Cada vez mais, exige-se que um funcionário seja produtivo e consiga terminar suas tarefas o mais rápido possível. Mas, será que produtividade é somente isso?
Para o especialista em carreira Benjamin P. Hardy, produtividade tem mais a ver com o estilo de vida de uma pessoa do que com a rapidez com que ela realiza seus afazeres. Logo, não adianta muito riscar as tarefas concluídas ao longo do dia se não consegue alcançar um objetivo claro, um propósito.
Confira a seguir sete dicas de Hardy para se tornar um profissional mais produtivo:
01) Não se importe com o que os outros estão fazendo
Evite imitar, copiar, comparar ou competir com seus colegas de trabalho. Crie sua própria identidade e utilize o tempo para executar seu trabalho, voltando o foco para o que estiver fazendo.
02) Não se importe com o que as pessoas pensam
Não tente ser perfeito nem espere que os outros gostem de você. Ao voltar a atenção à sua produtividade, você estará trabalhando para si mesmo e para a pessoa a qual a tarefa se destina. Evite se preocupar com indivíduos críticos que estejam fora desse âmbito.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
03) Importe-se com os outros
Isso quer dizer que, embora não deva ligar para o que os outros pensem, é preciso se importar com as pessoas. Como? Enxergando-as simplesmente como pessoas, e não objetos. Segundo Hardy, os produtivos são muito compreensivos.
04) Não espere uma permissão
Uma palavra que resume isso é proatividade. Para ter bons resultados, basta agir e começar - quanto antes, melhor. Para isso, escute a voz dentro de você, levante-se e siga em frente.
05) Aprenda a produtividade fazendo
Hardy argumenta que os que alcançam boa produtividade aprendem errando, trocando reuniões e discussões pela prática. Então, em vez de apenas ler, pensar e sonhar, que tal fazer?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
06) Aproveite o momento atual da sua carreira
Não espere o próximo capítulo da sua vida: aproveite o "agora". De acordo com Hardy, as pessoas não devem esperar a graduação, a promoção ou a aposentadoria para serem felizes, mas curtir o momento atual de suas carreiras.
07) Revise constantemente aquilo que é realmente necessário
Hardy afirma que, quando a vida dos produtivos fica muito atribulada, eles retiram o que não acham necessário. Ou seja, passam a dizer não àquilo que não acrescentará às suas carreiras.
Veja Também: 4 estratégias para aumentar a produtividade no trabalho