Engenharia 360

TikTok e a Engenharia: será que essa relação já existe mesmo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/05/2022 | Atualizado em 17/08/2022 4 min

TikTok e a Engenharia: será que essa relação já existe mesmo?

por Redação 360 | 09/05/2022 | Atualizado em 17/08/2022
Engenharia 360

Diga-nos: você é o tipo de pessoa que adora conteúdos em formatos de vídeo? Se respondeu ‘sim’, então é provável que já tenha ouvido falar do TikTok, um aplicativo de vídeos curtos que está dando o que falar. Só para saber, em 2021, ele foi o mais instalado no mundo, com 62 milhões de downloads; e, atualmente, está em 154 países, disponível em 39 idiomas e com 800 milhões de usuários ativos – a maioria entre 16 e 24 anos. Pensando nisso, algumas empresas, inclusive de Engenharia, resolveram começar a testar um espaço na rede.

Veja Também: Android: descubra quais os 8 melhores aplicativos destaque neste início de 2022

Antes de tudo, a polêmica

Ao mesmo tempo que tantas pessoas amam e veem um potencial no TikTok, outros alertam para o possível perigo que a rede representa. Recentemente, a revista Forbes apresentou um estudo que apontava os malefícios do sistema de exibição de vídeos em modo ‘infinito’. Já em outra conversa registrada no Reddit, um usuário, que se dizia sênior de software, recomendou que as pessoas parassem de usar o aplicativo, alertando sobre seu possível sistema de rastreamento intrusivo de usuários e outros problemas. De acordo com ele, “O TikTok se esforçou muito para impedir que pessoas como eu descubram como seu aplicativo funciona. Há uma tonelada de ofuscação envolvida em todos os níveis do aplicativo (…). ”, “O TikTok pode não atender aos critérios exatos para ser chamado de “Malware” (…).”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
tiktok
Imagem reproduzida de BBC

O outro lado da moeda

Essa rede social, que chegou de mansinho em nossa vida, talvez de forma traiçoeira, ficou bastante popular durante a pandemia, sendo os seus conteúdos divertidos e leves um refúgios para muitos que se viam estressados e depressivos com a situação mundial. De repente, as empresas começaram a prestar mais atenção nessa forma de distração, vendo nisso um bom potencial para o desenvolvimento de estratégias de Marketing em diversos setores. Até mesmo os engenheiros consideraram usar o aplicativo para atingir e conquistar o seu público.

Mas, atenção, antes de seguir o exemplo dessas pessoas, reveja suas estratégias e avalie o que faz sentido para o seu negócio! Tenha em mente que nem todos os caminhos podem ser benéficos para o seu negócio. E não esqueça de refletir sobre os esforços que você pode aplicar em outras frentes.

O TikTok ao seu favor

Aposto que essa você não sabia, mas o TikTok tem, sim, uma plataforma de contratação de publicidade, a ‘TikTok for Business’, onde você pode buscar como aumentar o alcance com outros produtos e estratégias. Dá para construir anúncios adequados à rede e campanhas baseadas em tendências. E a melhor parte é que nem precisa ter um perfil ativo na rede para isso!

Perda de tempo e dinheiro? Talvez não! Lembre-se que seu segmento de público pode não estar no TikTok hoje, mas isso pode mudar de uma hora para outra no futuro!

Veja Também: 3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil

Como se destacar na rede

  • Para não perder tempo, faça uma pesquisa antes pata saber se vale mesmo a pena a sua empresa de engenharia investir no TikTok;
  • Planeje como construir uma boa imagem e identidade dentro deste ambiente digital particular;
  • Toda ação de Marketing Digital que adotar deverá ser definida com planejamento e monitoramento constante, acompanhando as tendências da vez e alinhando com o público e certas questões – como impacto audiovisual, afirmação de valores da marca, e mais;
  • Não copie e cole no TikTok o mesmo conteúdo que fez em outras redes sociais – e não invista apenas nesse aplicativo, deixando o resto de lado;
  • Busque pelo diferencial, enfatizando aquilo que só a sua empresa pode oferecer ou sabe fazer melhor;
  • Gere sempre conteúdo de valor para seu público, mostrando como resolver seus problemas o melhor possível;
  • E não esqueça que mesmo que você saiba fazer vídeos educativos, eles devem ser mais descontraídos para o TikTok.
tiktok
Imagem reproduzida de BBC

Montamos uma pequena lista de TikToks para você assistir em sua hora de folga. Todos eles têm como tema ‘a Engenharia’. Confira:

tiktok
Imagem reproduzida de A Gazeta

Para finalizar, gostaríamos de comentar a história do engenheiro civil Matheus Emerich. Ele foi diagnosticado com uma condição bastante rara, a Tay-Sachs, uma deficiência na enzima hexosaminidase responsável pelo metabolismo das gorduras. Ela deixa o cérebro mais lento, provoca dificuldades de locomoção, falta de equilíbrio, e mais. E foi o que fez o jovem não conseguir exercer a profissão no qual se formou.

Só que hoje ele é exemplo no TikTok, com vídeos que viralizaram, somando milhares de visualizações – um hobby que pode virar a sua profissão e gerar renda. E você, qual a sua desculpa para não apostar no aplicativo? Quem sabe, na distração, não encontra um meio de alavancar o seu negócio de Engenharia!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Como as Redes Sociais podem ajudar no conhecimento do estudante?


Fontes: Conexorama, BBC, NEOTEL.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo