Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Arranha-céus: conheça 8 maravilhas da engenharia | Lista 360

Engenharia 360
por Matheus Martins
| 14/06/2020 5 min

Arranha-céus: conheça 8 maravilhas da engenharia | Lista 360

por Matheus Martins | 14/06/2020
Copiado!

A engenharia proporciona diversos feitos no mundo que beneficiam toda a humanidade. No entanto, existem algumas maravilhas da engenharia que chamam atenção na construção civil. Tratam-se dos arranha-céus, os prédios de múltiplos pavimentos que nos encantam.

A construção de edifícios arranha-céus representa, além de um dos grandes feitos da engenharia, uma das maiores realizações da humanidade.

Como admiramos as realizações da engenharia, não resistimos e selecionamos 8 obras de arranha-céus que são colírio para os engenheiros:

1. Liebian International Building

Este edifício é um arranha-céu que foi construído em Guiyang, na China. O prédio chama a atenção por possuir uma enorme cachoeira em sua fachada. O edifício possui 121 metros de altura.

Fachada do arranha-céu com cachoeira.
Liebian International Building. Imagem: insider.com

O arranjo exclusivo da cachoeira, além de ser uma inserção ousada em seu conceito, é também uma das maiores cachoeiras artificiais do mundo e é a mais alta em um edifício. O funcionamento da cachoeira é possível pela existência de quatro bombas que alimentam o sistema com água de tanques subterrâneos proveniente da chuva e escoamento.

2. Burj Khalifa

O Burj Khalifa é um arranha-céu extremamente famoso e tido como uma grande obra de arte da engenharia. O prédio foi finalizado em 2009 e possui 828 metros de altura.

Fachada do edifício Burj Khalifa, ao centro da imagem, em Dubai.
Burj Khalifa, ao centro da imagem, em Dubai. Imagem: imgix.net

Além de ser um dos edifícios mais altos do mundo, o Burj Khalifa ostenta ainda outros recordes, como a boate mais alta do mundo e a mesquita mais alta do mundo.

3. Kingdom Centre

O Kingdom Centre é um arranha-céu único construído na Arábia Saudita, em Riyadh. A construção foi concluída em 2002. O edifício possui 302,3 metros de altura. O projeto tem uma característica bastante peculiar, com arquitetura que lembra um abridor de garrafa gigante.

Vista frontal do arranha-céu Kingdom Centre ao pôr do sol.
Kingdon Centre. Imagem: thegosmart.com

O detalhe que chama a atenção, é chamado de sky bridge, e constitui um corredor – que conta com janelas panorâmicas – entre duas pontas na extremidade do edifício.

4. China Central Television HQ

Concluído em 2008, este arranha-céu chinês é uma obra de engenharia fantástica. A arquitetura do edifício é inspirada em um “laço dobrado” em representação tridimensional. O prédio possui 234 metros de altura.

Vista ao anoitecer do edifício China Central Television HQ.
Vista ao anoitecer do edifício China Central Television HQ. Imagem: frontinc.com

O edifício tem uma característica de pavimentos ímpar, com pavimentos não alinhados e fachada totalmente constituída em vidro.

5. Shanghai Tower

Shanghai Tower é um arranha-céu construído em Xangai, na China. O edifício possui 128 andares – e mais cinco pavimentos no porão – distribuídos em 632 metros de altura. Um dos mais altos decks de observação panorâmica do mundo está situado no edifício.

Fachada frontal do arranha-céu shanghai tower
Shanghai Tower. Imagem: wikimedia.org

A construção da torre levou aproximadamente 7 anos para ser concluída, em 2015.

A fachada do edifício é constituída em vidro. A arquitetura proposta é bastante ousada e traz uma aparência de torção do edifício.
(Os engenheiros piram na complexidade da estrutura).

6. One World Trade Center

Concluído em 2014, este edifício é um dos ícones da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Com 541,3 metros de altura, o arranha-céu está entre os mais altos do mundo.

Vista da cidade de Nova Iorque com o edifício One World Trade Center.
Vista do edifício One World Trade Center. Imagem: adsttc.com

Após a destruição do World Trade Center inicial, no atendado de 11 de Setembro de 2001, houve muito debate e propostas para definir como seria usada a área do edifício. O resultado foi sensacional.

7. 25 King

Este é o maior edifício comercial de madeira da Austrália, construído em Brisbane. O detalhe é justamente que o edifício tem estrutura de madeira. O prédio possui 10 pavimentos e 45 metros de altura.

Apesar de possuir altura inferior a outros prédios, o projeto demonstra a capacidade da tecnologia para outro patamar da construção em madeira.

Vista do arranha-céu em estrutura de madeira 25 King.
Edifício 25 King. Imagem: cloudfront.net

A estrutura do edifício apresenta um híbrido entre duas tecnologias: a madeira laminada colada e a madeira laminada cruzada. O fato de a estrutura ser constituída exclusivamente por madeira – deixando de fora aço e concreto, representa um passo maior na direção da sustentabilidade, especialmente pela redução da emissão de carbono no ciclo produtivo.

8. Brock Commons Tallwood House

Construído em Vancouver, no Canadá, o edifício Brock Commons é um dos arranha-céus entre as maravilhas da engenharia, especialmente por um detalhe muito importante: possui estrutura híbrida com uso majoritário de madeira.

Fachada do edifício com estrutura de madeira Brock Commons Tallwood House.
Vista do edifício Brock Commons Tallwood House. Imagem: 3.bp.blogspot.com

Com 53 metros de altura, o edifício conta com uma estrutura de madeira em seus elementos de sustentação principais. Existe um núcleo uma infraestrutura de concreto armado, no entanto, os demais elementos estruturais são em madeira.

Bônus – Yachthouse

Quando falamos de arranha-céus, é impossível não pensarmos no Yachthouse que está em construção em Balneário Camboriú.

Imagem virtual do arranha-céu yachthouse em Santa Catarina
Imagem de projeto do futuro edifício residencial Yachthouse em Balneário Camboriú-SC. Imagem: vistahost.com.br

O edifício que, está ainda em construção, chegou ao seu topo e concluiu a construção de 281 metros de altura, tornando-se o maior edifício residencial da América Latina. É uma maravilha da engenharia brasileira que vai tomando forma e trazendo novos patamares de projetos de engenharia ao Brasil.

Qual outro arranha-céu você acha incrível? Fala pra gente nos comentários!

Fonte: Interesting Engineering, ArchDaily, Zero Hora.

Leia também: Quão alto é possível construir um edifício?

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários