Engenharia 360

Novas regras Anatel para o 5G: como deve funcionar a tecnologia perto dos aeroportos?

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/07/2022 | Atualizado em 06/08/2022 2 min

Novas regras Anatel para o 5G: como deve funcionar a tecnologia perto dos aeroportos?

por Redação 360 | 14/07/2022 | Atualizado em 06/08/2022
Engenharia 360

Já conversamos sobre esse tema aqui, no Engenharia 360. Sim, o 5G pode ser um problema perto de aeroportos, interferindo no seu altímetro. E o Brasil precisa se preocupar com isso agora, já que na semana passada começou a ser disponibilizado esse tipo de sinal em nosso país, começando pela cidade de Brasília. Não à toa que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se uniram recentemente e aprovaram, em consulta pública, novas regras operacionais para uso da faixa de frequência entre 3.300 MHz e 3.700 MHz.
sinal 5G
Imagem reproduzida de TudoCelular

Toda a questão é: garantir que não haja interferências operacionais entre sistema 5G em banda C. Porque o uso dos nossos telefones NÃO podem, de forma alguma, ser um risco para a operação dos aviões pelo Serviço de Radionavegação Aeronáutico dos aeroportos!

Qual a decisão desses órgãos? Bom, eles tomaram uma série de decisões para salvaguardar vidas humanas. Uma delas é acrescentar um artigo com limitações de potência da transmissão do sinal de 5G em áreas próximas a determinados aeroportos, conforme especificado no Ato nº 9.064/2022. Foi considerado que, com a evolução das coisas nos próximos meses, pode ser que tudo precise ser revisto até o final do ano.

sinal 5G
Imagem reproduzida de TELETIME News

Mas por que tudo isso é necessário? Veja bem, nos Estados Unidos, por exemplo, a tecnologia 5G vem causando certos transtornos. No início do ano, pelo menos cinco companhias aéreas estrangeiras suspenderam temporariamente alguns voos no país até que houvesse alguma definição sobre o tema. Então, se mesmo um país que investe mais em ciência e infraestrutura está preocupado com isso, a questão é mesmo séria. Por via das dúvidas, a prevenção nunca é demais – por isso o nome é ‘prevenção’!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo