Engenharia 360

Projeto Arquitetônico: As Etapas Essenciais para uma Construção de Sucesso

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/12/2023 4 min
Imagem de DCStudio em Freepik

Projeto Arquitetônico: As Etapas Essenciais para uma Construção de Sucesso

por Simone Tagliani | 18/12/2023
Imagem de DCStudio em Freepik
Engenharia 360

O Projeto Arquitetônico representa o ponto de partida essencial em qualquer empreendimento de construção ou reforma. Consiste em um conjunto detalhado de desenhos técnicos, anotações e representações gráficas que servem como alicerce para o desenvolvimento do planejamento de Engenharia e Arquitetura.

Este guia fundamental não apenas orienta desde a disposição dos espaços até os detalhes construtivos, mas também garante a eficiência e a excelência na conclusão da obra. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para entender mais sobre as etapas desse processo na Engenharia Civil e Arquitetura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Etapas de um Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico
Imagem de Freepik

Conversa com Cliente

O Projeto Arquitetônico é o produto final de um trabalho complexo e dividido em algumas fases. Claro que tudo começa com a conversa com o cliente, para esclarecimento de questões básicas, como necessidades, desejos e orçamento.

Visita ao Local

Depois é realizada uma visita ao local da obra, para entender o terreno e suas particularidades, onde é feito o levantamento de dados, com direito a medições, registros fotográficos e muito mais. Na etapa seguinte, pode-se voltar a conversar com o cliente, para a criação de um programa de necessidades, identificando todas as demandas.

Estudo Preliminar

Com os primeiros dados em mãos, agora é começar a colocar as ideias no papel. O primeiro grupo de desenhos ou plantas do projeto apresentado ao cliente é chamado de Estudo Preliminar.

Projeto Arquitetônico
Imagem de pressfoto em Freepik

Anteprojeto

Se tudo for aprovado, é vez de detalhar as plantas, permitindo que todos possam entender melhor o projeto; esta etapa é chamada de Anteprojeto. Vale destacar que esse momento do planejamento pode ser como dar um passo para frente e outro para trás, até que as intenções e possibilidades estejam bem "amarradas".

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projeto Legal

Tudo certo, agora é possível produzir o Projeto Legal, com todas as informações necessárias para aprovação do plano nos órgãos públicos.

Projeto Executivo

Por fim, o Projeto Executivo deve trazer o detalhamento final das plantas, cortes, fachadas e mais, juntamente com o manual para a construção, com todas as informações organizadas, antevendo problemas e garantindo uma construção planejada e eficiente.

Nota: Vale lembrar que os projetos complementares, como estrutural e hidráulico, são desenvolvidos a partir do Projeto Arquitetônico, sendo integrados para assegurar a execução correta da obra.

Veja Também: As 8 Principais Ferramentas de Medição na Construção Civil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Importância do Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico
Imagem de pressfoto em Freepik

Resumindo, o Projeto Arquitetônico organiza todas as etapas da construção, assegurando uma execução eficiente e alinhada com as expectativas do cliente e as normativas legais vigentes.

Claro que esses desenhos todos têm um propósito maior do que garantir a viabilidade das obras. Podemos dizer que eles contribuem significativamente para a qualidade de vida e a funcionalidade dos espaços para as pessoas que vão utilizá-los. A fase um, da visita ao local e montagem do Programa de Necessidades é essencial para a compreensão das particularidades. Começando com "Do que as pessoas necessitam?", "Como é o terreno ou os ambientes?", "Como é a orientação solar, ventilação e mais no local?".

Respondendo essas questões, há mais chances do designer desenvolver um projeto que atenda às expectativas do cliente e se adapte ao ambiente onde será construído.

Complemento ao Projeto Arquitetônico

Orçamento

Gostaríamos ainda de citar neste texto o Orçamento, que não é parte específica de uma etapa do projeto, mas está presente nelas todas, desde o início ao estimar os custos até a fase executiva para guiar os gastos.

Normas e legislações

Também existem outros documentos necessários para a aprovação legal e condução das obras, incluindo a emissão da ART ou da RRT. E qual a importância de existir e de seguirmos normas e legislações? É para garantir a viabilidade, qualidade e segurança da construção, além de assegurar a conformidade legal do projeto.

Veja Também:


Fontes: Mapa da Obra, ArchDaily.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo