Engenharia 360

Novas regras Anatel para o 5G: como deve funcionar a tecnologia perto dos aeroportos?

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023 2 min

Novas regras Anatel para o 5G: como deve funcionar a tecnologia perto dos aeroportos?

por Redação 360 | 14/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360
Já conversamos sobre esse tema aqui, no Engenharia 360. Sim, o 5G pode ser um problema perto de aeroportos, interferindo no seu altímetro. E o Brasil precisa se preocupar com isso agora, já que na semana passada começou a ser disponibilizado esse tipo de sinal em nosso país, começando pela cidade de Brasília. Não à toa que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se uniram recentemente e aprovaram, em consulta pública, novas regras operacionais para uso da faixa de frequência entre 3.300 MHz e 3.700 MHz.
sinal 5G
Imagem reproduzida de TudoCelular

Toda a questão é: garantir que não haja interferências operacionais entre sistema 5G em banda C. Porque o uso dos nossos telefones NÃO podem, de forma alguma, ser um risco para a operação dos aviões pelo Serviço de Radionavegação Aeronáutico dos aeroportos!

Qual a decisão desses órgãos? Bom, eles tomaram uma série de decisões para salvaguardar vidas humanas. Uma delas é acrescentar um artigo com limitações de potência da transmissão do sinal de 5G em áreas próximas a determinados aeroportos, conforme especificado no Ato nº 9.064/2022. Foi considerado que, com a evolução das coisas nos próximos meses, pode ser que tudo precise ser revisto até o final do ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sinal 5G
Imagem reproduzida de TELETIME News

Mas por que tudo isso é necessário? Veja bem, nos Estados Unidos, por exemplo, a tecnologia 5G vem causando certos transtornos. No início do ano, pelo menos cinco companhias aéreas estrangeiras suspenderam temporariamente alguns voos no país até que houvesse alguma definição sobre o tema. Então, se mesmo um país que investe mais em ciência e infraestrutura está preocupado com isso, a questão é mesmo séria. Por via das dúvidas, a prevenção nunca é demais – por isso o nome é ‘prevenção’!

sinal 5G
Imagem reproduzida de Poder360

Veja Também:


Fontes: UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo