Engenharia 360

Mercado da Engenharia Civil: o quadro geral das construtechs e proptechs no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023 4 min

Mercado da Engenharia Civil: o quadro geral das construtechs e proptechs no Brasil

por Redação 360 | 27/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Não é novidade que estamos passando por um dos momentos mais difíceis da história da humanidade. Parte da causa é, sem dúvidas, a pandemia, que trouxe grandes tristezas, mas também impulsionou o desenvolvimento ou o aprimoramento de várias tecnologias, processos de trabalho e mão-de-obra. Isso inclui, certamente, tudo que é relacionado as atitudes de resiliência, envolvendo demais as startups do setor de construção civil – que, apesar de tudo, vem crescendo no Brasil, beneficiando construtoras, clientes e economia.

construtechs e proptechs
Imagem reproduzida de Cimento Itambé

Veja Também: Entenda os detalhes que regem o novo Marco Legal das Startups, sancionado pelo Governo Federal em 2021

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Crescimento, apesar da crise

A pandemia, sim, foi uma grande impulsionadora de iniciativas relacionadas a esse mundo das tecnologias, tanto que, por incrível que pareça, ajudou várias startups na área da construção civil – ou construtechs – a crescerem neste período. Os investimentos mais significativos aconteceram em 2021 – número duas vezes maior que em 2020. E tem ainda as proptechs ou tecnologias da informação no mercado imobiliário. O setor chegou a crescer 13,82% entre 2021 e 2022, conforme dados do 6º Mapa de Construtechs & Proptechs; hoje, há algo como 955 empreendimentos ativos no país com menos de 150 colaboradores e até 15 anos de atuação.

O que explica tudo isso? Bem, em parte é por conta da visão dos novos investidores, que acreditam que tais negócios possam trazer grandes benefícios para o setor. Por exemplo, melhor planejamento e gestão da obra, treinamento de trabalhadores, controle de materiais, maior segurança e controle de acesso, menos desperdício, menos erros, redução do tempo de obra, entre outros ganhos.

Para eles, pensando no nosso mercado, ainda existem grandes desafios a serem superados, como a implantação de certas tecnologias, sobretudo pelas pequenas e médias empresas, capacitando suas equipes para essa transformação cultural, que é inevitável. Ainda bem que o Brasil já tem uma aceleradora para preparar essas startups da construção civil a WIP (Work in Progress), que nasceu da reunião da Gerdau, InterCement, Tigre e Vedacit.

construtechs e proptechs
Mapa construtechs 2020 Brasil | Imagem reproduzida de Terracotta Ventures

Veja Também: Startups, o que são e por que trabalhar em uma?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Algumas importantes construtechs e proptechs brasileiras da atualidade

  • Brasil ao Cubo: desenvolve módulos individuais pré-fabricados, que permite entregar obras quatro vezes mais rápido, tal empresa foi responsável pela construção de cinco hospitais durante a pandemia com uso de elementos metálicos.
  • Tecverde: hoje, uma especialista em construção industrializada em woodframe.
  • Âmbar: começou com proposta de construção modular e hoje atua em duas vertentes – industrialização e digitalização – a partir de plataforma de soluções.
  • Dataland: usa dados – coleta, catalogação e clusterização – e inteligência artificial para o processo de estudo de viabilidade de incorporações.
  • Ambar: focada em construções inteligentes para todas as etapas da construção, desde a elaboração do projeto e planejamento, até a etapa final de moradia.
  • Divid: responsável por criar espaços pensados no compartilhamento e oferecer uma experiência única de locação.
  • DivCAD: desenvolvedora de software para detalhamento de projetos e orçamentos de paredes de divisórias e forros e divisórias.
  • Quinto Andar: conhecida no mercado imobiliário por desburocratizar o processo de locação de
  • imóveis.
construtechs e proptechs
Imagem reproduzida de Habitability
  • Urban 3D: desenvolvedora de software que ajuda no controle de materiais, produção em tempo real e dados de análise e otimização de fábrica.
  • Gerencia Obras: desenvolvedora de plataforma online para gestão completa de obras.
  • Sensora Group: com sistema Painel Predial, para instalação de sensores no medidor de água e energia, uma central de comunicação para coletar e armazenar dados, e um sistema na “nuvem” que interpreta os dados recebidos e emite alertas.
  • ION Energia: voltada às soluções de geração de energias renováveis, oferecendo kits de componentes para geração de energia fotovoltaica.
construtechs e proptechs
Imagem reproduzida de Celere
  • Molegolar: trabalha com sistema de plantas arquitetônicas, que permite aumentar ou diminuir a planta de um imóvel levando em consideração as necessidades do cliente.
  • OrçaFasio: desenvolvedora de sistema eletrônico que ajuda no orçamento de obras e simplifica o entendimento dos dados para gestão.
  • Agilean: desenvolvedora de hardware que serve para auxiliar empreiteiras à aumentar a produtividade no canteiro de obras.
  • Construct App: desenvolvedora de aplicativo capaz de “unir” canteiro de obras e escritório, facilitando o trabalho das empresas de construção no momento de gerenciamento.
construtechs e proptechs
Imagem reproduzida de Habitability
  • NetResíduos: desenvolvedora de software no setor ambiental, que transforma os dados sobre os resíduos em algo que chamam de indicadores estratégicos.
  • Contraktor: trabalha com sistema que ajuda outras empresas na elaboração de contratos, permitindo que os envolvidos na negociação possam acompanhar todas as etapas do contrato.
  • ION Energia: disponibiliza conjuntos de componentes para geração de energia fotovoltaica, energia solar, e produtos que criam energia com sistema de recarga.
  • Tracktoor: trabalha com locação de equipamentos para obras por meio de plataforma que conecta locatários e locadores.

Veja Também: O crescimento das Foodtechs no Brasil


Fontes: Cimento Itambe, Promonews, Blog Obra Prima Web, Halo Notoriedade, Forbes, Revista PEGN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo