Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil

Engenharia 360
por Kaíque Moura
| 03/06/2020 3 min

3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil

por Kaíque Moura | 03/06/2020
Copiado!

Em um mundo onde as pessoas cada vez estão mais ocupadas, as redes sociais ajudam bastante no entretenimento das horas vagas. Vídeos engraçados, fotos de lugares até receitas de comidas estão entre as coisas que “roubam” o tempo e a atenção de muitos.

imagem de mão segurando celular
Créditos: kite.digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas umas com as outras e dessa forma utilizam as mais diversas redes sociais para interagirem, depende do foco de cada um e o que realmente elas procuram. E acredite, no meio de tantas opções de redes sociais, existem aquelas que contribuem para o engajamento profissional, interação com empresas, network e até vagas de empregos.

Já que boa parte das pessoas conhecessem bem e estão bastante familiarizadas com WhatsApp, Instagram e Facebook. Hoje nós vamos conhecer 3 redes sociais profissionais que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional e destaque no mercado de trabalho:

LinkedIn

Talvez essa seja a rede social mais utilizada por boa parte dos profissionais do Brasil e do mundo. Essa plataforma possui grande influência no quesito contratação. Numa pesquisa feita e divulgada pela Jobvite, em 2014, diz que cerca de 79% dos recrutadores consultados no levantamento já contrataram candidatos através do LinkedIn.

página inicial do linkedin redes sociais profissionais
Créditos: www.linkedin.com

O LinkedIn possibilita entre outras coisas:

  • Crescer o Networking: visto que a interação com profissionais do mundo todo permite trocar informações, vagas de emprego, dicas e experiências obtidas no mercado de trabalho;
  • Visibilidade profissional: nela você coloca todas as suas qualificações e conquistas seja no mercado de trabalho ou também no meio acadêmico. É possível também recomendar competências dos colegas de trabalho para que as conexões da sua rede saibam as pessoas capacitadas que trabalham com você, publicar artigos e materiais elaborados, como e-book.
  • Vagas de emprego: Algumas oportunidades das melhores empresas são compartilhadas dentro do LinkedIn, permitindo que você possa se candidatar para as mais variadas vagas espalhadas pelo país, além de compartilhas vagas da empresa que você trabalha.

O LinkedIn é gratuito, mas também possui uma versão paga que, entre outras coisas, permite que você envie mensagens para pessoas que não façam parte da sua rede com a finalidade de construir novas conexões e também a possibilidade de fazer alguns cursos disponíveis na plataforma.

Xing

Essa rede social de origem alemã, ainda pouco disseminada no Brasil tem como premissa a conexão entre pessoas que possuem os mesmos interesses profissionais, desde a procura de emprego até o recrutamento, funcionalidades muito semelhantes às ofertadas no LinkedIn. Essa rede social também permite ao usuário a fazer parte de projetos de curta duração, principalmente projetos em solo alemão.

Interface Xing
Créditos: www.xing.com

A sua versão gratuita possui um pouco menos funcionalidades se comparada com outras redes sociais. Na versão paga, é possui enviar arquivos, enviar mensagens a desconhecidos e inserção de filtros de pesquisa em buscas profissionais

Viadeo

Nessa rede social de origem francesa você encontra basicamente todas as funcionalidades das demais redes sociais profissionais, com um diferencial: nela é possível realizar ligações para os contatos profissionais da sua rede, além de compartilhas notícias da sua área de atuação.

Essa rede social é muito utilizada pelos profissionais da TI, mas isso não impede a criação de conta de profissionais de outras áreas. Possui uma versão paga que permite ao usuário a ver o perfil que o visitou além de fazer buscas exclusivas na rede de contatos.

Interface Viadeo
Créditos: br.viadeo.com

Ter um perfil em pelo menos uma dessas redes sociais permite que você tenha um destaque maior no mercado de trabalho, pois é nela que você colocará todas as suas qualificações e conquistas, tornando o seu perfil uma espécie de “vitrine” para que empresas e pessoas possam verificar e proporcionar novas oportunidades.

Referências: Unimonte, CCM

E você? Possui alguma dessas redes sociais? Conta pra gente!

Leia também: Se expor em redes sociais pode afetar no seu trabalho?

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários