Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Turismo no Egito: visitantes são atraídos por montanhas de sal em região perto do Canal de Suez

por Clara Ribeiro | 07/05/2021

O deserto do Saara, popularmente conhecido por possuir temperaturas elevadíssimas. Em 2021, porém, foram montanhas de sal que apareceram na região egípcia.

O deserto do Saara, popularmente conhecido por apresentar temperaturas elevadíssimas, também chama a atenção em determinadas épocas por ficar coberto de gelo. Em 2021, porém, foram outras montanhas de sal que atraíram a atenção da mídia, foco de quem pensava em realizar turismo no Egito!

Nem mesmo a Pandemia do Covid-19 tem afastado os visitantes do local. Eles têm sido atraídos até a cidade de Port Fouad, localizada ao norte do Canal de Suez, devido às gigantescas montanhas brancas, que parecem inicialmente de gelo, mas na verdade são formadas por sal – isso mesmo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse fenômeno aconteceu de maneira repentina no Egito e acabou virando uma atração turística após várias imagens viralizadas na Internet de pessoas deslizando sobre elas. Continue lendo para saber mais sobre esta história!

montanhas de sal
Imagem extraída de UOL

Nova atração do turismo no Egito

De acordo com registros de agências de notícias, uma grande quantidade de turistas tem visitado a região, partindo de diversos locais do Egito para apreciar presencialmente essa paisagem única.

Lembrando que, em razão da Pandemia, há diversas restrições para quem deseja visitar outros países. Desse modo, a maioria dos curiosos são oriundos de locais próximos.

O fotógrafo Mohamed Wardany, além de despertar a curiosidade de pessoas presentes nas redes sociais, ressalta que as montanhas de sal também possuem um poder espiritual. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“(…) o sal tem propriedades curativas e, quando colocado sobre ele, tem a capacidade de limpar a energia negativa do corpo.” – Wardany, afirma, em entrevista à CNN Travel. 

A saber, o sal presente em Port Fouad é exportado depois para países mais frios e utilizado para derreter gelo para liberar estradas e ajudar na locomoção de pessoas que moram em países atingidos por nevascas. 

montanhas de sal
Imagem extraída de UOL
montanhas de sal
Imagem extraída de UOL

Deserto da Saara: dados e curiosidades 

Atualmente, o Saara é o maior deserto do mundo e fica localizado ao norte do continente africano. Seu território abrange os territórios dos seguintes países:

  • Egito
  • Marrocos
  • Argélia 
  • Líbia 
  • Tunísia 
  • Mauritânia 
  • Mali
  • Sudão 
  • e Chade

Ademais, ele faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo e ao sul com o Rio Níger, a leste com o Mar Vermelho e a oeste com o Oceano Atlântico. 

O Saara está localizado em uma região de planalto e com presença de cadeias montanhosas. E ainda que possamos encontrar rochas, a maior parte do espaço é formada por areia. 

As dunas do deserto surgem através das tempestades de areia, e em meio a esse cenário, existem oásis, nos quais há presença de água e vegetação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

deserto
Imagem extraída de EBC

Lá, as chuvas são muito raras, e as temperaturas podem chegar a 50°C durante o dia e -5°C  durante à noite. Por isso, viver no Saara é uma missão bem desafiadora! 

Alguns povos vivem na região, como é o caso dos tuaregues e dos beduínos. Esses últimos atravessam constantemente o Deserto do Saara com seus camelos para realizar práticas comerciais.

Por fim, vale destacar que o deserto do Saara possui cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados e o principal rio que atravessa seu território é o Nilo. 

deserto
Imagem extraída de Wikipedia

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as montanhas de sal no Egito e sobre o Deserto do Saara? Compartilhe com quem vai adorar conhecer isso!


Fonte: UOL e Wikipedia.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.