserir ideias e frases curtas que vão guiar sua apresentação. Por isso, use o texto de forma resumida. Isso impede, inclusive, que você fique virado para a parede lendo o que está escrito (que papelão, hein?).

No entanto, pouco texto também pode ser um problema. Se você só coloca duas a três palavras, mas não tem uma oratória boa o suficiente para explicar bem e manter seu público atento, é bem provável que ninguém consiga acompanhar.

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: pt.slideshare.net

Uma dica é colocar as palavras-chave em negrito. Assim, você consegue chamar a atenção do público para os pontos importantes e se orientar também. Basta olhar rapidamente para o slide para lembrar o que você tem que falar (quando você está bem preparado, claro).

4. Introdução, desenvolvimento e conclusão

Não comece do nada e não termine no meio do caminho. Introduza seu assunto. Se ele for básico demais, gaste um ou dois slides, contextualize e explique a importância de entender e estudar aquilo. Se ele for mais complexo, gaste alguns slides a mais, explique conceitos e deixe o público ciente do que está acontecendo.

Na hora do desenvolvimento, conheça o que você vai explicar. O ideal é que você se prepare bastante antes, ensaie e aprenda o conteúdo. (Apresentação de slide não é stand up para você ficar improvisando. )

Por último, conclua. Use um fechamento para seu trabalho sem ser clichê demais, mas mostre que chegou ao fim. Uma apresentação que termina “do nada” é estranha e parece que não foi bem preparada.

5. Apresente para o público

Seu público não é só o professor ou o seu amiguinho/contatinho. Mantenha os olhos em todas as pessoas da sala. Você não está apresentando só para ter nota, mas sim para transmitir informações para todos.

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: wuwf.org

6. Supere o medo de falar em público

É complicado quando você não está acostumado a fazer apresentações e precisa encarar uma. A gente sabe que nem todo mundo nasceu com o dom de cativar um público (isso é bem raro, na verdade). Porém, tente ficar calmo e pense que, quando você está preparado, explicar algo é simples.

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: thepoliticsforums.com

Então, se você tem medo, estude e domine o assunto. Quando está seguro do que vai falar, boa parte do nervosismo vai embora porque você sabe que, se for questionado, é bem provável que consiga responder.

Se for um trabalho que você desenvolveu, como o TCC, lembre-se que ninguém conhece tanto o seu trabalho como você. Mesmo que alguém faça perguntas difíceis, você saberá o que está acontecendo.

7. Elimine os vícios de linguagem

”, “”, “então”… Sabe aquelas palavrinhas que a gente usa quando a frase morre ou para dar alguma conexão na nossa fala? Elas tornam a apresentação irritante se forem usadas o tempo todo. Dá até para perder a conta do número de vezes que algumas pessoas usam. Procure eliminá-las da sua apresentação.

8. Conecte seus slides

Apesar de ser um guia na hora de apresentar, os slides precisam estar conectados para que a sua apresentação também esteja. Caso contrário, você precisará fazer pausas o tempo todo para dizer “agora eu vou explicar sobre xxxxx”, o que não é ideal. Organize o assunto de modo que você não mude da água para o vinho a cada slide.

9. Como você gostaria de assistir?

Pense no seu público: você está em uma aula e tem que assistir a apresentação do seu colega. Como você acha que seria uma boa apresentação? Como os slides e a apresentação como um todo te manteriam acordado e interessado? Use essas e outras perguntas orientadoras na hora de montar os slides.

Apresentação de trabalho na faculdade
Imagem: myelearningworld.com

Ainda, pense sobre o público que você vai atingir. É preciso explicar conceitos básicos ou eles já tem conhecimentos e você pode seguir na apresentação? Não use conceitos complicados sem explicar (pensando que ninguém vai entender mesmo) ou não fique enrolando em conceitos básicos que você poderia pular. Todo mundo conhece a tal da embromação, inclusive o professor.

Por último, lembre-se que uma apresentação de trabalho pode até mesmo mudar sua carreira. O professor que está assistindo pode ser aquele a te indicar para um estágio/emprego ou te dar uma carta de recomendação. Por isso (e por outros motivos já citados no texto), capriche!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários