Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Desconto no IPVA para veículos elétricos e híbridos

por Marina Lira | 17/09/2015
Copiado!

veiculo-eletrico-hibrido-ipva-blog-da-engenharia
Hoje em dia está cada vez mais frequente a preocupação por um mundo mais sustentável. Leis e soluções surgem em várias metrópoles para contribuir com o meio ambiente.
A grande novidade está na cidade de São Paulo, com o projeto que dá desconto de 50% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos elétricos e híbridos (com um motor a combustão e outro elétrico), sancionado pelo prefeito Fernando Haddad em maio de 2014, acaba de ser regulamentado.
carro-eletrico-ipva-blog-da-engenharia
A lei nº15.997 tem como objetivo estimular a população a aderir carros não poluentes, gerando benefícios não só para o meio ambiente, mas também para o bolso dos condutores paulistanos. O IPVA pago anualmente varia de 1,5% a 4% do valor venal do veículo, a taxa é dividida igualmente para o estado e a cidade na qual houve o emplacamento.
Sendo assim, a Prefeitura de São Paulo está disposta a ceder a sua parte para o incentivo da utilização dos carros híbridos ou que utilizem hidrogênio como força combustível.

motor-hibrido-blog-da-engenharia

Modelo de motor híbrido


Com um gasto menor de energia e zero emissão de gases, esta tecnologia ainda é cara no Brasil. Os principais desafios baseiam-se no alto custo dos veículos e na necessidade de uma rede de pontos de recarga rápida espalhados pelo país. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, existe uma frota com cerca de 3 mil veículos elétricos espalhados pelo país.
Além do desconto no IPVA, a prefeitura ainda está analisando a possibilidade da suspensão do rodízio. Segundo Haddad, se houvesse a liberação do rodízio para esses tipos de veículos, talvez tivesse a substituição de dois carros poluentes por um não poluente.
E aí, qual é a sua opinião sobre essa nova lei?


Quer saber como funciona um veículo elétrico? Saiba mais aqui!

Copiado!

Comentários