Engenharia 360

Relembrando a história por trás da criação do Apple II

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/06/2022 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem reproduzida de RR Auction

Relembrando a história por trás da criação do Apple II

por Redação 360 | 28/06/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de RR Auction
Engenharia 360

Acredite se puder, mas Apple tem quase 50 anos de trajetória. Em abril de 1976, Steve Jobs se uniu a um colega, Stephen Gary Wozniak, e a um investidor, Ronald Wayne, para conseguir criar a sua empresa startup, a Apple Computer Company. Essa história foi contada no filme 'Jobs', com participação do ilustre ator Ashton Kutcher. Esse foi um marco da evolução tecnológica. Pode-se dizer que, se a nossa vida é como é hoje, foi graças a esse momento.

história da apple
A evolução do logo da empresa Apple | Imagem reproduzida de Wonder Media

Sim, os computadores já existiam na década de 70. Contudo, eles eram bem diferentes, até mesmo em seu propósito. E o que Steve propôs foi a produção de modelos dessa máquina para uso pessoal, algo que ele sonhava ver na prática desde criança. A ideia agradou outras pessoas, tanto que, em pouco tempo, a Apple se tornou líder americana do mercado de computadores pessoais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De repente, tudo que a empresa produzia passou a influenciar o mundo inteiro. Ninguém nunca mais olhou para os computadores da mesma forma, usando-os com mais frequência no seu cotidiano, sobretudo profissional. Era o início de uma nova Era!

história da apple
Ronald Wayne e Steve Jobs | Imagem reproduzida de TecMundo

O lançamento do Apple I

Jobs era o grande visionário, sem dúvidas. Mas Wozniak entrou na jogada com sua experiência em desenvolvimento de produtos da Atari, um conhecimento que foi essencial para a tomada de decisões importantes, como a administração do negócio. O primeiro protótipo desenvolvido por eles, chamado de Apple I, apresentava pouco mais que uma placa de circuitos com um processador e uma memória, projetado para ser conectado a uma televisão e um teclado.

O Apple I foi pensado para uso pessoal mesmo, algo simples - pelo menos se comparado à tecnologia que temos hoje -, mas que já foi revolucionário na época. Veja bem, nesse momento, o máximo de interação que as pessoas tinham com computadores era por meio do uso de teletipo, que imprimia o resultado de programas e comandos em papel. Certeza de que os jovens da atualidade, impacientes com a questão 'tempo', entraram em parafuso com esse modelo de máquina!

Mas olha que interessante, o Apple I até começou a ser ofertado em lojas de informática de São Francisco - que naquela fase da história eram chamadas de "Byte Shops". O preço girava em torno de US $700, vendido na forma de um kit para montar. Só que logo tanto os criadores quanto os consumidores entenderam ser preciso mais. Assim surgiu o Apple II!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

história da apple
Apple I | Imagem reproduzida de Olhar Digital
história da apple
Apple I | Imagem reproduzida de Olhar Digital
história da apple
Apple I | Imagem reproduzida de Hardware

Veja Também: 5 momentos que definem a história da Internet

O sucesso do Apple II

O Apple II foi criado e lançado em 1977. Logo ele se tornou um grande sucesso. O que ele tinha de diferente do Apple I? Bem, ele vinha com:

  • um hardware mais poderoso, capaz de produzir gráficos coloridos;
  • controlador de vídeo para 24 linhasc e 40 colunas de caracteres (apenas letras maiúsculas);
  • sistema operativo Interger BASIC;
  • processador MOS Technology 6502 em 1,00 MHz;
  • memória RAM de 4 KiB (base);
  • placa de som de um canal;
  • interface para fitas cassetes de áudio;
  • saída NTSC para um monitor, que permitia a exibição de gráficos até 16 cores;
  • oito slots de expansão internas; e
  • um gabinete de plástico com o telhado.

Detalhe: todos os componentes do Apple II vinham montados. Por isso é que o preço de venda desse novo modelo de computador variava entre US$ 1 300,00 e US$ 2 650,00 - a depender do RAM, que podia apresentar de 4 kB, 16 kB ou 48 kB.

Bastava apenas o usuário conectá-lo a uma TV através de um modulador RF. E isso era tão mais prático, que virou uma febre, principalmente entre empresas que se aventuravam a começar a informatizar seus sistemas. Para isso, elas apostaram na máquina Apple II e no software VisiCalc, o primeiro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

história da apple
Apple II | Imagem reproduzida de Mania de Colecionar
história da apple
Apple II | Imagem reproduzida de Marcin Wichary, via Wikipédia - https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Apple_II_Plus,_Museum_of_the_Moving_Image.jpg

Por mais de uma década, milhares de profissionais e estudantes nos Estados Unidos e em outros países do globo puderam realizar seus exercícios com ajuda da informática via Apple II. Esse produto foi descontinuado em 1979 e sua fabricação parou de acontecer em 1993, depois de mais de 5 milhões de unidades fabricadas. Emtretanto, os descendentes dessa geração Apple, mesmo de outras empresas, sempre tiveram na história da criação desta máquina uma grande inspiração.

história da apple
Steve Jobs e um modelo Apple II | Imagem reproduzida de Engenharia é

Fontes: Wikipedia, Infopedia, Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo