Engenharia 360

Construção em tempo recorde na China: conheça a técnica que permite erguer prédios em até 30 horas

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 05/09/2023 | Atualizado em 03/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de pplware.sapo

Construção em tempo recorde na China: conheça a técnica que permite erguer prédios em até 30 horas

por Simone Tagliani | 05/09/2023 | Atualizado em 03/01/2024
Imagem reproduzida de pplware.sapo
Engenharia 360

A China é conhecida por suas construções em tempo recorde. Mas você sabia que eles são capazes de erguer prédios de 10 andares em até 30 horas?

É isso mesmo que você leu! Uma empreiteira chinesa alcançou a notável façanha de realizar uma construção em tempo recorde, erguendo um prédio de dez andares em apenas 28 horas e 45 minutos. Claro que podemos fazer um comparativo com a nossa realidade, cuja situação se contrasta com a demora da maioria das obras realizadas no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na China, o uso de tecnologia avançada de sistemas de construção pré-fabricados foi o que permitiu essa construção rápida e eficiente. Esse método envolve a utilização de unidades modulares autônomas produzidas antecipadamente e montadas como peças de um grande quebra-cabeça. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!

Construção em tempo recorde
Imagem reproduzida de Broad Group, via Nascer do Sol, Sapo

Como a técnica de construção pré-fabricada funciona

A empreiteira chinesa do Grupo Broad realizou essa obras na cidade de Changsha em tempo recorde - foram 240 metros de complexo em 19 dias - usando materiais pré-fabricados.

A técnica de construção pré-fabricada na China é baseada em módulos autônomos produzidos previamente. Esses módulos, similares a contêineres, são pré-fabricados com precisão, permitindo sua rápida montagem no local da construção, como peças de um quebra-cabeça. A montagem envolve apertar parafusos e conectar serviços como água e eletricidade. A singularidade está na realização simultânea de etapas complementares, garantindo eficiência e rapidez.

A velocidade de construção pré-fabricada é possível devido ao planejamento detalhado, uso de maquinário eficiente e realização de etapas complementares em paralelo.

Nesse caso chinês, as paredes de concreto foram conectadas uma a uma, semelhante a encaixar peças de Lego. A empresa ainda utilizou guindastes para içar as peças pré-fabricadas e, em seguida, completar o acabamento, incluindo fiação e revestimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Casas pré-moldadas de metal: a chave para uma construção sustentável e eficiente no futuro

Quais são as vantagens da técnica de construção pré-fabricada

A instalação de módulos pré-fabricados no local das construções é algo relativamente simples e eficiente. Os módulos têm um tamanho padrão, semelhante a contêineres, o que facilita o transporte e a montagem. A instalação envolve apertar parafusos para conectar os módulos, além de conectar água e eletricidade.

A flexibilidade do sistema permite até mesmo a modificação da posição e quantidade de paredes, portas, janelas e varandas após a conclusão da construção pré-fabricada.

O resultado final é um prédio construído de maneira extremamente rápida e eficiente. Essa técnica não é exclusiva da China, sendo utilizada em diversos lugares, inclusive no Brasil, principalmente em obras industriais, comerciais e galpões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São as principais vantagens da construção com módulos pré-fabricados em comparação com estruturas convencionais:

  • Rapidez: A construção é significativamente mais rápida e eficiente, podendo resultar em prédios completos em questão de horas.
  • Qualidade: Os módulos são fabricados com alta qualidade e precisão em condições controladas, o que tende a reduzir erros de construção.
  • Baixo custo: A produção em massa de módulos pré-fabricados pode levar a custos menores.
  • Flexibilidade: A possibilidade de modificar a posição e quantidade de paredes, portas, janelas e varandas após a conclusão oferece maior flexibilidade no design.
  • Fácil instalação: A montagem é simples, com a necessidade apenas de apertar parafusos e conectar serviços como água e eletricidade.
  • Portabilidade: Os módulos podem ser transportados para diferentes locais, permitindo realocações mais fáceis.

Veja Também: Construções Relâmpago: 10 Projetos Erguidos em Tempo Recorde

Quais são as características do prédio construído na China

A construção em tempo recorde na China foi de um prédio de 10 andares. Sua obra foi gerida pela empreiteira chinesa Broad Group, empregou módulos autônomos construídos antecipadamente cujo tamanho era tipo padrão de contêiner (2,44 x 3 x 12,19 m) - que podem ser, por exemplo, adaptados para diferentes tipos de construções, desde residências de luxo até arranha-céus.

Diz-se que a estrutura desse prédio é mais leve e mais forte do que estruturas convencionais, sendo resistente a terremotos e tufões, e apresentando um consumo de energia ultrabaixo.

Construção em tempo recorde
Imagem reproduzida de Blog Vivali Imoveis
Construção em tempo recorde
Imagem reproduzida de pplware.sapo
Construção em tempo recorde
Imagem reproduzida de BBC via G1

Possibilidades de uso da técnica no Brasil e no mundo

No geral, a tecnologia de construção com módulos pré-fabricados permite a construção rápida, eficiente, flexível e de alta qualidade de edifícios, com potencial para ser uma alternativa eficaz às técnicas de construção convencionais.

No Brasil, a técnica de construção pré-fabricada com placas é utilizada, mas a falta de investimentos e incentivos pode limitar sua adoção em larga escala. Para aumentar a produtividade, as empreiteiras brasileiras utilizam máquinas pesadas e realizam etapas complementares em paralelo, como fiação e revestimento, para acelerar o processo.

Construção em tempo recorde
Imagem reproduzida de pplware.sapo

Considerações Finais

Portanto, tanto no Brasil quanto na China, as empreiteiras buscam ganhar em produtividade na construção através de técnicas de pré-fabricação, montagem rápida de módulos e realização simultânea de etapas complementares. No entanto, no Brasil, fatores como a burocracia estatal e a falta de investimentos podem dificultar a adoção mais ampla da técnica de construção rápida e com eficiência.

Veja Também:


Fontes: Revista Oeste, Casa Vogue.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo