Geração de energia tem sido um assunto cada vez mais expansivo, e abrangente em diversas áreas. Separamos neste artigo 5 fatos que você precisa saber:
A energia pode sim ter preço negativo
Mas como assim preço negativo? Acontece que, com a instalação de energia solar residencial cada consumidor pode realizar a sua geração de energia energia, e a capacidade gerada pode ultrapassar a capacidade de consumo.
Assim, são gerados “créditos de energia” com a concessionária contratada, fazendo com que a energia tenha preço negativo.
O maior complexo de geração de energia solar pode ser no deserto
Se o deserto Sahara fosse um país, ele seria o quinto maior do mundo, um pouco maior que o Brasil, porém menor que a China. E de acordo com estimativas da NASA, esta localização recebe em média entre 2000 e 3000 kWh por ano. Sem falar com as proximidades desta localização, o Marrocos poderia exportar energia para a Europa, uma vez que o deserto se encontra a 15Km de Gibraltar na Espanha.
Agora imagina usar estes dados para geração de energia solar? É o que tem sido feito desde 2009, porém teve uma pausa no projeto devido aos altos custos.
Atualmente, este projeto voltou a ser cotado, visando questões políticas, comerciais, e sociais, incluindo o rápido desenvolvimento daquela região.
A geração de energia nuclear está em decadência mundial
A preocupação com a segurança sempre foi um assunto em pauta quando o assunto é geração de energia nuclear.
O Governo Alemão vai desativar todas as suas usinas até 2022, nos Estados Unidos 5 usinas de geração de energia já foram fechadas, e existe a previsão para se fecharem mais 4 nos próximos anos.
A razão deste fato é que novos tipos de energia renovável tem tomado o lugar da geração de energia nuclear, que além de todos os seus riscos, possui um custo alto.
Itaipu Fornece 90% da energia consumida no Paraguai
Uma das características de Itaipu é a de ser uma usina binacional. Além de 90% da energia consumida no Paraguai, Itaipu fornece 15% da energia consumida no Brasil. É a segunda maior usina do mundo, perdendo apenas para a Usina de Três Gargantas, na China.
Geração de Energia eólica tem segundo lugar em relevância nas matrizes elétricas brasileiras
De acordo com a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), este tipo de geração de energia alcançou a marca dos 15GW de capacidade instalada.
As hidrelétricas continuam sendo a principal fonte de energia no país, com 104,5 GW de capacidade instalada. Em terceiro lugar está a Energia de Biomassa, com 14,8 GW de capacidade instalada.
Referências:
ScienceAlert, CanalEnergia, Veja