A preocupação com o meio ambiente não vem de hoje, e ao passar dos anos esta preocupação vem ganhando espaço e alterando a maneira com que lidamos com o consumo, mercado de trabalho, eficiência energética e construções. Desta forma, a Engenharia Sustentável vem se inovando e tendo grandes avanços com relação à preocupação com a sustentabilidade. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
O que é Engenharia Sustentável e como ela surgiu?
A Engenharia Sustentável surgiu como uma necessidade em busca de integrar a vida moderna com a natureza, propondo projetos que reduzissem os impactos causados e que remediassem os impactos já causados no passado. Assim, o setor da construção civil teve que se remodelar, já que a procura para esses projetos vem sendo crescente.
Vale destacar que não apenas a construção civil vem aplicando a Engenharia Sustentável, mas outros setores também estão aplicando estas práticas, como indústrias, sistemas de energia e transporte.
Recomenda-se que desde o início do projeto se aplique a Engenharia Sustentável - que propõe o melhor aproveitamento do espaço, materiais e energia. Isso traz benefícios não apenas para a sociedade e meio ambiente, como também aos investidores e proprietários do empreendimento, pois a economia de insumos consegue aumentar a sua lucratividade proporcionalmente.
Tecnologias inovadoras da Engenharia Sustentável
A inovação tecnológica tem sido uma aliada importante na busca por soluções sustentáveis. Algumas das principais tecnologias sustentáveis que emergiram incluem:
1. Bioconcreto
O bioconcreto é uma tecnologia inovadora que contém bactérias em sua composição, permitindo que ele se autorregenerar e evitar patologias comuns, como fissuras. Essa inovação prolonga a durabilidade das estruturas, reduzindo a necessidade de manutenção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
2. Painéis fotovoltaicos
Os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica, representando uma solução eficaz para a geração de energia limpa e renovável. Eles são fundamentais na construção de edifícios sustentáveis e na transição para uma matriz energética mais ecológica.
3. Telha cerâmica fotovoltaica
A telha cerâmica fotovoltaica combina as telhas tradicionais com a tecnologia de painéis solares, promovendo a geração de energia enquanto mantém a estética das construções.
4. Concreto têxtil
O concreto têxtil foi outra solução para a construção civil. Com a mistura do concreto e uma rede de polímeros e fibra de carbono, este material possui maior eficiência e aplicações, muitas vezes também gerando menor consumo de concreto. Ele também é muito utilizado também para restauro de edificações.
O futuro da urbanização com prédios e cidades sustentáveis
Além das tecnologias mencionadas, o conceito de prédios e cidades sustentáveis está ganhando força. Existem certificações que avaliam o grau de sustentabilidade tanto de edifícios quanto de cidades. Para os prédios, são analisados pontos como escolha de materiais, descarte de resíduos, aproveitamento de luz natural, gestão de água e coleta seletiva.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para as cidades sustentáveis, a avaliação envolve a construção de ambientes urbanos com baixo impacto ambiental, a redução das emissões de carbono, o reaproveitamento de água da chuva, o uso de energia renovável, além de oferecer transporte coletivo de qualidade e destinação correta de resíduos sólidos.
Podemos concluir que a Engenharia Sustentável é uma parte essencial do futuro das construções e do urbanismo, oferecendo soluções eficientes que atendem às necessidades atuais sem comprometer os recursos das futuras gerações. À medida que mais setores adotam essas práticas, o impacto positivo no meio ambiente e na economia só tende a crescer.
Veja Também:
Fontes: Ungreen.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Guilherme Menezes
Engenheiro Civil; formado pela Universidade Anhembi Morumbi; atua no desenvolvimento de projetos conceituais e executivos, além da produção de conteúdo relacionado à Engenharia.