Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Empresa júnior da UFRJ é destaque na Engenharia e na formação de profissionais

por Luciana Reis | 29/01/2016
Copiado!

A importância das empresas juniores e da participação dos alunos de forma a aprimorar os conhecimentos, exercendo-os na prática, já foram abordadas anteriormente aqui no Blog da Engenharia. E mais um exemplo pode ser destacado entre os diversos da área da Engenharia. Localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a primeira escola de Engenharia do Brasil e das Américas, e uma das primeiras do mundo, está a Fluxo Consultoria, uma empresa júnior voltada a projetos que abrangem, além da Escola Politécnica, a Escola de Química da universidade.

trabalho-em-equipe-blog-da-engenharia

Imagem: Fluxo Consultoria



Como associação civil sem fins lucrativos, o trabalho voluntário dos membros acontece há 22 anos. Fundada por sete alunos do curso de Engenharia de Produção da UFRJ, atualmente empreendedores, pequenas, médias e grandes empresas estão entre os clientes da Fluxo Consultoria, em serviços como criação de novos negócios, soluções em Engenharia Civil e Elétrica, projetos mecânicos e projetos de Engenharia em neutralização de carbono.
Para contar mais detalhes sobre o trabalho desta empresa júnior, os objetivos e expectativas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o Blog da Engenharia entrevistou Jorge Tadeu Duarte Romano, Diretor de Marketing, e Vinícius Fernandes, Presidente da Fluxo Consultoria, que ressaltaram o caráter multidisciplinar dos projetos desenvolvidos na empresa júnior, envolvendo todas as Engenharias da UFRJ.

+ Novos projetos, novas tendências

Além dos projetos já desenvolvidos, a empresa júnior tem focado mais em T.I. e na otimização da produção, de forma a auxiliar na adequação de seus clientes à legislação industrial. Em meio ao cenário de crise e alta nos preços, foram iniciados os estudos para a inclusão de itens mais sustentáveis, voltados à eficiência energética, por exemplo.
Para o desenvolvimento dos projetos, o momento do país é crucial. “Os projetos de construção civil e gestão de negócios têm uma demanda maior por consultores, mas a área de rotulagem de alimentos e boas práticas para restaurantes também está se destacando com a proximidade dos Jogos Olímpicos e aumento da fiscalização”, afirma Jorge Tadeu.

+ Os desafios e caminhos aos engenheiros

Um profissional em constate atualização, que sempre busca se especializar, sempre antenado com as mudanças e inovações tecnológicas e com capacidade de adaptação a novas situações, estas são características que fazem parte do perfil esperado de um engenheiro. Mas Jorge Tadeu acrescenta outras características que fazem o profissional se destacar: “Hoje, além do domínio das técnicas tradicionais, do cálculo e da física, as atividades extracurriculares e a questão comportamental ganharam muito destaque para avaliar um candidato à vaga de engenharia, afinal as empresas precisam de mais que um diploma”.

estudantes-engenharia-blog-da-engenharia

Imagem: Poli/UFRJ


A valorização do esforço e das experiências extracurriculares são cada vez mais presentes no mercado, o que explica o enfoque do trabalho das empresas juniores, como a Fluxo, que se destaca pelos resultados já alcançados, em mais de 400 projetos de Engenharia. “Dessa forma, a tendência é que o mercado de engenharia valorize mais, e se volte àqueles que pensam a Engenharia na prática, ainda na graduação, como ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Os preferidos pelo mercado aprendem cada vez mais cedo a gerenciar recursos, equipamentos e pessoas: uma questão tão complexa quanto os problemas desenvolvidos nas aulas de cálculo”.
Conheça o site da Fluxo Consultoria para saber mais detalhes sobre o trabalho desta empresa júnior!

Copiado!

Comentários