Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Os desafios para a faculdade à distância e a pesquisa acadêmica durante a pandemia

por Simone Tagliani | 06/11/2020
Copiado!

O ensino à distância administrado pela internet tem sido a resposta para aqueles que desejam continuar a sua instrução.

Sabe-se, hoje, que o aprendizado e ensino à distância é uma realidade possível para muitas disciplinas em diferentes áreas profissionais! Contudo, algumas investigações – sobretudo no âmbito da educação superior – requerem ensaios práticos que não podem ser substituídos apenas por teorias lidas em livros ou sites. De repente, com a pandemia de 2020, um cenário novo nos foi apresentado, impondo desafios totalmente inimagináveis. Dentre eles, o de realizar tarefas escolares, pesquisas e trabalhos de conclusão de curso – ou TCC – em casa. Vamos, neste texto, descobrir, juntos, qual o ensinamento que podemos de tudo isto! Confira!

Pessoa trabalhando em regime de Home office
Pessoa trabalhando em regime de Home office. (imagem Pixabay)

Quais os benefícios e os desafios do ensino à distância?

Por necessidade, muitas pessoas tiveram que aprender em 2020 o que é ‘ensino à distância‘ e adaptar a sua rotina a isto! Com certeza, a pandemia forçou o crescimento de uma ideia que já vinha sendo consolidada nos planejamento da educação brasileira: a das instituições de ensino utilizando mais as Mídias Digitais como ferramenta de apoio para transmitir os seus cursos! Por certo, vários materiais podem ser repassados mais facilmente aos alunos através da web – como apostilas, vídeos aulas, exercícios de reforço, simulados, gráficos, tabelas e outros. Contudo, não quer dizer que, por isto, a educação presencial deva ser completamente substituída e excluída dos planos!

Afinal, nem todos os professores e alunos conseguem se adaptar ao EAD; tampouco tudo pode ser ensinado e aprendido online! Às vezes, a vivência da sala de aula e da prática se faz mais importante e necessária. É aí que entram as discussões, por exemplo, sobre os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que poderiam ou não ser realizados 100% à distância. Arquitetos e engenheiros são profissionais que têm lutado contra isto. Mas por quê?

mulher estudando em tablet representando o ensino à distância
Ensino Ead com material didático disponibilizado para internet. (imagem de Pixabay)

Imagine aprender sobre história, mas sem poder ver, ao vivo, exemplos das diferentes expressões artísticas. Ou ler sobre uma teoria matemática, tentar calcular, errar e não ter com quem discutir o caminho correto a seguir. Desenhar plantas baixas e não receber uma crítica construtiva que lhe faria melhorar a proposta. Ou apenas passar dias sem ensaiar alguma conversa com pessoas e, quando encontrar um cliente, não saber como se expressar adequadamente. Estes são apenas alguns de muitos desafios que estudantes de cursos de arquitetura e engenharia EAD poderiam enfrentar!

mulher com duvida representando estudantes com dúvidas sobre educação e ensino EAD
Cursos de Arquitetura e Engenharia EAD podem não ser boa ideia. (imagem Pixabay).

Testemunho sobre o ensino à distância

“Já passei pela experiência do ensino presencial e ensino à distância e posso dar um testemunho sobre isto! Digo que o maior desafio de estudar através da internet é manter a disciplina! Educação em casa não pode ser levada na brincadeira! Para dar certo, é preciso criar uma rotina regrada por uma agenda marcada com a programação de horas de estudo e metas baseadas no ritmo que se leva para aprender um determinado conteúdo. Mesmo longe da sala de aula, é bom tentar manter algum contato com professores e colegas – por exemplo, através de grupos de WhatsApp ou fóruns de mensagens.

O lado bom do ensino à distância é a economia de tempo. Podemos trabalhar várias horas por semana e ainda estudar nos intervalos, sem problemas. Qualquer momento livre pode ser bem aproveitado com educação – antes de dormir, num domingo a tarde, após o almoço, durante o café da manhã, e mais. Só é importante buscar um local calmo para poder escutar ou ler – inclusive em voz alta -, sem distrações. Também é bom deixar sempre em mãos, onde for, um caderno e canetas, como uma verdadeira sala de aula!”

Simone Tagliani (a autora deste texto)
Escrivaninha com notebook e tablet ilustrando o ensino à distância
Escrivaninha em home office. (imagem de Pixabay)

Como começar uma pesquisa através das Mídias Digitais?

Em algum momento, no decorrer do percurso escolar ou acadêmico, será preciso realizar uma investigação. Os motivos podem ser os mais diversos. Um exercício proposto pelo professor pode ser um deles. Mas o desafio maior será criar uma monografia ou mesmo uma tese final de curso. É algo possível? Como obter as respostas para certos questionamentos estando longe de pessoas, bibliotecas, museus, laboratórios e mais?

De fato, muitas vezes a tarefa é mesmo impossível! Muita coisa não pode ser investigada sem que se possa entrar em contato direto com as fontes – entrevistas com representantes da comunidade, medição e fotografia de terrenos, análise de amostras, e mais. Porém, há muito conteúdo que já está disponível pode ser acessado através da internet – como reportagens, obras digitalizadas e cópias de artigos e trabalhos de outros profissionais. E olhar este material na web pode ser um bom começo para a sua pesquisa, dependendo do assunto abordado.

Arquiteto de costas observando painel com papeis
Arquiteto realizando uma reflexão sobre o seu trabalho e pesquisa.

Quais os melhores cursos para focar durante a Pandemia?

Muita coisa não pode ser aprendida na internet; mas muita coisa pode! É nisto que você precisa se focar, em como aproveitar esta maravilhosa tecnologia ao seu favor! Existem vários cursos de pouco valor ou até mesmo gratuitos – de maior ou menor duração – disponíveis em sites e redes sociais. Muitos deles devem te ajudar, como profissional, a melhorar o seu aprendizado de idiomas ou te atualizar sobre o mercado e como ele lida atualmente com certos procedimentos e mecanismos tão necessários no seu dia-a-dia de trabalho!

Hoje em dia, existe uma gama enorme de opções de faculdades com aulas online. E ainda existem mini cursos que ensinam a investir em micro e pequenos negócios – como os do Sistema Nacional de Aprendizado Comercial. Mas é preciso avaliar se o tema e sistema de ensino à distância do curso escolhido combina com o seu jeito de estudar e aprender!

máscara sobre computador, mostrando a dificuldade do ensino à distância durante a pandemia
Estudo durante a pandemia. (imagem Pixabay)

A pandemia é um momento de resignação, mas também é uma boa oportunidade de dar bons passos na carreira! Preencha este tempo com algo realmente válido e, quando tudo acabar e o otimismo do mercado voltar, saia com o pé-direito e muitos certificados e diplomas em mãos!

Descubra como será a educação pós COVID-19 clicando aqui!

Fontes: Educa mais Brasil, Todos pela Educação, Quero Bolsa, G1.

Como está sendo sua experiência com o ensino durante a pandemia? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquiteta & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.

Comentários