Engenharia 360

Conheça a ciclovia de plástico reciclado construída no México

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/04/2021 | Atualizado em 29/10/2023 3 min
Visão superior da ciclovia

Conheça a ciclovia de plástico reciclado construída no México

por Redação 360 | 06/04/2021 | Atualizado em 29/10/2023
Visão superior da ciclovia
Engenharia 360

O Parque Nacional de Chapultepec, na Cidade do México, está sediando uma ciclovia modular feita de resíduos plásticos reciclados - por isso chamada de ciclovia de plástico reciclado. A iniciativa foi concretizada pela empresa holandesa PlasticRoad em colaboração com a Orbia, antes conhecida como Mexichem até 2019, atuante no setor químico.

Atualmente, a PlasticRoad, que já havia implementado duas ciclovias na Holanda, encontrou na parceria com a empresa mexicana uma oportunidade para expansão internacional. Esta parceria, aliada ao apoio da Secretaria de Mobilidade da Cidade do México (SEMOVI) e da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (SEDEMA), tem sido fundamental. Andres Lajous, secretário da SEMOVI, expressou seu ponto de vista sobre o projeto:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"Na Cidade do México nós apoiamos iniciativas que promovem a mobilidade urbana sustentável, que ajuda no modo como as pessoas se locomovem, e que também protege o meio ambiente. Isso tem a ver principalmente com infraestruturas recicláveis e com a eletro-mobilidade: nesse caso, a instalação de uma ciclovia infiltrativa, que melhora o atendimento ao cidadão ao reduzir a probabilidade de inundações, a necessidade de manutenção e pode dar às pessoas uma viagem mais confortável e segura." - Andres Lajous.

Construção do projeto na Cidade do México - ciclovia de plástico
Construção do projeto na Cidade do México

Veja Também:

Concreto Pigmentado: Beleza Duradoura em Diversas Aplicações

As cidades mais bem planejadas do mundo e o que podemos aprender com elas

Projeto pode crescer e frear descarte mundial de plástico

A ciclovia é composta por plástico proveniente de resíduos pós-consumo de diferentes produtos industriais. Em vez de serem incinerados ou armazenados em aterros, esses resíduos podem ser continuamente usados na manutenção e reposição da ciclovia à medida que ela se desgasta, contribuindo para a reutilização do plástico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao introduzir um novo modelo em outro continente, o Diretor Administrativo da PlasticRoad, Eric Kievit, visa testar o produto sob condições climáticas diferentes das versões anteriores.

A primeira versão da ciclovia na América Latina incorporou quase uma tonelada de lixo plástico, o equivalente a cerca de meio milhão de tampas de garrafas plásticas. Se implementado em larga escala, esse processo poderia ter um impacto significativo na redução da poluição plástica nos oceanos.

Ciclovia PlasticRoad
Ciclovia PlasticRoad

Veja Também:

Amsterdã inaugura bicicletário subaquático em resposta à crise urbana da cidade; Entenda

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sistema de drenagem é pertinente para a Cidade do México

O sistema de drenagem é particularmente relevante para a Cidade do México, onde as inundações são frequentes. As pistas de plástico do projeto oferecem capacidade, armazenamento e drenagem de água, agindo como uma "ciclovia infiltrativa", como destacado por Andres Lajous.

Sistema de drenagem da Plastic Road. Fonte: PlasticRoad

A capacidade de absorção de água pela ciclovia oferece benefícios em duas frentes: reduz o impacto dos períodos de seca na região e evita inundações decorrentes de fortes chuvas e tempestades na cidade. O projeto visa impactar positivamente em múltiplos aspectos, conforme mencionado por Marina Robles García, chefe da SEDEMA:

"A forma como nos relacionamos com a cidade requer a unificação de nossas agendas de desenvolvimento urbano, meio ambiente, mobilidade e mudança climática para lançar iniciativas locais que proporcionem múltiplos benefícios aos cidadãos. A PlasticRoad é mais um esforço que se alinha ao nosso compromisso de resgatar o Bosque de Chapultepec e de caminhar rumo a uma cidade mais sustentável." - Marina Robles García.

E quanto a você, o que acharia de ter uma ciclovia semelhante em sua cidade? Uma ideia interessante, não é mesmo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Veja Também:


Fontes: CicloVivo; Orbia; PlasticRoad.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo