Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como projetar edifícios comerciais que promovem melhor qualidade de vida?

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 12/08/2019

Ao contrário do que muitos pensam, não é só o nosso lar que deve ser aconchegante. Na verdade, todo tipo de edificação deveria ser planejada pensando na melhoria da qualidade de vida de quem vai habitar ou trabalhar nela e isso inclui os edifícios comerciais.

Segundo Sarah Billington e James Landay, engenheiros da Universidade de Stanford, muitos edifícios contribuem para problemas como depressão, estresse, falta de motivação e mais. Todos esses fatores contribuem para o absenteísmo no trabalho, o qual e responsável por uma perda aproximada de 226 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

edifícios comerciais
Imagem: colliers-one.com

Esse problema acontece porque muitos trabalhadores ficam enclausurados em escritórios fechados, sem ar fresco, luz solar ou contato com a natureza. Muitas vezes, a única paisagem disponível é a da mesa do colega ao lado. Um estudo mostrou que a falta da natureza em escritórios pode ser responsável por uma perda de até 23 bilhões por ano.

Devido a isso, Billington e Landay coordenam um projeto de pesquisa interdisciplinar que pretende inovar a arquitetura desses edifícios. A ideia é incluir recursos como materiais naturais, plantas, iluminação que imita a luz solar e mais.

Como projetar edifícios comerciais pensando em pessoas?

Uma proposta é partir do fato de que uma conexão com a natureza reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos e melhora a saúde mental e o humor. Em hospitais, já foi mostrado que os pacientes com uma visão da natureza se recuperam mais rápido.

Assim, a estratégia é bem óbvia: trazer elementos da natureza para o ambiente. Isso pode ser proporcionado por meio de paredes modulares que permitam a passagem de ventilação natural, vidros que mudam a iluminação e/ou mostram paisagens, flores nos corredores em direção às escadas, etc. Tuido isso pode ser ampliado com o uso da tecnologia.

edifícios comerciais
Imagem: rs-aa.com

A pesquisa de Billington e Landay visa medir o bem-estar de uma pessoa em um edifício e o quanto ele muda com a alteração dos elementos do ambiente. Isso envolve não só captar a percepção das pessoas como também fazer medidas no local (ruído, iluminação, qualidade do ar, etc.).

Inicialmente, parece que o projeto trará gastos desnecessários. Porém, ele se revela um investimento valioso. Isso acontece porque, uma vez que as pessoas tendem a adoecer menos, os custos com os funcionários reduz. Ainda, um funcionário mais feliz também tem melhor rendimento e é motivado.

De modo geral, o projeto dos engenheiros mostra a tendência dos edifícios do futuro. As edificações tendem a ser não só inteligentes, cheias de tecnologias e sustentáveis, mas também voltadas para quem vai trabalhar ou morar ali. Para isso é preciso centrar o projeto no ser humano (sem esquecer da parte sustentável, claro), ou seja, criar projetos que pensem em quem ocupará o espaço, no conforto e na qualidade de vida.

Essa forma de projetar é, sem dúvida, um diferencial nos projetos que pode fazer toda a diferença no mercado competitivo. Como engenheiro(a) que visa transformar o mundo, aí está o primeiro passo.

Referências: TechXplore.

edifícios comerciais
projetar
projetar edifícios comerciais

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Veículos autônomos podem usar sombras para “ver” do outro lado das esquinas
Conheça algumas funções que vão turbinar seus conhecimentos em Excel
7 atalhos básicos do Excel para formatação de planilhas de engenharia
Volkswagen lança seu primeiro híbrido no Brasil: o Golf GTE [e nós já testamos]
Apple lança AirPods Pro: confira as novidades!
Microfibras: suas roupas podem poluir o meio ambiente e você nem sabia!
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados