Engenharia 360

China Constrói Mega Data Center Submarino com Desempenho de 6 Milhões de PCs

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/12/2023 | Atualizado em 07/01/2024 3 min
Imagem reproduzida CCTV via PC Solucion

China Constrói Mega Data Center Submarino com Desempenho de 6 Milhões de PCs

por Redação 360 | 06/12/2023 | Atualizado em 07/01/2024
Imagem reproduzida CCTV via PC Solucion
Engenharia 360

Começamos este texto do Engenharia 360 explicando que data center submarino é um tipo de instalação de armazenamento de dados instalado especialmente debaixo d'água, nos oceanos. A ideia é que tal engenharia possa aproveitar o resfriamento natural ambiente para reduzir o consumo de energia, prometendo eficiência e sustentabilidade ambiental. E isso torna-se cada vez mais essencial, já que o aumento da temperatura da Terra vem sendo um desafio para a tecnologia, que precisa ser mais resistente a condições ambientais diversas.

Atualmente, empresas como a Microsoft e a Google já apostam na eficácia dos dada centers submarinos em comparação aos centros de dados convencionais, como através do Projeto Natick. Agora, mais recentemente, a China anunciou a construção do seu primeiro data center submarino, um empreendimento absurdamente colossal, equiparado ao desempenho de 60 mil computadores juntos. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

data center submarino
Imagem reproduzida CCTV, YouTube, via Adrenaline

Qual é a capacidade de processamento do data center submarino instalado pela China?

O data center submarino em construção na China está localizado próximo à ilha de Hainan. Estão envolvidas no projeto empresas como a Oil Engineering Company, Beijing Highlander Digital Technology e Shenzhen HiCloud. A conclusão da obra está prevista para 2025. Até agora foram investidos aproximadamente US$ 879 milhões.

Vale destacar que o novo data center chinês é capaz de processar 4 milhões de imagens de alta definição em apenas 30 segundos. Traduzindo, esse seria o diferencial dessa tecnologia: desempenho. Por outro lado, os especializam esfatizam que no caso da Microsoft, por exemplo, a empresa focou mais na confiabilidade do hardware de TI e na proteção contra danos acidentais ao submergir seus data centers.

data center submarino
Imagem reproduzida de PC Solucion

Veja Também: Como funcionam os dispositivos de armazenamento?

Benefícios dos data centers subaquáticos

O modelo de data center submarino emerge, então, como uma inovação tecnológica revolucionária, redefinindo o panorama dos serviços de armazenamento e processamento de dados.

Como citado antes, os data centers instalados debaixo d'água apresentam como vantagem a redução do consumo de energia - algo em torno de 60% - e resistência a fenômenos naturais. Além disso, oferecem outros benefícios, como economia de espaço terrestre e água doce, além de maior confiabilidade de hardware ao proteger os centros de dados do contato com o oxigênio e acidentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estes resultados influenciaram, é claro, a adoção e expansão dos data centers submarinos, como o projeto da China, prevendo um futuro com mais dessas instalações.

data center submarino
Imagem reproduzida CCTV via PC Solucion

Quais são os planos futuros da China em relação aos data centers submarinos?

Antes de tudo, o principal desafio desse projeto de engenharia é a logística. Isso porque, para estabelecer esse tipo de data center submarino se faz necessário transporte de unidades pesadas para o fundo do mar. Para que o sistema funcione bem, a instalação deve ser precisa. A China acredita que é capaz disso, planejando a construção de mais de 100 unidades em cinco anos em seu território marítimo. E esse movimento da indústria pode estar apenas no começo. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história!

data center submarino
Imagem reproduzida de Highlander via Data Center Dynamics
data center submarino
Imagem reproduzida de HNNTV.cn via Data Center Dynamics

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Adrenaline, Data Center Dynamics.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo