Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cratera gigante assusta zona rural do México [veja quais as hipóteses para o seu surgimento]

por Redação 360 | 10/06/2021

Lidar errado com a terra pode trazer sérias consequências. Esta pode ter sido a causa para o surgimento de uma cratera no México! Entenda o caso!

No final do mês de maio de 2021, uma cratera de cerca de 5 metros de diâmetro apareceu em Santa Maria Zacatepec, região rural do México. Localizado a cerca de 119 quilômetros da Cidade do México, o buraco aumentou incríveis seis vezes de tamanho em apenas 24 horas.

Além disso, o local começou a se encher de água. E depois de dos dias, já em 31 de maio, o buraco excedia os 100 metros de diâmetro, alcançando 20 metros de profundidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cratera na zona rural mexicana, no estado de Puebla.
Imagem extraída de Diário do Estado – GO

O governo mexicano, bem como o governo do estado de Puebla, acionaram geólogos, especialistas em hidrologia e técnicos para avaliar o local, sendo interditado. Até agora, tudo indica que as causas são naturais, apesar de ainda não haver uma explicação definitiva.

A secretária do Meio Ambiente de Puebla, Beatriz Manrique, explica: “Pode ter havido um amolecimento da terra de cultivo e extração de aquíferos. E quando a pressão da água na camada superficial se tornou maior que a do solo, gerou uma variação de peso na crosta terrestre, que acabou por ceder”.

Cratera em Puebla (MEX)
Imagem extraída de SIC Notícias
Cratera em Puebla (MEX)
Imagem extraída de Euronews

Casa foi atingida pela cratera

Estima-se que o relatório da investigação ficará pronto em cerca de um mês, segundo autoridades mexicanas. Nesse meio tempo, a casa mais perto da cratera, habitada por Magdalena Xalamihua e sua família, teve de ser evacuada. Infelizmente, o buraco, que aumenta a cada dia, chegou a afetar parte da casa.

Xalamihua relatou ao jornal El País: “Ouvimos o que soou como um estrondo. Pensávamos que eram foguetes, mas olhamos para a rua e vimos como a terra se movia e a água saía (…). Saímos correndo”.

Cratera em Puebla (MEX)
Imagem extraída de India – Global News

Nos vídeos a seguir, é possível obter mais informações sobre o caso, noticiado em dois momentos diferentes no último mês e destacando a evolução da cratera:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Diário do Estado; Observador; Tempo.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.