Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Arquitetura Moderna: um olhar diferente sobre o Copan pela ocupação de seus moradores

por Simone Tagliani | 06/05/2021

São Paulo abriga uma das mais lindas e importantes obras de arquitetura do Brasil, o edifício Copan, projeto do famoso Oscar Niemeyer. Neste texto fazemos um comparativo entre diferentes projetos de decoração de interiores que revelam perspectivas diferentes desta construção - da simplicidade ao glamour!

Quem já passou pelo centro da cidade de São Paulo já pode ter tido a chance de admirar uma das obras mais bonitas projetadas por Oscar Niemeyer, o  Copan. Esse edifício, parte residencial e parte comercial, é classificado por muitos como uma das melhores referências da Arquitetura Brasileira, sobretudo no auge do Período Moderno. Ele chama a atenção pela sua história, engenharia e também estética. E, nesse texto, vamos comentar um pouco sobre a sua história e sobre os diferentes tratamentos de interiores dados pelos ocupantes aos modelos de apartamentos. Não deixe de conferir!

Copan
Copan em São Paulo – imagem de imagem de Segredos do Mundo

Um breve relato sobre a história do Edifício Copan

Tudo começou na década de 1950. Na época, a cidade de São Paulo passava por um crescimento imobiliário intenso. Foi quando o renomado arquiteto Oscar Niemeyer recebeu a proposta da Companhia Pan-americana de Hotéis para o projeto do icônico edifício no centro da capital. Depois disso, a execução do trabalho sofreu várias interferências devido a problemas de alvará, problemas financeiros e problemas de parcerias. Enfim, a estrutura só ficou pronta no ano de 1966.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Copan
Copan – imagem de Pinterest

A partir do momento que o Copan foi inaugurado, suas unidades estavam altamente valorizadas. Na década de 1980, habitar uma de suas unidades era considerado algo glamoroso. Infelizmente, anos depois, o edifício passou por um período de degradação. Só mais perto da década de 90 é que ele passou pela primeira tentativa de recuperação de valor.

Em 2010, esta arquitetura começou a fazer parte do projeto Cidade Limpa, prevendo reparos em sua fachada. 2012 foi tombado como patrimônio histórico. Em 2014, precisou receber uma rede de proteção para assegurar que as constantes quedas de pastilhas e blocos de concreto da fachada – ainda não reformada – deixassem de colocar em risco a segurança dos transeuntes no térreo.

Copan
Copan – imagem de Artigos e Notícias sobre Incêndios

Detalhes sobre a incrível arquitetura do Edifício Copan

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual”

– Oscar Niemeyer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Precisamos começar esse tópico lembrando que o edifício Copan foi construído em alvenaria e concreto armado – aliás, sendo uma das maiores estruturas do país neste sistema -, com cerca de 115 m de altura e 120 mil metros quadrados de área construída.

Além de uma engenharia estrutural muito bem pensada, o Copan tem uma estética arquitetônica que chama bastante atenção. O edifício é composto de uma espinha dorsal limpa, sem ornamentos, e em formato de S, expressando muita leveza e liberdade formal – características marcantes do movimento moderno ao qual ele pertence. Esta solução aparentemente incomum foi uma simples resposta do projetista ao que era necessário para integrar esta obra ao entorno e à paisagem.

Veja Também: Por dentro do Palácio da Alvorada, sua história e soluções de Engenharia

Copan
Copan em São Paulo – imagem de UOL

O projeto original do edifício previa um grande volume dividido em dois blocos – um residencial e outro hotel, que teria 600 apartamentos – unidos por uma marquise no térreo. Contudo, o plano sofreu drásticas alterações em 1957, quando o Banco Bradesco comprou os direitos de construção do Copan. Então, foi erguido apenas um volume de 32 ‘andares tipo’ com 1160 unidades habitacionais e 20 elevadores sobre uma galeria com 5 acessos diferentes, 72 lojas, um cinema – que hoje funciona como igreja – e 221 vagas de garagem. 

Os diferentes apartamentos do Edifício Copan e suas decorações

Entre os 1160 apartamentos do Copan, existem unidades com diferentes formatos e tamanhos de planta baixa. De acordo com a proposta de Niemeyer, essas residências teriam tamanhos bem maiores. A ideia dos construtores era otimizar a área onde inicialmente eram previstos apenas 900 apartamentos.

A malha estrutural permitiu essa flexibilidade! Então, foram pensadas opções diferentes para atender uma maior diversidade de moradores – de classes sociais, idades e estilos diferentes de vida. Assim surgiram os quitinetes com áreas em torno de 20 metros quadrados até espaços com 200 metros quadrados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Copan
Planta Baixa Copan – imagem de Viva Decora

As imagens e vídeos apresentados a seguir mostram um pouco sobre como as pessoas interpretam de formas diferentes essa arquitetura. Como elas se apropriaram dos espaços, os transformaram e personalizaram de acordo como queriam.

Alguns projetos mostram soluções de decoração mais simples e minimalistas. Também tem aqueles mais requintados – e até pertencentes a celebridades da Internet. E outros com visual bem ousado, em estilo industrial, combinando muito bem com a fachada moderna idealizada por Niemeyer.

Copan
apartamento Copan – imagem de Histórias de Casas
Copan
apartamento Copan – imagem de Airbnb
Copan
apartamento Copan – imagem de Histórias de Casas

Por falar em fachada, uma das maiores características do edifício Copan é o uso de brises. Esses elementos serviriam para proteção solar e conforto térmico das unidades habitacionais – também realçando a ondulação da sua volumetria. Porém, é justamente esse fechamento e proteção de fachada que mais incomoda os moradores. Os caixilhos são difíceis de substituir e os brises difíceis de serem higienizados, acumulando muita poeira e estragando a estética dos interiores. Mas, sem dúvidas, é justamente isso que dá o charme para quem olha, de dentro dos apartamentos, em direção à vista da cidade !

Copan
Fachada Copan – imagem de Refúgios Urbanos

Apartamentos de pessoas comuns:

Apartamentos de celebridades:

Então, o que achou destes lindos apartamentos? Deixe sua opinião nos comentários?


Fontes: Viva Decora, Wikipedia, Veja, Histórias de Casas, Arquitetura e Construção, ArchDaily.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.