O WhatsApp Pay, aplicativo de compras online, foi liberado pelo Banco Central no dia 30 de março de 2021 e se tornou mais um dos recursos de pagamentos no país.
A partir desse novo sistema, os usuários conseguem comprar produtos ou serviços pelo aplicativo WhatsApp instalado em seu celular.
Desde junho do ano passado, o Facebook, proprietário do WhatsApp, estava negociando a autorização do app com os órgãos financeiros do país. Por diversos motivos, o lançamento do recurso precisou ser adiado por diversas vezes.
Após meses, o programa pôde ser inaugurado. Agora, por meio da licença, empresas como a Visa e Mastercard poderão intermediar pagamentos através do Whatsapp Pay, oferecendo mais segurança aos clientes nos serviços oferecidos pelo próprio aplicativo.
Se você quer aprender mais sobre o WhatsApp Pay - como ele funciona, segurança, entre outros tópicos -, acompanhe o artigo a seguir!
O que é o WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay é um sistema de pagamentos lançado pelo Facebook para viabilizar compras sem a necessidade do indivíduo sair do aplicativo de mensagens para finalizar o processo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Através do aplicativo de compras online, os usuários conseguem realizar pagamentos por conta do recurso WhatsApp Pay. O bom é que funciona de maneira gratuita para qualquer conta, não importando se ela é física ou jurídica.
Por enquanto, o uso está liberado somente para smartphones Android ou iOS, não funciona em outros sistemas operacionais.
Como vai funcionar esse aplicativo de compras online?
Para ter acesso às funcionalidades do WhatsApp Pay, os interessados devem atualizar a última versão disponível do aplicativo WhatsApp.
De acordo com o Facebook, a liberação do pagamento no aplicativo de compras online WhatsApp deverá acontecer em breve. O mais importante, contudo, era a autorização do Banco Central, e esta já foi concedida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A companhia, a saber, ainda não informou a data oficial em que o sistema passará a funcionar para os usuários brasileiros.
Vale destacar que o WhatsApp divulgou que as transações entre pessoas físicas serão gratuitas. Em contrapartida, ainda não há muitas informações sobre os recebimentos de pessoas jurídicas.
WhatsApp Pay: outras informações
Abaixo listamos algumas informações divulgadas pela empresa em relação ao WhatsApp Pay até o momento. Veja:
Cadastro do pagamento no aplicativo de compras online
O Facebook divulgou que serão aceitos dentro do WhatsApp Pay cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard das instituições financeiras participantes. Até o presente momento estão autorizadas a operar:
- Banco do Brasil (Visa);
- Nubank (Mastercard);
- Sicredi (Mastercard e Visa); e
- Woop, conta digital da Sicredi (Visa).
Após preencher os dados necessários, deve-se verificar o cartão para realizar transferências de dinheiro.
Os recebimentos de pagamento acontecerão pela tela de mensagem
Em um primeiro momento, dentro do WhatsApp, o pagamento será feito através da janela de conversa com o indivíduo, para oferecer maior agilidade na função.
Para realizar esse procedimento o usuário deverá entrar no menu das mensagens e clicar no botão para compartilhar o valor com outro usuário.
Pagamentos online para pessoas jurídicas locais
O WhatsApp Pay também disponibilizará a função de pagamento em comércios físicos, no entanto, essa função só será liberada para empresas que utilizam o WhatsApp Business.
Segurança
O dono do aplicativo de compras online afirma que o WhatsApp Pay é uma ferramenta segura e para que o sistema realize as transferências de forma segura, será necessário a utilização do PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular. Ambos os procedimentos são utilizados para comprovar se a compra está acontecendo de fato pelo proprietário do smartphone.
E então, gostou de conhecer mais sobre o WhatsApp Pay? Deixe seu comentário e compartilhe com quem precisa saber disso!
Veja Também: Amazon, Alphabet e Microsoft: mais uma polêmica de uso de fotos em bancos de dados para reconhecimento facial
Fonte: TechTudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.