Já pensou em se especializar em Engenharia de Energia na Europa? É o impulso que todo currículo precisa! Por isto, trouxemos neste post, quatro opções que ainda não chegaram ao Brasil para se especializar em Engenharia de Energia.
Mestrado em Energia Renovável
Sou extremamente suspeita para falar do assunto! Sou engenheira de energia e escolhi este curso para mim com base na evolução das matrizes energéticas pelo mundo.
Encontramos cada vez mais países visando trocar a utilização de fontes não renováveis de energia, para fontes renováveis de energia. Um exemplo disto é a Alemanha, um país desenvolvido, que já tem data marcada para desligar toda as usinas nucleares. Investindo cada vez mais em energia gerada através de recursos naturais.
Por outro lado, no Brasil temos uma riqueza em recursos naturais; Fontes emissoras de gás carbônico, como usinas térmicas, são pouco utilizadas em relação ao resto do mundo. E apesar de já possuir esta riqueza em recursos, o nosso país investe bastante em produção de energia renovável. Um exemplo disto é que hoje, a Energia Eólica se tornou a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil. Perdendo apenas para as Hidroelétricas.
Onde cursar:
IST: Instituto Superior Técnico – Lisboa
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
KTH: Royal Institute of Technology – Suécia
IP Paris: Ecole Polytechnique – Paris
UPC – Universitat Politécnica de Catalunya – Barcelona
Mestrado em Energia para Cidades Inteligentes
Uma das especializações em Engenharia de Energia, que tem se falado muito sobre é em cidades inteligentes. Cidades Inteligentes fazem parte de um conceito dentro da Smart Grid, em que se une planejamento urbano a gerenciamento de energia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com o crescimento populacional, um dos desafios da engenharia é o de unir o desenvolvimento inteligente, a segurança, e a energia sustentável para resultar em melhorias para a população, para os negócios e para a cidade.
Onde cursar:
KTH: Royal Institute of Technology – Suécia
UPC – Universitat Politécnica de Catalunya – Barcelona
KU Leuven – Bélgica
Grenoble Institute Of Engineering – França
Mestrado em Armazenamento de Energia
Hoje, armazenamento de energia é um dos maiores desafios da Engenharia de Energia. Os mestrados em armazenamento de energia são focados em pesquisas sobre diversas formas de baterias, e sobre como melhorar a capacidade de armazenamento dentre as tecnologias existentes.
Assim como a capacidade de pesquisar o novo, muitos destes cursos também estimulam a capacidade de empreendedorismo dos alunos. Afinal, com o desenvolvimento de novas tecnologias, novas empresas serão criadas.
Onde cursar:
Instituto Superior Técnico – Lisboa
Aalto University – Finlândia
Tu/e Eindhoven University of Technology – Países Baixos
Mestrado em Smart Grid
Mas, espera? Em que uma especialização em Smart Grid pode ser diferente de uma especialização em cidades inteligentes? Provavelmente é o que você, engenheiro de energia, deve estar pensando. A principal diferença é que: enquanto o mestrado em cidades inteligentes foca em energia voltada ao planejamento urbano, o mestrado em Smart Grid foca no planejamento, na implementação e no gerenciamento do sistema como um todo. Além disto, o objetivo é estimular o aluno a ter novas ideias para colocar em prática as energias renováveis e tornar hábitos de consumo mais eficientes.
Onde Cursar:
KTH: Royal Institute of Technology – Suécia
UPC – Universitat Politécnica de Catalunya – Barcelona
KU Leuven – Bélgica
Tu/e Eindhoven University of Technology – Países Baixos
Leia também:
5 fatos sobre geração de energia que todo engenheiro deveria saber
5 fatos sobre transmissão de energia que todo engenheiro deveria saber
5 fatos sobre distribuição de energia que todo engenheiro deveria saber
Comentários
Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.