Na primeira semana de maio, a UIA - União Internacional de Arquitetos -, concedeu nova honraria ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A homenagem será feita em julho, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, devido ao exemplo de "uma vida inteira dedicada a enfatizar a arquitetura como um ato público".
Aos 92 anos, o capixaba que pertenceu à geração de arquitetos modernistas será o presidente do Comitê de Honra do Congresso. O evento, aliás, também fará homenagem a outros arquitetos do mundo, entre eles Francis Keré, de Burquina Fasso e Anupama Kundoo.
A escolha de Paulo para presidir o comitê foi unânime na UIA. "O júri aprecia o status único de Mendes da Rocha como um iconoclasta ousado, cujo trabalho levou a arquitetura a novos níveis de virtuosidade técnica", "Suas obras também incorporam elementos fortes de integridade pessoal e social", diz o anúncio no site da organização.
Homenagem confirma Paulo como referência mundial
Paulo também é um dos dois brasileiros vencedores do Prêmio Pritzker, considerado o "Oscar" da Arquitetura Mundial. Além dele, apenas Oscar Niemeyer recebeu tal condecoração. Sem dúvidas, o capixaba é um dos maiores arquitetos da história brasileira e mundial!
Paulo Mendes da Rocha foi autor de obras marcantes como o Pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Osaka, no Japão; o Museu de Arte de Campinas; a Reconfiguração da Praça do Patriarca e a reforma da Pinacoteca de São Paulo, por exemplo. Além disso, teve atuação social e engajada, sendo fundador da Escola Paulista de Arquitetura em conjunto com outro arquiteto brasileiro notável, Vilanova Artigas.
Veja Também: Modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha e a nova monumentalidade
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: Casa Vogue; Arch Daily; UIA; Vitruvius.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.