Engenharia 360

Entenda o que é e como funciona o Pix, para pagamentos eletrônicos

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 04/05/2021 | Atualizado em 28/01/2023 3 min
Imagem extraída de Farol da Bahia

Entenda o que é e como funciona o Pix, para pagamentos eletrônicos

por Clara Ribeiro | 04/05/2021 | Atualizado em 28/01/2023
Imagem extraída de Farol da Bahia

Como funciona o Pix? Entenda mais sobre a modalidade de pagamentos que se tornou uma febre no país!

Engenharia 360

Como funciona o Pix? Entenda mais sobre a modalidade de pagamentos que se tornou uma febre no país!

O que é e como funciona o Pix? Afinal, o Brasil inteiro está falando sobre isso, não é mesmo?

Bom, em novembro de 2020, o Banco Central lançou um novo meio de pagamentos, o Pix. Através dele, é possível a realização de transferências e pagamentos de forma instantâneas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, o Pix está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e está mudando a forma das pessoas e das instituições realizarem transações financeiras!

Se você quer saber o que é Pix, como funciona e dicas, acompanhe o artigo!

O que é Pix?

Em síntese, o Pix é um sistema de pagamento para realização de transferências de forma rápida e imediata. Além disso, pode-se transferir dinheiro para outros indivíduos.

Ademais, muitos estabelecimentos também estão trabalhando com o Pix e por isso você pode realizar o pagamento para a empresa através da ferramenta. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale destacar que, por meio do Pix, os pagamentos e transferências são concluídos em alguns segundos, em qualquer horário ou dia, até mesmo aos finais de semana. 

Dessa maneira, o Pix oferece facilidade e agilidade em transferências entre pessoas, pagamento de contas, impostos, taxas de serviços, entre outros.  

Mais ponto importante é que, para enviar ou receber um Pix, não é necessário realizar cadastros ou baixar determinados aplicativos. 

Ou seja, o Pix poderá ser utilizado através do aplicativo do seu banco - no entanto, ele deverá fornecer esse meio de pagamento, claro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pagamentos online
Imagem extraída de Imposto de Renda 2021

Como funciona o Pix?

Como dissemos antes, o Pix pode ser feito todos os dias da semana, em qualquer horário. Além disso, as transações realizadas por ele são concluídas em poucos segundos. 

Em resumo, as transações acabam acontecendo em tempo real, sem a necessidade do envolvimento de terceiros. Ou seja, o dinheiro sai de uma conta e entra na conta do novo beneficiário. Isso facilita muito a vida dos usuários e as transações de modo geral!

Vamos a um exemplo simples para entender como o Pix funciona! Bem, ele é semelhante com o modelo de transferências entre contas de um mesmo banco, realizadas de maneira imediata, a qualquer momento e gratuitamente.

Desse modo, de acordo com o Banco Central, as transferências pelo Pix podem ser feitas por:

  • Entre pessoas físicas e jurídicas - comprador e vendedor, por exemplo;
  • Para instituições governamentais, para o caso de impostos e taxas, por exemplo; e
  • Entre pessoas jurídicas.

Para utilizar o Pix é necessário que o pagador e o recebedor tenham uma conta em algum banco, instituição de pagamento ou fintech. Todavia, não é necessário ser conta corrente. 

pagamentos online
Imagem de Pxhere

Como fazer transações?

O Banco Central regulamentou as seguintes transações pelo Pix:

  • Informações através de uma "chave Pix", adicionada pelo usuário através de uma conta que ele já possui. A chave Pix pode ser o número de celular, e-mail, CPF e CNPJ. 
  • Informações através de dados bancários da pessoa física ou jurídica que irá receber o pagamento. 
  • E, por fim, através da leitura de QR codes.

O que são as chaves Pix

De acordo com o Banco Central, as "chaves Pix" são espécies de apelidos usados para identificar a sua conta. 

Por isso, são utilizados dados pessoais, como por exemplo:

  • Número do CPF;
  • Número do CNPJ;
  • Endereço de E-mail;
  • Número do telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

Em síntese, a "chave Pix" é a informação necessária para o usuário realizar a transferência ou pagamento para alguém, ao invés de informar vários dados.

A saber, a chave Pix é única e não poderá ser utilizada em mais de uma conta!

QR Codes

O usuário ou estabelecimento que receberá o valor deverá apresentar um QR Code, para posteriormente ser lido por um smartphone

De acordo com o Banco Central, cada tipo de QR Code possuirá um uso diferente; são eles:

  • Estático: Utilizado para várias transações e permite que seja definido um valor para uma mercadoria ou um valor pelo pagador. Pode ser usado para transferência entre dois indivíduos, por exemplo. 
  • Dinâmico: Utilizado para o pagamento de compras, justamente por apresentar informações diferentes em cada transação, além de permitir a inclusão de informações adicionais sobre a transação. 

E então, gostou de conhecer o que é Pix? Compartilhe com quem precisa conhecer essa nova forma de pagamento!


Fonte: Agência Brasil, G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo