Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 fatos sobre Geração de Energia que todo engenheiro deveria saber

Engenharia 360

3 min

POR Beatriz Zanut Barros 18/07/2019

Geração de energia tem sido um assunto cada vez mais expansivo, e abrangente em diversas áreas. Separamos neste artigo 5 fatos que você precisa saber:

A energia pode sim ter preço negativo

Mas como assim preço negativo? Acontece que, com a instalação de energia solar residencial cada consumidor pode realizar a sua geração de energia energia, e a capacidade gerada pode ultrapassar a capacidade de consumo.

Assim, são gerados “créditos de energia” com a concessionária contratada, fazendo com que a energia tenha preço negativo.

O maior complexo de geração de energia solar pode ser no deserto

Se o deserto Sahara fosse um país, ele seria o quinto maior do mundo, um pouco maior que o Brasil, porém menor que a China. E de acordo com estimativas da NASA, esta localização recebe em média entre 2000 e 3000 kWh por ano. Sem falar com as proximidades desta localização, o Marrocos poderia exportar energia para a Europa, uma vez que o deserto se encontra a 15Km de Gibraltar na Espanha.

Agora imagina usar estes dados para geração de energia solar? É o que tem sido feito desde 2009, porém teve uma pausa no projeto devido aos altos custos.

Atualmente, este projeto voltou a ser cotado, visando questões políticas, comerciais, e sociais, incluindo o rápido desenvolvimento daquela região.

 

A geração de energia nuclear está em decadência mundial

A preocupação com a segurança sempre foi um assunto em pauta quando o assunto é geração de energia nuclear.

O Governo Alemão vai desativar todas as suas usinas até 2022, nos Estados Unidos 5 usinas de geração de energia já foram fechadas, e existe a previsão para se fecharem mais 4 nos próximos anos.

A razão deste fato é que novos tipos de energia renovável tem tomado o lugar da geração de energia nuclear, que além de todos os seus riscos, possui um custo alto.

Itaipu Fornece 90% da energia consumida no Paraguai

Uma das características de Itaipu é a de ser uma usina binacional. Além de 90% da energia consumida no Paraguai, Itaipu fornece 15% da energia consumida no Brasil. É a segunda maior usina do mundo, perdendo apenas para a Usina de Três Gargantas, na China.

                                          

Geração de Energia eólica tem segundo lugar em relevância nas matrizes elétricas brasileiras

De acordo com a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), este tipo de geração de energia alcançou a marca dos 15GW de capacidade instalada.

As hidrelétricas continuam sendo a principal fonte de energia no país, com 104,5 GW de capacidade instalada. Em terceiro lugar está a Energia de Biomassa, com 14,8 GW de capacidade instalada.

 

 

Referências:

ScienceAlert, CanalEnergia, Veja

Geração de Energia
Geração de Energia Elétrica
Geração de Energia Eólica
Geração de Energia Fotovoltaica
geração de energia hidrelétrica
Geração de Energia Solar

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados