Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Cidade da Google recebe autorização para ser construída a partir de 2022

por Joachim Emidio | 30/06/2021

A Google recebe o aval para um novo campus em San Jose, Califórnia (EUA). Chamado de "Downtown West", é o projeto mais ousado da empresa até agora.

A multinacional de tecnologia Google recebe, recentemente, o aval para construir um campus na cidade de San Jose, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Com o nome de “Downtown West”, este é o projeto de construção mais ousado da empresa até agora!

A pequena cidade contará com pelo menos 60 hectares (140 acres) de área. Estima-se que a iniciativa deva gerar 20.000 empregos para trabalhadores da região. Além disso, contará 4 mil casas – sendo que um quarto delas serão exclusivamente destinadas à habitação popular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gentrificação urbanismo
Imagem extraída de ArchDaily Brasil
gentrificação urbanismo
Imagem extraída de 9to5Google

Projeto tem grande aprovação das autoridades locais

O resultado da votação do conselho municipal de San Jose, a terceira maior cidade da Califórnia, foi de 10 votos a favor e apenas um contra. Ao mesmo tempo, durante os últimos meses, foram registradas compras de cerca de $130 milhões em terrenos na mesma região, feitos por pessoas afiliadas à Google.

A visão da Google de um desenvolvimento integrado em San Jose se alinha com as aspirações da cidade, das agências de transporte público, dos bairros vizinhos e de empresas do centro por uma arquitetura inovadora, design urbano, sustentabilidade ambiental, facilidades de varejo e logística e espaços públicos vibrantes (…).

Trecho de carta assinada por Sam Liccardo, vice-prefeito de San Jose, e outros membros do conselho que aprovou o projeto.

gentrificação urbanismo
Imagem extraída de Engadget

Apesar do aparente otimismo das autoridades, a iniciativa também provoca inseguranças em moradores da região. Afinal, existe o medo, principalmente dos habitantes mais pobres, de enfrentar dificuldades para morar perto de seus locais de trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Devemos garantir que o projeto não deixe a população de baixa renda desassistida ou que reduza o fornecimento de moradias populares.”

– diz Greg Miller, morador de San Jose, em entrevista à Mercury News.

gentrificação urbanismo
Imagem extraída de The Mercury News
gentrificação urbanismo
Imagem extraída de The Verge

Google enfrenta jornada de quatro anos para a aprovação

Como se sabe, o licenciamento concedido à Google para a realização do projeto não aconteceu subitamente. Ou seja, houve um histórico de quatro anos na elaboração do projeto, assim como para sua adesão pela comunidade, que demonstrou resistência no início.

Afinal, uma semana após a divulgação das primeiras fases do projeto, em 2017, os preços dos imóveis em um raio de cinco quilômetros do local aumentaram 7%, aumentando para 25% seis meses depois.

Um exemplo de reprovação pela comunidade foi representado pelo time da liga nacional de Hóquei no gelo (NHL) the San Jose Sharks. Sendo o maior oponente do projeto, o clube demonstrou insatisfação com a falta de propostas no projeto quanto a espaços esportivos e parques.

Outro caso foi em dezembro do último ano, quando uma comissão do aeroporto do condado de Santa Clara rejeitou o projeto. O principal motivo foi a preocupação acerca da altura dos possíveis edifícios localizados nas vias aéreas usadas pelo aeroporto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gentrificação urbanismo
Imagem extraída de The Mercury News

Apesar disso, Alexa Arena, uma das mulheres mais influentes no Vale do Silício e atualmente diretora sênior na Google, se posicionou ao fim de 2020. Alexa disse que, depois de tantas idas e vindas na relação entre o projeto e a comunidade local, o objetivo da companhia não é criar um “campus corporativo”, e sim uma “vizinhança resiliente”.

gentrificação urbanismo
Imagem extraída de San Jose Inside

E você, o que achou deste projeto de urbanismo da Google? Já ouviu falar sobre o processo de gentrificação, fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local? Diga nos comentários!


Fontes: CNBC; Metropoles; RT; Mercury News; Olhar Digital.

Comentários

Engenharia 360

Joachim Emidio Ribeiro Silva

Pesquisador, professor e artista. Colaborador do E360, difunde notícias e atualidades da Engenharia e todos os seus desdobramentos. É especialmente curioso sobre os campos de intersecção entre Engenharia e Música, como a Acústica e a Organologia. Atualmente é pós-graduando em Performance Musical pelo Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, SP.