Hoje em dia o painel dos carros não faz muita coisa, algo que a Microsoft, o Google e a Apple querem mudar em um futuro próximo. E agora, existe mais uma alternativa de código aberto no mercado: Automotive Grade Linux (AGL).
Jaguar, Land Rover, Toyota e Nissan apoiam o projeto.
Automotive Grade Linux (AGL) é um projeto colaborativo de código aberto, com o objetivo de desenvolver software baseado em Linux para os carros conectados. Além da Linux Foundation, grandes companhias da indústria automobilística, como a Jaguar, Land Rover, Toyota e Nissan apoiam o projeto.

O AGL foi desenvolvido a partir do Tizen, e os aplicativos serão feitos com tecnologias já comuns na web: HTML5 e JavaScript.
“Usar o AGL significa aplicar os benefícios industriais da estabilidade e força de uma distribuição Linux em comum, Tizen IVI ao seu núcleo, enquanto traz suas próprias aplicações e funcionalidades ao mercado rapidamente”, disse Rudolf Strief, diretor de soluções embarcadas da The Linux Foundation. “Colaboração com a comunidade AGL ajuda a indústria a evitar a fragmentação que causa perda de tempo e recursos que podem ser melhor utilizados, inovando na segurança e confiabilidade para os motoristas”.
AGL é gratuito para download e qualquer um pode participar da comunidade de código aberto.
Veja mais em //automotive.linuxfoundation.org.
LEIA MAIS
Com informações The Linux Foundation.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: O futuro do plástico na indústria automobilística