Engenharia 360

Como instalar guarda-corpo de vidro com segurança e qualidade?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 16/01/2024 5 min
Imagem de gpointstudio em Freepik

Como instalar guarda-corpo de vidro com segurança e qualidade?

por Simone Tagliani | 16/01/2024
Imagem de gpointstudio em Freepik
Engenharia 360

O guarda-corpo de vidro é uma estrutura de visual elegante bastante utilizada em obras modernas de engenharia e arquitetura. Sua função é proteger as pessoas de quedas em locais com desnível, como escadas, sacadas e ambientes internos ou externos, sem comprometer o design das edificações por conta de sua transparência. Mas sua instalação exige cuidados especiais, com foco na segurança dos usuários. Confira este guia do Engenharia 360, com dicas para uma instalação bem-sucedida!

Quais os principais modelos de guarda-corpo de vidro

No geral, os guarda-corpos de vidro são compostos de placas de vidro, acessórios de fixação, colunas, botões e suportes. Nas vidraçarias, você encontra diferentes modelos disponíveis para instalação, todos muito bonitos e ideias para diversas aplicações. Os mesmos são classificados de acordo com o modo de fixação e vidro utilizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A escolha do tipo de guarda-corpo de vidro deve ser feita de acordo com as necessidades e o orçamento do projeto.

guarda-corpo de vidro
Imagem de Freepik

Fixações

  • Fixação lateral: O vidro é fixado em colunas laterais, que podem ser de metal ou concreto.
  • Fixação superior: O vidro é fixado em uma estrutura superior, como uma viga ou teto.
  • Fixação combinada: O vidro é fixado em colunas laterais e em uma estrutura superior.

Detalhamento

Confira exemplos de detalhamento de projetos de estruturas de guarda-corpos de vidro:

guarda-corpo de vidro
Imagem reproduzida de Pinterest
guarda-corpo de vidro
Imagem de Victor Gordeeff em Pinterest
guarda-corpo de vidro
Imagem reproduzida de Q-railing

Vidros

  • Vidro laminado: É o tipo de vidro mais indicado para guarda-corpos, pois é mais resistente a impactos e quebras.
  • Vidro aramado: É um tipo de vidro que possui uma malha metálica entre as duas chapas de vidro. É mais resistente que o vidro comum, mas não é tão resistente quanto o vidro laminado - sobretudo temperado de máxima resistência.

Veja Também:

Quais tipos de vidro usar em portas, vitrines e divisórias: dicas para escolher o ideal

Como garantir a segurança de guarda-corpo de vidro de acordo com as normas

Antes de tudo, vale destacar que a instalação de guarda-corpos deve seguir as normas regulamentadoras, que visam assegurar a segurança e qualidade das estruturas, evitando riscos aos usuários. Aqui, no Brasil, a NBR 14718 é a referência principal, estabelecendo parâmetros essenciais para a aplicação do material em ambientes de uso coletivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vidro adequado

A norma brasileira recomenda para guarda-corpos especialmente o vidro laminado. As placas são compostas de duas chapas de vidro intercaladas por uma película resistente. Isso aumenta a resistência do sistema e retém os cacos em caso de quebras.

Observação: O cálculo da espessura do vidro considera as isopletas de ventos de cada localidade e determina métodos de teste para todo o conjunto (chapas de vidro, parafusos, torres, colunas, etc.).

guarda-corpo de vidro
Imagem de gpointstudio em Freepik

Ancoragem correta

Os melhores fixadores (prolongadores, torres, colunas) para guarda-corpo de vidro são os em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316. Essas peças são mais resistentes à oxidação e corrosão, sem risco de ferrugem e durando muito mais.

guarda-corpo de vidro
Imagem de Star Puxadores em Mercado Livre

Altura mínima

A altura mínima para guarda-corpo de vidro deve respeitar as diretrizes da norma, que indica 1,1 metro a partir do piso, considerando a variável do degrau. Essa medida, constantemente revisada, visa reforçar a segurança dos usuários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Perfuração precisa

É preciso planejar muito bem a instalação desse guarda-corpo para evitar retrabalhos e danos irreversíveis ao projeto de engenharia e arquitetura. O técnico deve estudar os pontos de perfuração de modo a não comprometer a própria estrutura da edificação e garantir a estabilidade do vidro. Os mesmos devem ser definidos previamente, calculados com precisão antes de perfurar a estrutura.

Uma dica que damos aqui é o uso de um gabarito teste. O mesmo pode ser feito de placa de MDF para simular a posição das medidas do vidro. Faça marcações e testes antes de avançar para a próxima coluna, mantendo o alinhamento tracejado.

Para otimizar seu tempo, trace uma linha reta, marque o centro e desconte as medidas da base e do vidro. Defina também o local da primeira e da última colunas - no começo, não precisa se preocupar com as colunas intermediárias. Só não se esqueça de descontar a folga do vidro.

Por fim, a NBR 14718 recomenda uma profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação ao concreto superior a 70 mm, independentemente da espessura de revestimentos; alinhe os furos com precisão, garantindo 100% de alinhamento. Já a distância entre as colunas de ancoragem não deve ultrapassar 1000 mm. E a folha de vidro precisa ter 1500 x 1000 no máximo.

guarda-corpo de vidro
Imagem de katemangostar em Freepik

Bônus | Dicas extras para instalação de guarda-corpo de vidro

  • Isole a área de instalação para evitar acidentes.
  • Oriente sua equipe a utilizar os Equipamentos de proteção individual (EPIs).
  • Prepare antecipadamente a superfície onde será instalado o guarda-corpo, evitando que sua estrutura fique desnivelada e suja.
  • Considere a altura e distância dos fixadores para a perfuração dos pontos de fixação.
  • Use broca de diâmetro adequado para a perfuração dos pontos de fixação.
  • Aplique os fixadores de acordo com as instruções dos fabricantes.

Veja Também:


Fontes: WR Glass.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo