Engenharia 360

Brasil ganha seu primeiro carregador de carros elétricos ultrarrápido

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Brasil ganha seu primeiro carregador de carros elétricos ultrarrápido

por Redação 360 | 09/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Um dos temas mais discutidos recentemente na COP27 Egito é a alta dependência que temos do petróleo. Inclusive, várias das propostas apresentadas no evento envolvem incentivo à produção e uso de energias limpas e renováveis; por exemplo, o desenvolvimento de novos automóveis movidos à energia elétrica. Mas já parou para pensar que justamente para usar esses automóveis, precisamos que empresários e governos invistam em pontos com carregador de carros elétricos? Afinal, apesar da grande autonomia, uma hora precisamos “alimentar” essas máquinas, não é mesmo?

carregador de carros elétricos
Imagem reproduzida de UOL

Carregamento de automóveis elétricos no Brasil

E se você adquirir um automóvel desses aqui no Brasil? Até onde conseguiria viajar sem ficar sem energia? Bem, já existem alguns pontos de recargas instalados, sobretudo em zonas mais urbanizadas. E agora, mais recentemente, a cidade de Curitiba, no Paraná, ganhou o primeiro carregador de carros elétricos, que será instalado em sete pontos de vendas da Audi – empresa automobilística alemã. O primeiro foi instalado na concessionária Audi Center Alto da XV, endereço onde se vende mais automóveis elétricos da montadora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

carregador de carros elétricos
Imagem reproduzida de Motor1

Planos da Audi para nosso país

Pensa que parou por aí? Não mesmo! A Audi do Brasil pretende ter, para 2023, uma boa quantidade de concessionárias na América Latina com carregador de carros elétricos, especialmente uma rede completa aqui no Brasil. Neste momento, o carregador de carros elétricos está sendo implementado também nas seguintes cidades:

  • Maringá (PR), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Uberlândia (BH), Teresina (PI) e Rio Preto (SP).
carregador de carros elétricos
Imagem reproduzida de TRACEDNEWS

Tecnologia do carregador de carros elétricos Audi

Esses modelos de carregador de carros elétricos, fornecido pela marca Enel X Way, devem ter potência de 150 KW cada. Sua tecnologia permite o carregamento de dois automóveis simultaneamente. Já o gerenciamento remoto da rede de carregador de carros elétricos acontece via plataforma Evos – com direito à monitoramento de status dos equipamentos e histórico de uso e consumo de energia elétrica em cada local. E a energia utilizada pelas unidades de carregador de carros elétricos também pode contar ainda com certificados internacionais de energia renovável (I-RECs). 

A ideia da Audi é que esse tipo de carregador de carros elétricos possa ajudar no plano da empresa, que é contribuir para o desenvolvimento, de forma consistente e contínua, da infraestrutura da eletromobilidade no Brasil. Com este número de pontos, quadruplicado até o final deste ano, logo nosso país será, portanto, o primeiro ao nível global a eletrificar toda a rede de concessionárias Audi com este tipo de equipamento.

carregador de carros elétricos
Imagem reproduzida de Motor1

Então, agora, passando por estas cidades, você poderá contar com a experiência do carregamento ultrarrápido, pelo menos para automóveis Audi elétricos. O que achou da novidade? Conte para nós!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Garagem 360.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo