Engenharia 360

Especial Dia Mundial das Habilidades dos Jovens - 4 dicas para engenheiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/07/2022 3 min

Especial Dia Mundial das Habilidades dos Jovens - 4 dicas para engenheiros

por Redação 360 | 15/07/2022
Engenharia 360

A caminhada profissional é difícil, como bem sabemos. Bom é quando temos a chance de aprender com aqueles que já estão mais à frente nesse percurso de vida; pessoas mais experientes que nós, com condições de compartilhar habilidades técnicas ou projetos específicos. Lembrando que esse desejo de aprender deve ser constante se quisermos entrar e nos manter bem sucedidos dentro do mercado de trabalho.

Hoje é o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens e, pensando nisso, resolvemos trazer uma lista de dicas para ajudar justamente os jovens engenheiros a melhorarem sua vida profissional. Confira a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Aproveite seu tempo livre

engenheiros | jovens profissionais
Imagem reproduzida de Vecteezy

Se você quer que seu tempo de vida profissional seja feliz, de fato, o ideal é planejar cada passo em direção à carreira desejada desde o início – preze primeiro pelo que gostaria, depois o lucro. Inclusive, mesmo já cursando a faculdade, escolha um tema (funil) para focar a sua atenção e mergulhe fundo em todas as oportunidades de bons estágios que encontrar pela frente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ademais, todo o tempo livre deve ser transformado em produtividade – como as férias -, para desenvolver habilidades e atualizar o currículo. Se você se sentir perdido, procure um mentor que possa lhe dar orientação, apoio e incentivo. E quando você finalmente fizer escolhas a longo prazo, busque por empresas prósperas, pois assim você também prosperará.

Veja Também: 4 características que os líderes jovens têm em comum

2. Conecte-se com as pessoas

engenheiros
Imagem reproduzida de ihodl

Quando você finalmente estiver no seu primeiro emprego, busque manter relações respeitosas com as pessoas do seu ambiente de trabalho. Conversar com engenheiros mais experientes é sempre um valioso aprendizado em um campo particular. Aprenda a trabalhar em equipe, praticando suas habilidades em grupo, inclusive de comunicação. Também participe de meetups e palestras profissionais. Isso é o que o mercado chama de network, útil num momento futuro, quando precisar de boas recomendações para novas contratações.

3. Busque aprimoramento contínuo

engenheiros
Imagem reproduzida de Blog Portal Pós

Nunca pare de fazer perguntas! Continue estudando mesmo quando já estiver formado como engenheiro. Pois esse é o tipo de carreira que requer aprendizado constante e re-educação, principalmente por causa do ritmo acelerado de criação e distribuição de conhecimento. E, aliás, mantenha-se antenado em outros campos, para que esteja sempre atualizado das inovações acontecendo em outras áreas e que podem impactar a sua vida.

Veja Também: Quer ser 10 em Matemática? Confira dicas de jovens que gabaritaram o Enem

4. Construa seu portfólio

engenheiros
Imagem reproduzida de Sete Lagoas

Por fim, é interessante manter um perfil profissional atualizado no LinkedIn, como se fosse o seu currículo online. Mas aqui vai uma dica: coloque todas as suas informações cruciais sobre o seu perfil, incluindo imagens ou link para portfólios dos seus projetos – incluindo os melhores que desenvolveu na faculdade. E não esqueça de citar trabalhos voluntários e viagens de estudos. Saiba que, sim, os empregadores hoje em dia costumam valorizar esse tipo de coisa entendendo quando o requerente possui experiência de trabalho limitada!

Veja Também: Recolação no mercado de trabalho não tem limite de idade. Saiba por quê!


Fontes: Fatep Piracicaba, VDI Brasil.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo