Os morcegos são animais de extrema importância à preservação do ecossistema, apesar da má fama. Além de serem os maiores reflorestadores naturais do planeta, eles são predadores de um vasto números de pragas agrícolas e vetores de doenças. E já que é assim, a cidade holandesa de Nieuwkoop decidiu instalar uma iluminação vermelha, especialmente projetada para garantir que não elas interfiram no comportamento noturno destes animais. O objetivo é oferecer um ambiente mais atrativo a eles e não expulsá-los, com muita gente acredita que deva fazer.
O primeiro bairro a receber a iluminação especial foi Zuidhoek, um novo empreendimento com dezenas de casas que foi construído próximo a uma reserva natural que abriga espécies ameaçadas de morcegos. Este é o primeiro lugar no mundo a instalar essas luzes de rua especialmente desenvolvidas para estes animais tão mal incompreendidos.
Os morcegos mal conseguem ver a luz vermelha, em comparação com as tradicionais luzes artificiais que costumam atrapalhar sua atividade noturna. Isto sem contar que as luzes são eficientes em termos de energia e economizam eletricidade com escurecimento e programação dinâmica, e também não atraem insetos como as luzes brancas tradicionais. Os morcegos são mais ativos durante a noite e desempenham um papel essencial polinizando plantas e dispersando sementes.
Sempre à frente em vários quesitos, uma das imposições do governo para que este novo bairro pudesse ser construído, foi implementar algumas medidas de conservação. Isso incluiu a iluminação que não perturbasse a alimentação noturna e a atividade noturna dos morcegos, além de criar um conceito de paisagismo natural que não impactasse a vida selvagem local.
As luzes foram especialmente desenvolvidas através de uma parceria entre a Universidade de Wageningen e ONGs locais. Tanto a cor quanto o comprimento de onda foram projetados para garantir que os morcegos possam aproveitar a noite como se não houvesse iluminação artificial, garantindo uma boa visibilidade e atraindo-os naturalmente.
De acordo com especialistas, a espécie Myotis nattereri é apenas uma das várias espécies de morcegos cujos hábitos alimentares são prejudicados pela luz artificial. Entretanto, são pouquíssimos que possuem a doença. Ao contrário disso, eles possuem um papel fundamental de comer frutas e néctar importantes para dispersar sementes e polinizar flores. Mais de 300 plantas tropicais dependem dos morcegos para dispersão de sementes e polinização, como bananas, mangas, abacates, tâmaras e figos. Através deste trabalho fundamental, os morcegos nos ajudam a reconstruir as florestas tropicais que os humanos derrubaram. Morcegos não são vilões!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fonte: Bright Vibes
O que você achou da ideia? Você moraria em um lugar assim? Comente?
Comentários
Gabriela Glette
Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.